marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Trending Topics

Vamos brincar?

Aprenda quatro brincadeiras que são similares em outras partes do mundo

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

03/12/2021

Vamos brincar?

Existem brincadeiras que são universais e, como foram passadas de geração a geração e se adaptaram ao tempo, aos hábitos e às tradições de cada lugar, ganharam nomes e regras próprias de acordo com o país ou a região.

Vale a pena conhecer ou relembrar as que são jogadas em outras partes do mundo. Se puder, conte nas redes sociais da RDez como essas brincadeiras são chamadas na sua região e converse com seus familiares e amigos sobre as que eles mais gostam.

Brincadeira da estátua

Estátua!

Os participantes dançam e, quando a música para, ficam imóveis como uma estátua. Quem se mexer sai do jogo. Na Itália, a brincadeira se chama uma, duas, três estrelas. A diferença é que, em vez de música, a criança tem que falar uma, duas, três estrelas para os participantes ficarem imóveis.

Joquempô

Joquempô

O famoso jogo pedra, papel, tesoura surgiu na China, entre os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, já era popular no Oriente e, no século 20, tinha se espalhado pelo mundo. Para brincar, basta fazer um dos gestos: mão fechada (pedra), mão aberta (papel) e mão fechada com os dedos indicador e médio abertos (tesoura). No Japão, é comum gritar “janken pon” (no Brasil, foi traduzido como joquempô) para avisar o momento que os participantes devem fazer o gesto. Vale lembrar que a tesoura fura o papel, que encobre a pedra que, por sua vez, quebra a tesoura.

Amarelinha

Amarelinha

Foi inventada pelos romanos no século 17. No Norte do Brasil, a brincadeira, que consiste em acertar a pedrinha no número e pular com um ou dois pés, é chamada de macaca, maré, sapata ou avião. No Peru, a amarelinha varia de acordo com os desenhos e desafios desenhados no chão.

Cabra-cega

Cabra cega

Nos anos 1800, o jogo era uma opção de recreação para a nobreza. Hoje, é popular na China, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Na França, a brincadeira é conhecida como colin-maillard em homenagem a um homem chamado Colin, que ficou cego numa batalha medieval. Em algumas partes do Brasil, a cabra cega é chamada de Marco Polo, gato mia ou cobra cega. Consiste em deixar uma pessoa com os olhos vendados para que ela encontre os jogadores apenas pelo som e pelo tato.

Compartilhar nas