marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
ABC do Budismo

Tsunesaburo Makiguchi

A dedicada vida do fundador da Soka Gakkai

download do ícone
ícone de compartilhamento

Divisão dos Estudantes

03/12/2021

Tsunesaburo Makiguchi

Explicando

Na edição anterior, conhecemos de forma resumida a jornada do herói buda Soka Gakkai, representada principalmente pela vida dos três mestres Soka, Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda. O que acham de embarcar nessa trilogia e conhecer os grandes feitos de cada um deles? Hoje, saberemos um pouco mais sobre a vida de Makiguchi sensei. Partiu!

Quem foi Tsunesaburo Makiguchi

Nosso primeiro presidente nasceu em 6 de junho de 1871 em Arahama, cidade de Kashiwazaki, província de Niigata, no Japão.

Após se formar professor em 1903, publicou seu primeiro livro: A Geografia da Vida Humana. Destacamos dois pontos que o motivaram a escrever:

O estado deplorável da educação japonesa na época, em especial, o ensino de geografia.

Reconhecer a importância do planeta Terra e do lugar que as pessoas atuam como fator organizador de conceitos fundamentais para a educação.

Makiguchi sensei sempre almejou a consolidação de um sistema educacional em que cada criança pudesse se desenvolver conquistando a felicidade com as próprias mãos. Por defender tal reforma, sofria constante vigilância e pressão das autoridades.

Apesar de rigoroso e exigente, era extremamente gentil e afável e demonstrava consideração especial pelas crianças que se encontravam em situação de fragilidade, com alguma deficiência ou acometidas por doença.

Tsunesaburo Makiguchi explana sobre o Budismo Nichiren durante uma reunião de palestra. ABC do Budismo, RDez, jan. 2022, ed. 241.

Tsunesaburo Makiguchi explana sobre o Budismo Nichiren durante uma reunião de palestra

Como se deu a fundação da Soka Gakkai?

Como professor, Makiguchi desenvolveu uma teoria educacional própria e foi nessa trajetória que se interessou pelo Budismo de Nichiren Daishonin.

Aos 48 anos, conheceu Josei Toda e, além de trabalharem juntos como educadores, se tornaram mestre e discípulo. Em 1928, eles se converteram ao budismo, o qual Makiguchi sensei visualizava como uma religião que se tornaria fonte de força para a criação de valor capaz de ser comprovada na sociedade.

Em 18 de novembro de 1930, ele publicou o primeiro volume da obra Sistema Pedagógico de Criação de Valor. Seu discípulo, Josei Toda, foi o editor e a entidade publicadora, a Soka Kyoiku Gakkai, predecessora da Soka Gakkai. A data é considerada o Dia da Fundação da Soka Gakkai.

Qual é o espírito da Soka Gakkai?

Desde o início, a Soka Gakkai tem o espírito de mestre e discípulo num único corpo, pois, juntos, promovem a maneira mais adequada de fazer a prática religiosa com base no Budismo Nichiren.

Enfrentando os desafios do militarismo japonês e a imposição do xintoísmo, Makiguchi sensei defendeu as pessoas comuns do povo e suas convicções e resistiu à imposição de aceitar o talismã xintoísta como objeto de adoração religioso. Com isso, foi preso e interrogado juntamente com seu discípulo, Josei Toda. Eles também foram desprovidos de todos os direitos. Porém, Tsunesaburo Makiguchi manteve-se firme em sua convicção, não abandonou a fé e viveu até o último dia na prisão bradando por justiça.

Devido à grave desnutrição e idade avançada, Makiguchi sensei faleceu misticamente no dia 18 de novembro de 1944, aos 73 anos, na prisão.

Tsunesaburo Makiguchi é um exemplo de pessoa que viveu até o fim cumprindo sua nobre missão de propagar a Lei Mística de forma digna a serviço da humanidade. Uma pessoa de grande benevolência que lutou com determinação e coragem pela felicidade de todas as pessoas e combateu o que era destrutivo ao lado apenas do seu discípulo, Josei Toda, que, ao sair da prisão, imediatamente iniciou a reconstrução da Soka Gakkai.

Na próxima RDez, conheceremos um pouco mais sobre a vida do segundo presidente, Josei Toda. Fiquem ligados!

Curiosidades sobre Tsunesaburo Makiguchi

Foi abandonado pelos pais e criado por um tio.

Formou-se em pedagogia e seguiu a carreira de educador.

Seus livros são referência em educação e estudados em universidades renomadas.

Converteu-se ao Budismo de Nichiren Daishonin em 1928, aos 57 anos.

Desenvolveu a teoria da criação de valor baseada na sua crença de que as crianças devem ser felizes enquanto estudam. Com o senso de verdadeira humanidade, Makiguchi sensei procurou despertar o enorme potencial dos estudantes.

Saiba mais

Fundamentos do Budismo Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, 2016.

Compartilhar nas