Conteúdo
Construindo um Futuro Brilhante Baseado no Juramento
Criando juntos inspiradoras histórias para as futuras gerações
ABC do Budismo
RD
Respeito à dignidade da vida
Divisão dos Estudantes
19/06/2023
Missão dos Sucessores Unidos
Operação S.V.M.E.B. - Seja você mesmo e brilhe
Fala, minha gente! Aqui é o poderoso Soundtrack.
Você pode estar pensando: “Nossa, ele se acha poderoso mesmo. Que coisa!”. Sei que pode soar estranho, mas esse é o jeito que eu me vejo: poderoso e determinado.
Cada pessoa enxerga a outra de maneira diferente, mas é como cada uma se vê que faz toda a diferença.
Qual é a desse papo? Relaxa, my friend, e bora entender.
Diversos e unidos
Neste momento, os Sucessores Unidos estão em missões solo, cada um em um canto do país se esforçando ao máximo. Mesmo não unidos fisicamente, eu nunca deixo de pensar na determinação da Namy, na força do Bodhi Man, nas belas palavras da Oli, na inteligência do Dexter, na sinceridade do Dai, na tranquilidade do Duke e no jeito de se adaptar e superar tudo com muita elegância da Tekiô.
Não esqueço também quando conheci esse pessoal. Tantos sotaques, estilos de cabelo, roupas e jeitos diferentes. Nossa diversidade é o que nos completa e nos une.
Existem muitas singularidades entre as pessoas ao redor do mundo, mas, diferentemente dos Sucessores Unidos, nem sempre essas diferenças aproximam (às vezes, acabam servindo de barreira!). Um dos motivos que impede essa conexão entre as pessoas é conhecido como preconceito.
O que é preconceito?
Segundo o dicionário, preconceito é uma opinião formada sem a devida reflexão ou exame crítico. Geralmente, é desprovida de qualquer fundamento e influencia modos de pensar e de agir que levam a atos de intolerância contra pessoas ou grupos sociais. Ou seja, a pessoa cria uma barreira antes mesmo de conhecer ou se aprofundar sobre algo ou alguém.
O preconceito pode ser observado de várias formas: em relação à cor da pele, da etnia, do gênero, da idade etc. Existe também preconceito simplesmente por alguém gostar de algo que você não gosta, seja uma fruta, um desenho ou um programa de televisão.
Como podemos combater isso? Com um sentimento positivo incrível chamado respeito.
Respeitar a dignidade da vida do outro
Respeito é um sentimento positivo de consideração pelas qualidades reais de uma pessoa ou de uma entidade. Ele também é observado em ações específicas, como falar e ouvir, e em condutas do dia a dia, como ceder lugar para um idoso no ônibus e não jogar lixo na rua.
O Budismo Nichiren preza pelo respeito à dignidade da vida. Esse é o maior tipo de respeito que pode existir, pois ultrapassa todo tipo de barreira.
Sobre isso, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, afirma:
[...] a missão primordial do budismo é possibilitar que cada um, sem exceção, floresça à plenitude de seu potencial. Entretanto, a realização do indivíduo não pode ser obtida em conflito com os demais ou à custa deles, mas somente por meio do apreço afetivo das singularidades e das diferenças [...]. (Brasil Seikyo, ed. 2.293, 26 set. 2015, p. B4)
Colocar em ação
Agora que já entendemos a teoria, precisamos colocar o respeito em prática e eliminar o preconceito. Para isso, o primeiro passo é entender que todos nós somos dignos de sermos felizes e respeitados e que o mesmo potencial que há dentro de nós existe em todos ao nosso redor. Portanto, começando pelo local onde estamos, vamos despertar para esse potencial e ajudar os outros a fazerem o mesmo. Dessa forma, contribuiremos para uma sociedade que respeita a todos sem exceção.
Um abraço do poderoso Soundtrack e até a próxima missão.
Compartilhar nas