DIY DEZ
RD
Fortaleça os laços de amizade por meio da escrita
Aprenda aqui como escrever e decorar uma carta
Redação
02/10/2023
Sabe aquele sentimento de gratidão e afeto que sentimos quando ganhamos um presente? Pois então, eles também podem ser sentidos quando recebemos uma carta de uma pessoa querida.
A função da carta não é apenas comunicar: ela fortalece vínculos, cria memórias duradouras e, como vem carregada de amor e carinho, pode transmitir emoções, pensamentos e histórias de maneira mais aprofundada do que uma mensagem enviada pelo Whatsapp ou e-mail, por exemplo.
É por isso que, nesta edição, a RDez quer te incentivar a escrever cartas para seus amigos e familiares, assim como Nichiren Daishonin fazia para seus discípulos.
Materiais:
- Papel sulfite branco ou colorido
- Caneta preta ou colorida
- Lápis de cor (opcional)
- Cola
- Régua
Início
Pegue o papel e a caneta e, no canto superior direito da folha, escreva o nome da cidade em que você está e a data (dia, mês e ano).
Meio
Agora vamos escrever! Comece a carta com uma saudação amigável. Se você conhece bem a pessoa, pode usar algo como “querido(a)” ou “amigo(a)” e o nome da pessoa. Se não a conhecer tão bem, inicie com um “olá” ou “oi”.
No corpo da carta, compartilhe coisas que aconteceram recentemente com você, lembranças especiais ou como está se sentindo. O importante é escrever com o coração, mantendo sempre a sinceridade.
Conclusão
Para finalizar sua carta, faça cumprimentos à pessoa usando expressões como “com carinho”, “com saudades” ou “um abraço”, seguido do seu nome. Se quiser, você pode adicionar um desenho.
Criando o envelope
Pegue uma folha de papel sulfite padrão (tamanho A4) e coloque-a em uma superfície plana na posição retrato (com a parte mais longa na vertical).
Dobre-a em três partes de 10 cm cada.
Com a folha aberta, leve a borda inferior até a primeira marca e passe o dedo para criar a base do envelope. Em seguida, dobre a sobra superior do papel para formar a aba e cole as laterais.
Agora que seu envelope está pronto, decore-o com desenhos ou adesivos.
Depois que colocar sua carta dentro do envelope, não esqueça de colar a aba e escrever o nome do destinatário e do remetente.
Toque personalizado
Para tornar essa experiência ainda mais interessante, você pode personalizar a carta de modo criativo. Algumas dicas:
- Usar um papel de uma cor para a carta e outra para o envelope.
- Fazer pequenos desenhos no final ou nas laterais da carta.
- Decorar a folha com adesivos.
- No envelope, fique à vontade para desenhar ou pintar. Use e abuse da imaginação.
Último passo
Para enviar sua carta pelos Correios, é necessário colocar as seguintes informações no envelope:
No lado em que vai o selo
- Nome do destinatário (quem irá receber a carta)
- Nome da rua, avenida, travessa etc. + número e complemento (se tiver)
- Nome do bairro
- Nome da cidade + sigla do estado
- Código de Endereçamento Postal (CEP)
No verso
- Nome do remetente (quem escreveu a carta)
- Endereço completo (mesmo esquema do destinatário)
Para enviar a carta, os Correios cobram uma taxa de operação que é identificada pelo selo. Verifique o valor no posto de atendimento mais próximo da sua casa.
Compartilhar nas