ABC do Budismo
RD
Unicidade de mestre e discípulo
Divisão dos Estudantes
02/10/2023
Fala, pessoal! O Soundtrack está na área.
Nesses últimos dias, refleti sobre a minha trajetória e os desafios enfrentados e percebi o quanto os ensinamentos do Mestre foram superimportantes nesses momentos.
É isso mesmo: assim como o Naruto tem o Jiraiya, o Goku tem o mestre Kami e as Tartarugas Ninja têm o mestre Splinter, o Soundtrack aqui tem o mestre Daisaku Ikeda. Ele também é o sensei dos demais integrantes dos Sucessores Ikeda e a nossa grande fonte de inspiração!
Essa relação que temos com o Mestre tem um nome: shitei funi que, em português, significa unicidade de mestre e discípulo.
Profundo significado
Quando ouvimos o termo “mestre e discípulo”, temos a impressão de que esse tipo de relacionamento é coisa das antigas, não é? Entretanto, no mundo das artes, dos esportes e das universidades, principalmente, a existência de um mentor é quase que obrigatória e se faz necessária para que o aprendiz obtenha conhecimento e técnicas para demonstrar todo o seu potencial.
Além disso, a escolha de um mestre correto influencia na direção e no desenvolvimento do indivíduo. Por isso, quando estamos falando da nossa vida, a presença do Mestre se torna ainda mais importante. Por essa razão, o budismo enfatiza a relação de mestre e discípulo. Sobre isso, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, afirma:
Tudo o que precisamos na vida é de um mestre. Somente os seres humanos podem escolher e seguir um mestre. Na busca do caminho de mestre e discípulo, podemos aprender qual é o maior tesouro para os seres humanos. (Brasil Seikyo, ed. 1.350, 13 jan. 1996, p. 3)
Dentro da Soka Gakkai, os ideais de transmitir felicidade para todas as pessoas através dos ensinamentos do Budismo de Nichiren Daishonin iniciaram com o primeiro presidente, Tsunesaburo Makiguchi, que os transmitiu para seu discípulo Josei Toda que, por sua vez, foram herdados por Daisaku Ikeda. Agora chegou a nossa vez de herdar o espírito dos três Mestres Soka e incentivar as pessoas a serem felizes também!
Conectar-se ao coração do Mestre
A unicidade de mestre e discípulo é um sentimento muito particular e profundo que precisa ser cultivado diariamente pelo discípulo por meio do espírito de procura ao Mestre. Um meio para isso é conhecer a trajetória de vida do presidente Ikeda, ler seus incentivos e suas orientações e aplicá-los no cotidiano. Outra sugestão é, quando surgir um obstáculo, você se perguntar: “O que o Mestre faria agora?”
Na Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda conta:
Inicialmente, aprendi sobre o budismo com Josei Toda. A fé não ocorreu primeiro e, sim, meu encontro com ele. A fé veio mais tarde. Estou explicando isso porque acredito que, assim como a humanidade do caráter de Josei Toda foi o elemento decisivo na minha relação com o budismo, a preocupação com o bem-estar da humanidade deveria ser o ponto de partida de tudo na sociedade. (Nova Revolução Humana, v. 22, p. 48-49)
Dito isso, gostaria de propor um desafio a vocês: listem três desafios que estão enfrentando neste momento. A próxima etapa é buscar na história de vida de Ikeda sensei alguma orientação sobre esses desafios. Podem pedir ajuda ao responsável da localidade, buscar nos impressos, na RDez ou nos livros. Tenho certeza de que haverá algo escrito especialmente para vocês. E aí, aceitam o desafio?
Um forte abraço e até a próxima!
Ilustrações: Getty Images
Compartilhar nas