Artigos
TC
Campeões Soka do incentivo
Orientação recente
01/03/2021
Ao entrarmos no mês de março, lembro-me do rugido triunfante do meu mestre, Josei Toda [em 16 de março de 1958]: “A Soka Gakkai é a monarca do mundo religioso!”. Essa foi sua poderosa declaração de que somos campeões da filosofia do respeito à dignidade da vida, iluminando o mundo com o Budismo do Sol de Nichiren Daishonin. Somos campeões do povo, dedicados a incentivar os demais com o desejo de direcioná-los à felicidade.
Nichiren Daishonin encorajou sinceramente um discípulo que travava uma batalha contra uma séria enfermidade enquanto desempenhava responsabilidades importantes na sociedade. Em uma carta, Daishonin escreveu: “O senhor deve confiar em Nichiren como sua bengala e seu pilar. Aquele que usa uma bengala não cai nos caminhos traiçoeiros das montanhas ou nas estradas acidentadas, e se outra pessoa o conduz pela mão, jamais tropeçará” (CEND, v. I, p. 472-473). Daishonin promete guiar e proteger convictamente seu discípulo tanto na vida como na morte.
Herdando o espírito de Nichiren Daishonin, mestres e discípulos Soka continuam a ir ao encontro e a oferecer incansavelmente palavras de incentivo àqueles que sofrem. Daishonin afirma que todos os seres vivos possuem a natureza de buda, mas, a menos que encontrem “bons amigos” ou autênticos praticantes budistas, eles não serão capazes de revelar esse potencial inerente (cf. WND, v. II, p. 861).
Os membros da Soka Gakkai, como tais “bons amigos”, têm compartilhado convictamente com aqueles ao seu redor a convicção de que qualquer pessoa pode atingir a condição de buda nesta existência e que não há carma que não possa ser transformado. Como resultado desse encorajamento, nossa rede de bodisatvas da terra, na qual cada pessoa irradia a brilhante luz da dignidade — um encontro que se assemelha à maravilhosa assembleia do Sutra do Lótus —, surgiu neste mundo.
Indivíduos de todo o planeta desejam conduzir a vida com verdadeiro empoderamento e resiliência, revelando por completo seu potencial e desenvolvendo a força para sobrepujar as dificuldades. O reino do incentivo criado pela família Soka está contribuindo grandemente para esse objetivo.
Toda sensei por vezes afirmava aos estimados e confiáveis membros de Tohoku: “Todas as coisas estão em constante mutação. O poder fundamental do universo que constitui a base para essas mudanças é o Nam-myoho-renge-kyo. Recitem Nam-myoho-renge-kyo com fé no Gohonzon e façam a Lei Mística inerente à vida de vocês pulsar vibrantemente. Mudem sua vida e a sociedade para melhor. Criem benefícios!”.
O dia 11 de março marcará o décimo aniversário do terremoto e tsunami de Tohoku, ocorridos em março de 2011. Nossos admiráveis membros dessa localidade se levantaram das profundezas do luto e da desolação, secaram suas lágrimas com a determinação de não serem derrotados e direcionaram tudo rumo à esperança, à renovação e à harmonia. O imensurável tesouro do coração que eles acumularam certamente se estenderá aos familiares, amigos e entes queridos falecidos. Por meio da boa sorte da prática budista, eles estão unidos eternamente como “budas tanto em vida quanto em morte” (cf. CEND, v. I, p. 477).
Nossos membros de Tohoku, que bravamente resistiram a amargos invernos de adversidades, são campeões da humanidade e irradiam a luz da felicidade. Seguindo seus passos, vamos conduzir uma primavera de renovação para o mundo, iluminando a vida das pessoas com as palavras de incentivo que possuem inclusive o poder de mudar o futuro!
Com a pulsante energia
de campeões do incentivo,
criem corajosamente
um magnífico drama
de vitórias nesta existência.
Traduzido do editorial do Dr. Daisaku Ikeda, presidente da SGI, publicado na revista Daibyakurenge, edição de março de 2021.
Compartilhar nas