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Conheça o Budismo

Ressignifique-se!

O princípio budista de "desejos mundanos são iluminação"vai muito além do óbvio - não há mal algum querer algo, mas não pode ser só isso

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16/11/2019

Ressignifique-se!

Uma explicação cuidadosa

No quarto mês do nono ano de Bun’ei (1272), Nichiren Daishonin (1222­—1282) escreveu uma carta para seu discípulo Shijo Kingo, um samurai conhecido também por sua habilidade na medicina. No escrito Desejos Mundanos São Iluminação, Daishonin compartilha a seguinte frase do Sutra do Lótus (obra que forma a base do ensinamento budista): “A sabedoria dos budas é infini­tamente profunda e imensurável” (CEND, v. I, p. 334). Nesse sentido ele faz algumas considerações que, simplificando, explicamos da seguinte forma:

  • Sabedoria corresponde à “entidade do verdadeiro aspecto de todos os fenômenos1 e dos dez fatores da vida2 que conduzem os seres ao estado de buda” (Ibidem, p. 335).
  • Essa entidade é o próprio Nam-myoho-renge-kyo — o verdadeiro aspecto de todos os fenômenos.
  • Myoho-renge-kyo corresponde ao verdadeiro aspecto inerente a todas as pessoas.
  • Revela ainda que “verdadeiro aspecto” corresponde ao próprio buda Shakyamuni, e “todos os fenômenos”, ao buda Muitos Tesouros.
  • Para completar esse raciocínio, declara que “essas duas frases também representam ainda os elementos da ‘realidade’ e da ‘sabedoria’”. E que esses dois aspectos também são conhecidos como “desejos mundanos são iluminação” e “os sofrimentos de nascimento e morte são nirvana” (Ibidem).

Reciclando o conceito de “desejos mundanos”

Alguns sutras defendiam a ideia de que as pessoas deveriam abrir mão dos desejos mundanos para conseguir purificar seus sentidos e se livrar das causas negativas cometidas, pois somente assim atingiriam a iluminação. Porém, Nichiren Daishonin revela que o princípio de “desejos mundanos são iluminação” é a essência do Sutra do Lótus. Daishonin explica que, no budismo, é por meio da recitação contínua do Nam-myoho-renge-kyo (daimoku) que fazemos surgir nosso verdadeiro aspecto de buda, que direciona positivamente todos os fenômenos do universo. Com a recitação sincera do daimoku, é possível compreender a realidade como ela é, guiando-a com a sabedoria da condição de buda. Isso deixa claro que é impossível não “dese­jar”, pois esse querer está diretamente relacionado não apenas às nossas vontades, mas também às necessidades mais fundamentais da vida humana.

Reutilizando no dia a dia

O que você faz com aquela garrafa plástica que um dia estava cheia de suco? Descarta cuidadosamente? Joga fora junto aos demais tipos de lixo? Reaproveita o recipiente? Você deve ter se perguntado “Mas o que eu vou fazer com um plástico vazio?”. A resposta para isso não sabemos, mas o que temos certeza é de que agora você tem em mãos uma grande responsabilidade, a de dar um destino ecologicamente adequado a essa garrafa, pois quando comprou o suco a garrafa veio junto. Fazendo uma relação com o princípio de “desejos mundanos são iluminação”, esses dois pontos, “desejos” e “iluminação”, são inseparáveis; ambos são uma expressão da própria vida e possuem a mesma origem, o que reforça que um não existe sem o outro.

Criando algo positivo

Com essa referência ao recipiente plástico, concluímos que ele serve como matéria-prima para muita coisa. Porém, para ressignificá-lo, é preciso ter criatividade. No caso do nosso princípio básico budista, aprendemos com a explanação do presidente Ikeda que os desejos mundanos não devem ser a finalidade da vida, mas sim um meio que nos conduza à iluminação. Sensei afirma que “Quando nos dedicamos a realizar o grande juramento pelo kosen-rufu, transformamos tudo, sem exceção, em fonte de criação de algo positivo. Este é o verdadeiro significado de ‘desejos mundanos são iluminação’” (Terceira Civilização, ed. 583, mar. 2017, p. 58).

O planeta agradece

Mudar nossos hábitos não é tarefa fácil, mas quando se fala do ambiente em que vivemos, precisamos realmente fazer um esforço um pouco maior. Daí a necessidade de destinarmos corretamente os materiais recicláveis. O mesmo ocorre quando a questão é sobre transformar a vida para uma condição mais positiva. A partir do momento em que a pessoa baseia a vida na sincera, firme e contínua prática budista, todas as orações pela concretização de seus “desejos mundanos” agem a favor da sua felicidade e da felicidade dos demais. O Nam-myoho-renge-kyo é tão poderoso que faz surgir força, positividade e criatividade necessárias para sair de qualquer situação difícil. Quando uma pessoa recita daimoku, imediatamente os “desejos mundanos” tornam-se iluminação. O que farei com uma garrafa plástica vazia? As opções são muitas, desde que faça algo que sirva para beneficiar a você mesmo, os demais e o planeta.

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