Colunista
BS
Pronto para a ação
Atitude, planejamento e visão inovadora são três importantes atributos para o empreendedor alcançar sucesso em meio a qualquer tipo de crise e fora dela também
16/11/2019
Atitude
Onde quer que você veja um negócio de sucesso, pode acreditar que ali houve um dia uma decisão corajosa. [Frase atribuída a Peter Drucker (1909—2005), escritor e consultor administrativo austríaco.]
A atitude empreendedora é o que pode salvar seu negócio e fazê-lo sobreviver. Requer autoconfiança e pressupõe que se conheça o negócio em profundidade para identificar potenciais riscos e ganhos. Também presume-se que conheça a linguagem básica dos negócios: finanças e contabilidade.
A atitude empreendedora permite que se perceba o risco e enxergue oportunidades onde outros veem ameaças.
Uma das características da atitude do empreendedor inovador é a resiliência, ou seja, a capacidade de, ao cair, levantar-se e seguir em frente.
Planejamento
Se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore, gastaria seis afiando meu machado.1 [Frase atribuída a Abraham Lincoln (1809—1865), 16o presidente dos Estados Unidos.]
O planejamento é uma importante tarefa de gestão e de administração, que tem relação direta com a busca de determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e na execução de ações para atingir o sucesso que se pretende. Posteriormente, serve também para confirmar o acerto das decisões tomadas (feedback ou retroalimentação).
Um empresário que utiliza o planejamento como ferramenta em seu trabalho demonstra interesse em prever e organizar ações e processos de impacto futuro, ampliando sua racionalidade e eficácia. Implica também usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade da empresa, tornando-a competitiva, sustentável e consistente.
Todo empreendedor precisa planejar ações e estratégias para a empresa que pretende criar ou que esteja em fase de expansão. Para isso, a ferramenta adequada chama-se “plano de negócios”, um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que quer iniciar ou deseja expandir. O plano de negócios também é utilizado para orientar os investidores sobre os riscos na hora de aplicar recursos no empreendimento.
Inovação
Imaginação é mais importante do que conhecimento.2 [Frase atribuída a Albert Einstein (1879–1955), físico teórico e matemático alemão.]
Inovação significa novidade ou renovação. Simplificando, é fazer mais com menos. Ela depende da criatividade e da invenção. Porém, para que algo seja considerado inovador, é necessário que traga retorno para quem o criou. Ou seja, é preciso que seja comercializado e apresente resultado financeiro.
Inovar não implica necessariamente criar algo novo. Isso seria uma inovação radical. Há também a inovação incremental, que consiste em adicionar funcionalidades a produtos ou serviços já existentes. Se um empresário inova de forma radical, criando algo novo, seja produto, serviço ou processo, poderá aprimorar constantemente sua inovação incrementando-
-lhe novas funcionalidades.
Muitos produtos ou serviços podem ser inovados, ao agregar-lhes novas funcionalidades, modificações no design, na composição, no material, tornando-se novos produtos ou novos serviços. Assim, inovar é fazer coisas novas, mas que tenham valor.
Ao concluir, ressalta-se que o empreendedor deva sempre buscar resolver problemas, mais que buscar oportunidades, estruturando-se a partir das ferramentas da atitude, do planejamento e da inovação. Quando consegue resolver tais questões, ele se atualiza e, dessa maneira, apropria-se de amplas oportunidades. Essa é a lógica.
Compartilhar nas