marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Conheça o Budismo

Assuma o papel principal da sua vida

Aplicar o princípio da “unicidade da vida e seu ambiente” é ser protagonista do próprio destino e transformar o mundo ao redor por meio da prática budista

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

24/01/2024

Assuma o papel principal da sua vida

Um dos princípios expostos no Budismo de Nichiren Daishonin é o da “unicidade da vida e seu ambiente” (esho-funi). Esse conceito tem importância fundamental para entendermos as relações que estabelecemos ao longo da vida em diversos contextos: família, trabalho, vizinhança, organização e, por fim, a sociedade.


Vamos entender o conceito

Para melhor compreensão desse princípio, podemos analisar a palavra esho-funi da seguinte maneira: esho é a combinação das primeiras sílabas de eho e shoho. Shoho refere-se ao sujeito, isto é, ao ser dotado de vida, por exemplo, nós, seres humanos. Eho indica o objeto que sustenta e possibilita a expressão da vida, ou seja, o ambiente do ser vivo. Funi corresponde a dois fenômenos independentes, mas inseparáveis. Assim, pelo próprio significado literal, o termo esho-funi revela que a pessoa e seu ambiente são dois fenômenos independentes, porém unos em sua existência fundamental. Em outras palavras, a pessoa e seu ambiente formam uma vida única e completa, e nenhuma pode existir separada da outra.

Esse princípio indica que a vida, em sentido amplo, não se restringe apenas aos aspectos físicos, mas se estende para o ambiente em que habita. Ou seja, um ser vivo nasce (fusão dos cincos componentes),1 cresce e se desenvolve a partir da sua relação com o mundo à sua volta, constituído pelos pais, amigos, professores etc (ambiente social). Essa interação com o mundo ao seu redor se dá em determinado ambiente, seja em casa, na escola, no trabalho ou na comunidade (ambiente natural).

Corpo e sombra

No escrito Os Presságios, Nichiren Daishonin apresenta uma analogia que ilustra esse conceito:

As dez direções são o “ambiente”, e os seres vivos são a “vida”. Para ilustrar, o ambiente é como a sombra; e a vida é como o corpo. Sem o corpo, não pode haver sombra; e sem a vida, não existe ambiente. Do mesmo modo, a vida é moldada por seu ambiente.2

Com o exemplo do corpo e da sombra, Daishonin nos mostra a maneira correta de considerarmos as diversas circunstâncias que nos cercam no dia a dia, especialmente quando queremos transformá-las. É importante conscientizarmo-nos de que a mudança das condições que nos rodeiam passa obrigato-riamente pela nossa própria transformação. Conforme o exemplo citado por Daishonin, querer transformar o ambiente sem a mudança de si próprio é tão absurdo quanto a tentativa de endireitar uma sombra sem mexer o corpo. Enfim, podemos compreender o fato inegável de que a pessoa e seu ambiente são inseparáveis. Contudo, o princípio de esho-funi não se restringe apenas a uma simples explicação da relação de unicidade entre os dois, mas vai muito além, elucidando de que forma a vida se manifesta no ambiente, conferindo-lhe características peculiares.


Você é reativo ou proativo?

ilustração unicidade da vida e seu ambiente

Quando se fala sobre como nosso ambiente nos afeta e como nós o influenciamos, em relação a esse tema, comumente ouvimos, na sociedade em geral, o termo “proatividade”, utilizado em comparação com “reatividade”.

Qualquer ser humano é reativo, ou seja, age de acordo com as circunstâncias ao seu redor. Por exemplo, se está com fome, procura comer. Se está com sono, tenta dormir, e assim por diante. Isso também é verdadeiro na busca de soluções para seus problemas, pois ele reage diante deles a fim de resolvê-los.

Por outro lado, em alguns momentos, as pessoas também lançam mão de sua proatividade, ou seja, ao prever um acontecimento ou necessidade, elas planejam e tomam as providências para que o resultado obtido seja favorável. A proatividade ainda compreende mantermos uma atitude positiva e produtiva ao lidarmos com determinada questão, executando ações apropriadas.

Analisando esses aspectos da natureza humana, podemos verificar também que, quanto mais agirmos de forma proativa, maiores serão as chances de sermos bem-sucedidos. Ao contrário, se adotarmos uma postura conformista, negligente ou desinteressada, ou se reagirmos somente depois que formos afetados por uma circunstância negativa, provavelmente será mais difícil ultrapassá-la.

O Budismo de Nichiren Daishonin é uma filosofia que procura desenvolver em cada pessoa a sabedoria que a conduz a uma vida de realizações, independentemente de ela estar passando ou não por problemas.

Contínuo desenvolvimento

As atividades da BSGI estão repletas de oportunidades que comprovam essa afirmação. Por exemplo, quantas vezes são feitas recomendações — antes mesmo de os problemas surgirem — de como a pessoa deve “cuidar da saúde para não ficar doente”, “dirigir com cuidado a fim de evitar acidentes”, “estudar com afinco visando garantir um futuro melhor”, “esforçar-se no trabalho”, “ser uma pessoa digna de confiança”, e assim por diante?

Pode-se dizer que, na verdade, budista é alguém com grande capacidade proativa e que usa a sabedoria evidenciada com a prática da fé em meio à sua realidade, comprovando que o budismo realmente se manifesta na vida diária.

Por exemplo, com relação às atividades pelo kosen-rufu na organização de base, uma atitude proativa é essencial. Como ser proativo numa reunião de palestra, numa visita familiar ou no movimento da Juventude Soka? Novamente, a proatividade está em não apenas agir para solucionar alguma questão depois que ela surgir, mas atuar para prevenir esse tipo de situação, buscando um desenvolvimento constante e bem estruturado. Mesmo quando forem necessárias providências para atender a alguma demanda, uma postura proativa com disposição e determinação faz toda a diferença. Esse comportamento aflora naturalmente quando estamos munidos de sabedoria, energia vital e boa sorte provenientes da recitação do daimoku e do estudo do budismo por meio dos incentivos de Ikeda sensei. Nosso mestre também afirma:

Em uma batalha, é necessário ser proativo. (...) O presidente Toda dizia: “Quando vencemos, a tendência é plantar as sementes da futura derrota. Ao contrário, quando perdemos, podemos criar a causa para a vitória futura”. Ele sempre nos advertia, dizendo: “Vocês devem manter a guarda, mesmo depois de uma vitória”. Quando somos vitoriosos é que devemos reconstruir a organização e solidificar nossa própria base.3

Transformar o interior para mudar o exterior

Entendendo o princípio budista de esho-funi, compreendemos que as relações que estabelecemos com as pessoas, o local em que nos encontramos e vivemos, ou seja, tudo o que se manifesta em nosso cotidiano está relacionado com nossa condição de vida. Portanto, se hoje desfrutamos um lar harmonioso ou um bom ambiente de trabalho, ou se vivemos relações conflitantes num ambiente permeado por sentimentos e atitudes negativas, somos responsáveis por isso, pois tanto a felicidade como o sofrimento estão contidos em nossa vida.

Segundo a filosofia de Nichiren Daishonin, a prática budista nos capacita a atingir o estado de buda, a mais alta condição de vida. Manifestar o estado de buda é construir uma condição interior sólida, capaz de influenciar, de forma positiva, todo o ambiente em que vivemos. Isso é enfatizado claramente por Ikeda sensei:

Uma pessoa que atinge o estado de buda é igual ao átomo que detona uma reação físsil. Sua força vital é pura e profusa e causa notáveis mudanças no âmago de outras vidas. Como a grama que começa a ressecar, mas que pode ser restaurada com uma boa chuva, ou como uma caravana é revitalizada pela água fresca ao chegar a um oásis, os indivíduos e seus ambientes podem ser infundidos do poder e da alegria de viver quando descobrem a força vital do estado de buda.4

Meio ambiente global

Ikeda sensei discorre sobre a visão budista em relação à preservação ambiental e ao futuro da vida no planeta Terra com base no princípio de “unicidade da vida e seu ambiente”.

No segundo capítulo do livro Escolha a Vida, denominado “O Meio Ambiente”, sensei dialoga com o historiador britânico Arnold J. Toynbee sobre as visões ocidental e oriental da relação do homem com o planeta e sobre soluções para as questões desencadeadas pelo desequilíbrio nessa relação.

A doença de Minamata, gerada pela poluição ambiental e que atingiu muitas pessoas em uma região do Japão na década de 1970, é um dos temas do capítulo “Revitalização”, do volume 15, do romance Nova Revolução Humana, de autoria de Ikeda sensei.

Saiba mais

Encarte Guia para a Vitória que acompanha esta edição do BS.

Princípio do Mês. In: Terceira Civilização, ed. 395, jul. 2001.

Dinâmica sobre esho-funi, leia na RDez, ed. 119, out. 2011.

Podcast: https://www.brasilseikyo.com.br/podcast/programa/3/episodio/unicidade-da-vida-e-seu-ambiente/144 

Fontes:

Brasil Seikyo, ed. 1.635, 12 jan. 2002, p. A3.

Brasil Seikyo, eds. 1.624 a 1.627, 20 out. a 10 nov. de 2001.

Notas:

1. Os “cinco componentes da vida” (go’on seken): Em resumo, cada pessoa é uma integração temporária da forma, percepção, concepção, vontade e consciência. De maneira mais ilustrativa, podemos dizer que cada pessoa possui, antes de tudo, uma forma, que é o corpo; percebe as coisas que acontecem ao redor, por exemplo, ouve uma música e a registra na mente; constitui, então, uma ideia (concepção) sobre o que percebeu, considerando a música alegre ou triste; em seguida, manifesta o desejo de responder à ideia que formou, como dançando, cantando ou chorando, a partir da impressão que teve da música; e, por fim, adquiri uma consciência sobre a interação com o ambiente externo, como o impacto que a música teve sobre as emoções.
2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 673, 2020.
3. Brasil Seikyo, ed. 1.635, 12 jan. 2002, p. A3.
4. IKEDA, Daisaku. Vida — Um Enigma, uma Joia Preciosa. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, p. 177-178.
5. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 4, 2020.

Ilustrações: GETTY IMAGES

Fotos: BS

Compartilhar nas