marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Para mudar algo, basta decidir e avançar

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

24/01/2024

Para mudar algo, basta decidir e avançar

O jornal Brasil Seikyo, desde o início do ano, está atento aos preparativos para o grande evento de maio. Será a auspiciosa Convenção Comemorativa da Juventude Soka da BSGI, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, SP, local em que Ikeda sensei esteve há quarenta anos, em 1984. Uma imensa repercussão e expectativa em várias localidades do Brasil já despontam.

Será o ápice do movimento dos 100 mil jovens humanistas na forma de um resultado perceptível, porém a causa da mudança já ocorreu no coração de cada um dos envolvidos. Esse pulsar das vidas aspirando à transformação revela um princípio budista que pode ser observado na frase “Se mudar sua condição de vida, o ambiente ou as circunstâncias também mudarão naturalmente”.1 Trata-se da “unicidade da vida e seu ambiente” (esho-funi). A energia dos 100 mil humanistas com certeza provocará a mudança positiva na sociedade brasileira. Nesta edição, você acompanha o movimento da Juventude Soka do Brasil, na p. 14, e encontrará uma matéria sobre esho-funi nas p. 16 e 17.

Misticamente, tudo ganhará ainda mais força em fevereiro, mês de nascimento de Nichiren Daishonin, Buda dos Últimos Dias da Lei, e de Josei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai. Místico, pois, foi para presentear o mês de aniversário do seu mestre, que Ikeda sensei se lançou ao movimento de propagação do budismo no Distrito Kamata, em 1952, marco histórico de da luta da organização pela felicidade das pessoas. Nas p. 10 e 11, você encontrará mais desse conteúdo.

As matérias deste BS convidam você, leitor, a se inspirar com o caloroso coração de Nichiren Daishonin, de Josei Toda e de Daisaku Ikeda, que promoveram ações em prol das pessoas e se dedicaram continuamente ao desenvolvimento dos jovens.

Na série que estreia nesta edição, “Brilho das Quatro Estações”,2 é registrado esse sentimento de Ikeda sensei:

Um extenso e ilimitado

céu azul da esperança se estende

no coração de um jovem,

e nesse coração arde

um incandescente sol da paixão.

Nele se encontra a fonte de onde jorra

a coragem e emana a criatividade infinita.

Os jovens são os protagonistas da nova era.

Quais são suas aspirações?

Com que seriedade eles estão

se dedicando aos estudos,

atuando com determinação

e lapidando a si mesmos? —

todo o futuro depende disso.


Ótima leitura!

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Alvorecer. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 45, 2021.
2. Brasil Seikyo, ed. 2.651, 27 jan. 2024, p. 3.

Compartilhar nas