marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Orgulho e responsabilidade

Nos quinze anos de fundação do CFIB, coralistas renovam compromisso de expandir os sons da paz

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

24/01/2024

Orgulho e responsabilidade

No dia 13 de janeiro, foi celebrado o 15º aniversário de fundação do Coral Filarmônico Ikeda do Brasil (CFIB), nas dependências do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda (CCDI), em São Paulo. Envoltas por um ambiente de alegria e de gratidão, 130 pessoas, entre membros atuais, veteranos do grupo, familiares e convidados, reviveram a história do coral. Destaque especial foi dado ao momento em que receberam essa denominação dedicada por Ikeda sensei, em 8 de janeiro de 2009. Naquele ano, o coral já contava com oitenta membros e, por sugestão de Hiromasa Ikeda, vice-presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Ikeda sensei se tornaria o 81º membro do coral, misticamente sendo o ano em que ele completara 81 primaveras.

Para os integrantes do Coral Filarmônico Ikeda do Brasil, ter como designação o nome do Mestre, que encerrou sua existência em novembro último serenamente aos 95 anos, é motivo de orgulho e grande responsabilidade. A coordenadora do Coral, Sueli Midori Seino, visualizando os próximos cinco anos — até 2029, véspera do centenário da Soka Gakkai em 2030 —, compartilhou o objetivo de “Expandir a atuação e levar os sons maravilhosos dos bodisatvas Myo-on e o humanismo Ikeda para todos as partes do mundo!”, bem como incentivar o movimento do coral nas organizações de base com o apoio na formação e pelos workshops.

Miguel Shiratori, presidente da BSGI, em suas palavras, destacou ser o Coral Filarmônico Ikeda do Brasil o último grupo fundado pelo Mestre no país, fato este de muita responsabilidade. Ele orientou sobre a importância da prática da fé e da forte oração para transmitir a alegria da Lei para todos os cantos do mundo. Destacou também o tesouro inestimável que possuímos por fazer parte da última geração que viveu na mesma época que Ikeda sensei.

A programação da atividade incluiu o relato da Danielle Kuniyoshi, secretária do grupo, emocionando a todos por sua superação. Nos bastidores, ornamentação e outros atrativos organizados pelos membros criaram uma alegre atmosfera. Com renovada disposição, os componentes do CFIB iniciaram o ano oferecendo também um momento de interação com membros e convidados mediante ensaio aberto realizado no último dia 21 no Auditório Monarca do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, em São Paulo.

No topo: Bastidores da alegria e descontração envolvem participantes do evento comemorativo do CFIB

 

Foto: Colaboração local

Compartilhar nas