marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Reunião de palestra

Prática da fé para alcançar a vitória absoluta - Parte 5 de 5

Este texto pode ser usado como complemento da explanação da matéria a ser estudada na reunião de palestra do mês de janeiro

download do ícone
ícone de compartilhamento

14/01/2020

Prática da fé para alcançar a vitória absoluta - Parte 5 de 5

Vamos entender

Nichiren Daishonin já dizia: “O budismo se preocupa primordialmente com vitória ou derrota” (CEND, v. II, p. 95). Continuaremos nosso estudo sobre as Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai com a quinta e última diretriz: “Prática da fé para alcançar a vitória absoluta”.

Então, partiu estudar!

Cinco diretrizes eternas da Soka Gakkai

1. Prática da fé para criar a harmonia familiar.

2. Prática da fé para conquistar a felicidade.

3. Prática da fé para vencer as dificuldades.

4. Prática da fé para manter a boa saúde e obter longevidade.

5. Prática da fé para alcançar a vitória absoluta.

Cenário histórico

Como vimos em edições anteriores, o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, escreveu as três primeiras diretrizes que foram lançadas em dezembro de 1957.

Em sua explanação, o presidente Ikeda compartilha que, em unicidade com o seu mestre, em 2005, acrescentou mais duas às três diretrizes eternas originais da Soka Gakkai, sendo a quinta: “Prática da fé para alcançar a vitória absoluta”. Ela foi motivada pelo desejo de Toda sensei de que todos os membros da Soka Gakkai fossem felizes e vitoriosos.

Assim como Ikeda sensei estava em sintonia com seu mestre quando estabeleceu as duas últimas diretrizes, aprenderemos que a unicidade de mestre e discípulo é o ponto essencial para conquistarmos a vitória absoluta em nossa vida.

Como Aqueles que Inicialmente Aspiram ao Caminho Podem Atingir o Estado de Buda por meio do Sutra do Lótus

“Para que as orações sejam eficazes e os desastres desapareçam da nação, três elementos são requeridos: um bom mestre, um bom praticante e um bom ensinamento.” (CEND, v. II, p. 143)

Professor, aluno e conteúdo

O trecho do Gosho que estudaremos neste mês se encontra na carta intitulada Como Aqueles que Inicialmente Aspiram ao Caminho Podem Atingir o Estado de Buda, que Daishonin escreveu a uma discípula. Nela, Nichiren Daishonin apresenta três requisitos importantes para vencermos em tudo — um bom mestre, um bom praticante e um bom ensinamento.

Um bom mestre é alguém que se esforça na prática da fé e, também, encoraja e conduz outros a ela. Além disso, um bom praticante é aquele, que como seu mestre, se esforça na prática da fé; e um bom ensinamento é o Sutra do Lótus.

Na escola, possuímos três requisitos importantes para nosso aprendizado: o professor, os alunos e as matérias estudadas nas aulas. Compreendemos sobre o mundo em que vivemos e adquirimos conhecimento de diferentes formas, por exemplo, lendo o conteúdo dos livros e das apostilas, fazendo exercícios, assistindo vídeos e ouvindo as aulas do nosso professor. Também aprendemos muito numa conversa com nossos amigos. Todos esses itens são importantes e, quando juntamos aqueles três requisitos com o nosso esforço, o aprendizado se torna completo. Ou seja, absoluto! 

Unicidade de mestre e discípulo

Falando em absoluto, Ikeda sensei afirma: “Se possuirmos o mesmo compromisso, de unicidade de mestre e discípulo, podemos ultrapassar todas as adversidades e consolidar a vitória absoluta em tudo”. 

Temos a imensa boa sorte de, além de Estudantes, sermos alunos do presidente Ikeda que nos ensina sobre a vida e como podemos vencer em tudo o que fazemos, por meio da prática da fé. O que importa é o quanto nos esforçamos, aprendemos e correspondemos ao Ikeda sensei. Tudo se baseia na relação de mestre e discípulo e essa relação constitui o fator fundamental para alcançar a vitória absoluta.

Gosho é ação!

Como alunos dedicados, que tal conhecermos mais sobre o nosso mestre, lendo seus livros e aplicando o que ele ensina em nossa vida?! Dessa forma, como Sucessores Ikeda 2030, com certeza alcançaremos a vitória absoluta!

Glossário

Gosho

O termo em japonês go é um prefixo honorífico, e sho significa “escrito”. Gosho é a denominação do conjunto dos escritos de Nichiren Daishonin enviado a seus discípulos. É essencial no budismo ler, estudar e compreender com a própria vida cada escrito de Nichiren Daishonin.

Compartilhar nas