Trending Topics
RD
Menos é mais
14/01/2020
O minimalismo é um movimento que vem crescendo e se popularizando e pode ser aplicado praticamente em todos os aspectos da vida. Você pode adaptar esse conceito para aquilo que faz sentido para sua realidade. Veja algumas dicas bacanas que separamos
Minimalismo
No início, o termo estava relacionado às manifestações artísticas e culturais do século 20. Com o passar do tempo, o conceito foi incorporado a outras áreas e virou um estilo de vida. Explicando de maneira bem ampla, incentiva o desapego daquilo que não é necessário e identifica o que é essencial na sua vida.
Mais espaço
Questione o que agrega valor na sua vida: roupas, fotos, livros, pelúcias e brinquedos... Quando você os toca, olha, usa ou vê, sente algo bom? Alegria, nostalgia, felicidade,...? Então, ok. Caso contrário, talvez seja a hora de considerar se desfazer ou doar para quem possa fazer bom uso.
Quando se libera espaço, seja na estante, no armário ou na vida, ele fica disponível para ser preenchido com outras coisas. É como as fotos no celular: é comum tirarmos muitas aleatórias, com a mesma pose ou só para zoar. Congelamos esses momentos no tempo, mas isso consome a memória do aparelho. Para abrir espaço para novas lembranças, é preciso se desfazer daquelas que não fazem mais tanto sentido. Quem nunca precisou apagar e se deu conta da quantidade de imagens irrelevantes?
Mais leve
Abra a mochila e pense “Eu preciso mesmo carregar tantas canetas?”. Antes de ir à escola, separe apenas os livros e cadernos de matérias que serão usados no dia. Descarte canetas cujas cargas de tinta acabaram e outros objetos que não serão utilizados. Além de desnecessário, o peso excessivo da mochila pode causar danos à coluna (veja mais abaixo).
Observe também se o tamanho da mochila é adequado para você, pois quanto maior e com mais bolsos, a tendência é carregarmos mais coisas. Caso tenha refletido sobre o que carrega e, ainda assim, ela continua pesada, considere outras opções ou modelos, como os de rodinhas, por exemplo.
Mochila: o peso pesado
O excesso de peso todos os dias pode causar problemas de saúde como dores na coluna e problemas de postura. Em alguns estados brasileiros existem leis que permitem que a mochila pese apenas 5% do peso da criança menor de 10 anos e 10% do peso dos alunos mais velhos. Veja acima alguns exemplos:
Idade: acima de 10 anos
Peso da pessoa: 50 kg
Peso da mochila: 5 kg (= 10% dos 50 kg)
Idade: menor ou igual a 10 anos
Peso da criança: 35 kg
Peso da mochila: 1,75 kg (= 5% dos 35 kg)
Mais cuidado
Não é apenas sobre não consumir e sim sobre dar valor àquilo que se tem. Dê a devida atenção ao que ficou, para que possa desfrutá-lo por um longo período.
Em uma entrevista à Gazeta do Povo, o escritor e adepto do estilo minimalista Fumio Sasaki diz: “Mesmo que alguém tenha 10 mil coisas, se essa pessoa realmente sente que cada uma é necessária, então eu acho que você pode chamá-la de minimalista. [...]. O importante é fazer suas próprias escolhas sobre seu estilo de vida e o que você precisa”.1 Então, independentemente das suas escolhas, exerça o ato de zelar.
Compartilhar nas