RDez Kids
RD
Diálogos do Planeta Brilhante
Texto extraído e adaptado da série de ensaios do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, à Divisão dos Estudantes Futuro publicado no jornal Kibou, em fevereiro de 2018
14/01/2020
Um mês se passou desde o começo do ano de 2018. Assim como nosso planeta brilhante continua a se mover em torno do Sol, desejo que todos vocês, da DE-Futuro, estejam avançando em sua vida cheios de energia. Até mesmo se a lista de objetivos de Ano-Novo durou apenas por alguns dias, o mais importante é continuar tentando. Se desafiarem algo, nem que seja por três dias, alcançarão três dias válidos para o crescimento de vocês. Se repetirem a mesma fórmula por dez vezes, adicionarão quase um mês de progresso!
Se não conseguirem na primeira tentativa, apenas continuem tentando, dia após dia, dizendo para si mesmos: “Amanhã é um novo dia!”. Continuem nesse ritmo com renovada decisão e um espírito incandescente e invencível. Por favor, sejam ousados e tenham pensamentos positivos. Saibam que estarei orando por vocês também.
Muitos países, incluindo China, Singapura e Vietnã, celebram o Ano-Novo em fevereiro. Esse evento tão importante é chamado “Ano-Novo Chinês” e ocorre entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. Todos os anos há mudança na data de comemoração. Neste ano [2018], será em 16 de fevereiro, dia do nascimento de Nichiren Daishonin.
Há algum tempo, também celebrei o Ano-Novo Chinês com meus queridos membros da Soka Gakkai em Hong Kong. Desenhos de crianças segurando grandes peixes-dourados e carpas (simbolizando boa sorte) adornavam as ruas; e banners nas cores vermelho e dourado com mensagens de felicidade e de boa sorte podiam ser encontrados em diversas partes. Enquanto todos davam as boas-vindas ao ano que iniciava, houve queima de fogos e dança dos leões.
Hong Kong é um destino turístico atrativo, além de um centro internacional. As origens do seu crescimento podem ser referidas ao desenvolvimento do comércio ao redor do Porto Victoria (Victoria Harbour): um dos maiores e mais movimentados do mundo; embarcações de várias formas e tamanhos passam por ele diariamente.
Durante minhas visitas, costumava observar o porto junto com meus amigos em Hong Kong e aproveitava para tirar fotos da vista. Os navios se movendo na água sempre pareciam estar engajados numa conversa vívida com as construções em volta do porto.
Conto brilhante
Os irmãos Faísca e Esperança
— Vrooommm, vrooommm!
Lá está Faísca, o barco mais rápido do Oriente, correndo um pouco mais à frente, cortando a água.
Sua irmã, Esperança, grita para que ele possa ouvir:
— Espere por mim!
Olhando para trás, Faísca se dá conta de que sua irmã ainda está no píer.
— O que foi? Vamos! Vamos depressa!
Quase chorando, ela diz:
— É a primeira vez que saio daqui, estou com medo! Será que vou conseguir alcançar o ponto de chegada em segurança?
Uma voz ressoa de uma das construções localizadas ao longo do porto:
— Não se preocupe! Como é a sua primeira vez, vá no seu tempo e chegará em segurança. E quando voltar, estará cheia de autoconfiança!
— Também tive medo quando fui para o mar pela primeira vez. Mas os edifícios daqui me animaram e dei o meu melhor! — diz o irmão.
Preocupada, Esperança respondeu:
— Mas e se me deparar com rajadas de ventopelo caminho?
Um prédio que geralmente fica calado, afirma:
— Vai dar tudo certo! No começo, estava com medo de crescer muito alto rumo ao céu, mas o incentivo daqueles ao meu redor me ajudou a encontrar coragem e continuar avançando!
Ela diz em tom de surpresa:
— De verdade?
O prédio responde:
— Claro, você não tem nada com que se preocupar! Como consigo ver até o horizonte, estarei cuidando de você daqui de cima. Então, vá em frente e dê um zarpar corajoso!
— Já sei! — diz a construção, como se uma ideia tivesse surgido de repente em sua mente:
— O que acha de ficar um pouco à frente agora? Se estiver com medo, pode sempre retornar para cá.
Sentindo-se mais tranquila, ela declara:
— Bom, nesse caso talvez eu possa tentar…
Então o prédio responde:
— Esse é o espírito! O mais importante é dar o primeiro passo. Nada mudará se permanecer imóvel! Contudo, assim que der o primeiro passo as coisas entrarão no eixo e depois poderá dar o segundo e terceiro passos sucessivamente. O primeiro passo é a chave de tudo!
Esperança diz:
— Obrigada pessoal! Serei forte!
Em seguida, deu partida nos motores cautelosamente... Vrooom, vroom, vroom!
— Obrigada, Sra. Construção! Obrigada, Sr. Prédio! E lá vamos nós! Siga-me, Esperança! — diz Faísca.
Logo após, ele dá partida nos motores e segue adiante, deixando um rastro na água que brilhava sob a luz do sol.
A irmã também parte atrás dele. Vroom, vrooom!
O Prédio, vendo os irmãos correndo, exclama:
— Uau! Olha só onde eles já estão!
— Mas é claro! — diz a Sra. Construção — Eles podem não saber ainda, mas ambos possuem motores top de linha. Se quiserem, podem cruzar o oceano inteiro, com toda a sua grandeza, e ir atrás do que seu coração deseja, carregando pessoas e mercadorias, esperanças e sonhos.
Piiiiiiiiuí! Piiiiiiiuí! Piiiiiiiuí! O som alegre dos apitos dos irmãos Faísca e Esperança ecoam à distância enquanto traçam seus caminhos.
Cenário histórico
Hong Kong é um território autônomo localizado ao sudeste da China e já foi colônia da Inglaterra. Porém, foi anexado novamente ao país em 1º de julho de 1997 e continua prosperando como um “porto da esperança”.
O presidente Ikeda visitou a cidade pela primeira vez em 28 de janeiro de 1961, onde fundou um distrito — o primeiro entre os vizinhos sino-japoneses. Durante esse período, ele disse aos membros: “Se concentrarem suas energias e trabalharem em conjunto, estarão aptos a trazer à tona uma enorme força”. E continuou: “Um grupo de pessoas firmemente unidas pode convocar um poder muitas vezes maior que o de um único indivíduo”. Até a presente data, Ikeda sensei visitou Hong Kong em vinte ocasiões para conhecer e encorajar os membros locais, além de manter diálogos sobre o futuro com líderes de vários segmentos da sociedade.
Em 1992, foi inaugurada a Escola Soka de Educação Infantil, a primeira com o sistema Soka fora do Japão. Além do cantonês, os alunos também aprendem mandarim e inglês. A escola foi nomeada como “Escola de Educação Infantil Excepcional” em 2006 pelo governo local.
Naveguem com coragem nos mares do desafio
Para as embarcações, o porto é o local seguro em que podem iniciar sua viagem e onde podem retornar e descansar antes de partir rumo ao mar novamente.
Vocês também possuem esse porto — seus pais e os amigos da sua localidade! A qualquer momento ou lugar, a família Soka estará presente, cuidando carinhosamente de vocês, preparada para ampliar esse apoio. Vocês possuem muitos companheiros e aliados em todos os lugares.
Sabendo disso, espero que assumam corajosamente novos desafios, sem medo de errar. Afinal, não existe fracasso. O verdadeiro fracasso é ter medo de tentar. Mesmo que as coisas não ocorram da maneira que desejaram, vocês já são vencedores, pois tentaram! Enquanto continuarem tentando sem desistir, serão vitoriosos infalivelmente.
Quando se sentirem ansiosos ou preocupados com algo ou estiverem se sentindo para baixo, quero que tentem falar com seus pais ou com os membros da Soka Gakkai.
Todo dia é um novo dia, uma viagem cheia de novas descobertas e vocês, meus jovens amigos, são capitães de um navio, velejando através do vasto oceano, rumo à paz mundial.
O futuro de vocês é brilhante como um juramento. Quando estiverem correndo contra ventos ferozes, por favor, avancem ainda com mais coragem, dizendo a si mesmos: “Não serei derrotado(a) por nada!”.
E continuem avançando alegremente. Lembrem- -se, vocês possuem o melhor motor possível para conduzi-los sempre em frente: a recitação do Nam-myoho-renge-kyo.
Hoje, mais uma vez, abastecidos com daimoku, vamos embarcar em uma nova viagem partindo do porto da esperança!
Compartilhar nas