Giro pelo Brasil
RD
Conheça mais sobre Uberaba
Descubra as curiosidades, fatos e experiências de quem vive por lá
16/01/2020
Relato de quem vive por lá
Perfil
Frederico Sousa Hirose
36 anos
É responsável pela DE da Sub. Triângulo Mineiro
Organização: RM Uberaba, Sub. Triângulo Mineiro, CGRE
Nasceu numa família de praticantes budistas (fukushi)
Recomenda aos visitantes: “Visitem o Museu do Dinossauro, em Peirópolis”
Cultivando os Sucessores Ikeda 2030
Minha cidade é conhecida como “Sete Colinas”, pois seu centro está localizado no vale e os bairros, no alto das sete colinas. Além disso, é conhecida como a Terra do Zebu (raça bovina Nelore), onde há o maior parque de exposições do mundo que promove leilões milionários, shows, festas, feiras, exibições, restaurantes e possui uma área verde muito bonita!
Temos um bairro rural a 20 quilômetros de distância, Peirópolis, que possui um museu arqueológico fantástico! Nele, há um grande acervo de fósseis de dinossauros do grupo dos titanossauros (foto no quadro ao lado).
Como é a atuação da DE na localidade?
É muito bacana. Além de todo o apoio das demais divisões, contamos com vários jovens que se dedicam a promover reuniões bem elaboradas e chamativas para os “pequenos”, com várias atividades ao ar livre, inclusive no Museu do Zebu, que é aberto ao público. As crianças adoram ir lá, pois há um parquinho para elas brincarem.
Nossos Estudantes estão se desenvolvendo seguindo o humanismo de Ikeda sensei, sendo sucessores que, com toda a certeza, vencerão na sociedade e na organização, tornando-se dignos discípulos do Mestre.
Um pouco de história
Uberaba tem sua origem na ocupação do Triângulo Mineiro, que ficou sob a jurisdição de Goiás até 1816. Em 2 de março de 1820, o rei D. João VI decretou a elevação de Uberaba à condição de Freguesia. Por essa data ter sido tão expressiva, o município a instituiu oficialmente como o dia em que se comemora o aniversário de Uberaba. Ou seja, neste ano [2020], Uberaba completará dois séculos!
O Decreto Real significou a emancipação e gerência própria em assuntos de ordem civil, militar e religiosa. A cidade foi crescendo e, com o tempo, reuniram‑se agricultores, pecuaristas, etc. Hoje, Uberaba representa um centro comercial dinâmico, com uma agricultura produtiva, um parque industrial diversificado e uma planejada estrutura urbana.
Saiba mais: www.uberaba.mg.gov.br
A cidade na mídia
Casa de chocolate entra para o Livro dos Recordes
Com 15 metros quadrados e 2,4 metros de altura, a casa de dois cômodos erguida em 180 horas por 25 trabalhadores em Uberaba recebeu o certificado de maior escultura de chocolate do mundo do Guinness World Records. Esculturas em tamanho real de Chico Xavier, Ana Maria Braga e de seu papagaio, Louro José, preenchem o interior dos cômodos. Com 10.488 quilos de chocolate, a casa ultrapassou em 301 quilos o recorde anterior, que pertencia à China desde 2015.
Mercado Municipal de Uberaba
Criado em 1882, o mercado municipal passou por alguns endereços temporários até que, em 2 de agosto de 1924, foi inaugurada sua sede definitiva. Uma construção na forma de um octógono, com área total de 1.400 m², onde são comercializados diversos produtos como carnes, queijos, doces, hortaliças e artigos de pesca, além de bares e produtos artesanais.
Bandeira
A versão atual, de 2001, apresenta o brasão em fundo branco. Uma faixa de prata no início do escudo simboliza o rio de águas brilhantes. Embaixo, uma faixa branca com a descrição em latim que significa “Incansável na defesa do Brasil”.
Origem
O nome da cidade vem do tupi‑guarani e significa “águas claras, límpidas e brilhantes”.
Pessoas
Com mais de 333 mil habitantes, Uberaba é a 8a cidade mais populosa do estado de Minas Gerais.
Gentílico
Quem nasce em Uberaba é uberabense.
Comida típica
Como Uberaba está no “coração” do estado de Minas Gerais, a culinária mineira é o forte da cidade.
Eventos
Em outubro, a Axé Uberaba, um dos maiores festivais musicais do gênero e a Copa Inter Atléticas (CIA), que reúne equipes universitárias para disputas esportivas.
Nasceram aqui
Zeca Camargo - Apresentador
Fernando Vanucci - Jornalista esportivo
Rafael Mineiro - Jogador de basquete
Camila Santanioni Marques - Atriz
Compartilhar nas