marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Trending Topics

Inteligências múltiplas

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/10/2020

Inteligências múltiplas

Howard Gardner, professor americano da Universidade Harvard, apresenta oito tipos de inteligência que se aplicam em diversas áreas. Possuímos todas elas em diferentes níveis, mas, em geral, dominamos até duas. A teoria diz que as habilidades podem ser genéticas, porém estímulos e experiências também influenciam o desenvolvimento das competências. Que tal conhecer um pouco mais sobre essa teoria e aprender a identificar a(s) sua(s)?

Lógico-matemática

É a que calcula, resolve equações, detecta padrões, busca soluções baseada na razão; o pensamento é lógico e resolve problemas abstratos. Foi a principal inteligência utilizada por muito tempo para medir o quociente de inteligência (QI) de uma pessoa. 

Para praticar: deve-se fazer cálculos matemáticos, jogar cartas, xadrez, videogame, montar quebra-cabeça.

Áreas relacionadas: economia, ciências, computação, direito, engenharia, matemática, medicina.

Linguística

É a que interpreta ideias e informações, e se refere a formas de expressão oral, escrita e gestual. Desenvolve produtos de linguagem, como discursos e livros. Os que se destacam nessa inteligência costumam ser ótimos comunicadores e oradores, além de aprenderem idiomas com certa facilidade. 

Para praticar: ler, escrever, apresentar discursos, contar histórias, fazer palavras cruzadas.

Áreas relacionadas: idiomas, política, educação, jornalismo, literatura.

Corporal-cinestésica

É a capacidade de manipular objetos, usar habilidades físicas, controlar o equilíbrio, a coordenação e a expressão corporal. Utiliza-se dela e de seus movimentos como ferramenta para solucionar problemas, criar produtos e expressar emoções. 

Para praticar: participar de atividades esportivas, praticar ioga, dançar, fazer teatro, mímica, malabarismo. 

Áreas relacionadas: coreografia, dança, artes dramáticas, educação física, esportes. 

Interpessoal

Capacidade que reflete a empatia. Quem a possui fortalecida, reconhece e trabalha os desejos e humores dos outros com eficácia, entende intenções, motivações e facilita o relacionamento com as pessoas. Provavelmente mais desenvolvida naquele que sabe consolar amigos e familiares em tempos difíceis. 

Para praticar: negociar, mediar, vender, conversar, trabalhar como voluntário, praticar esportes em grupo.

Áreas relacionadas: recursos humanos, marketing, psicologia, relações públicas.

Intrapessoal

Refere-se ao autoconhecimento e em reconhecer a si mesmo. Com essa inteligência, consegue-se acessar os próprios sentimentos, motivações e desejos e refletir sobre eles, e ainda transforma hábitos inconscientes em atitudes conscientes e controla vícios. São as pessoas que atuam com maior autonomia.

Para praticar: autorreflexão, escrever um diário, meditar, planejar objetivos.

Áreas relacionadas: filosofia, literatura, psicologia, teologia.

Naturalista

Capacitação e habilidade que retrata forte ligação com a natureza. A pessoa tem sensibilidade para compreender a importância da fauna, da flora e da preservação do meio ambiente. Essa inteligência foi incluída em 1995 por Gardner julgar ser essencial para a sobrevivência das espécies.

Para praticar: passear ao ar livre, cuidar de plantas e jardins, fazer trilhas.

Áreas relacionadas: biologia, ecologia, engenharia florestal, geologia, medicina veterinária.

Espacial-visual

Observa e reconhece o espaço e conduz o pensamento em termos de cores, formas e medidas, também ligado à percepção visual e espacial, à interpretação e à criação de imagens visuais. As habilidades incluem raciocínio espacial, competências gráficas e artísticas e imaginação ativa. 

Para praticar: fazer artesanato, participar de jogos de labirinto, sudoku ou xadrez, desenhar, fotografar.

Áreas relacionadas: arquitetura, artes plásticas, aviação, design, fotografia. 

Musical

Com essa inteligência desenvolvida, a pessoa produz, compreende e identifica diferentes tipos de som, ritmo, timbre e tom, reconhece padrões tonais e rítmicos, pois se manifesta ao ouvir, cantar, compor e tocar instrumentos. Beethoven e Tom Jobim são exemplos de gênios dessa inteligência.

Para praticar: ouvir música, tocar um instrumento, cantar, compor, participar de coral. 

Áreas relacionadas: música, composição, produção musical, engenharia acústica. 

Nove tipos?

Anos após a apresentação da teoria, Gardner indicou uma suposta nona inteligência, a existencial: a da sensibilidade, que trata das questões profundas sobre a existência humana. Porém, ela ainda não entrou oficialmente para a lista.

Fonte: https://howardgardner.com/2020/07/08/a-resurgence-of-interest-in-existential-intelligence-why-now/ 

Compartilhar nas