marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
RDez Kids

Tesouro das Quatro Estações

Texto extraído e adaptado da série de ensaios do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para Divisão dos Estudantes Futuro, publicado no jornal Kibou, em novembro de 2018

download do ícone
ícone de compartilhamento

01/10/2020

Tesouro das Quatro Estações

Tornem-se fortes como a magnífica árvore de ginkgo

À medida que avançamos mais profundamente no outono¹ e as manhãs e noites ficam mais frias, as árvores começam a mudar de cor. Qual é a cor das árvores agora onde você mora? 

Perto do complexo da sede da Soka Gakkai em Shinanomachi, Tóquio, magníficas árvores de ginkgo se alinham na avenida do parque Meiji Jingu Gaien. Nesta época do ano, suas folhas começam a mudar, uma a uma, do verde para o amarelo dourado, transformando-as numa procissão de gigantes com chapéus amarelos pontudos.

Ginkgos são árvores muito fortes, resistentes a doenças e pragas advindas de insetos. Elas existiam em sua forma atual junto com os dinossauros que vagavam pela Terra, e sobreviveram à idade do gelo, quando nosso planeta esteve congelado. Plantas das mais antigas, também são chamadas “fósseis vivos”.

Como árvore oficial de Tóquio, passou a simbolizar a cidade metropolitana arrasada por um incêndio no Grande Terremoto de Kanto (em 1923) e novamente atingida por ataques aéreos na Segunda Guerra Mundial. Os ginkgos sobreviveram a esses desastres gerando vigorosamente novos brotos mais uma vez.

Num dia de outono, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial (em 1945), estava caminhando ao longo da avenida arborizada de ginkgos do parque Gaien. Peguei uma folha caída e a coloquei como marcador no livro de poesia que carregava. Eu tinha ouvido falar que a folha dessa árvore previne que insetos destruam as páginas.

Era uma reprodução japonesa de Folhas de Relva, de Walt Whitman (1819–1892). Foi meu tesouro precioso que sempre me deu coragem e esperança. Lembro-me com carinho de que meu mestre, Josei Toda, certa vez me pediu para recitar uma estrofe do meu poema favorito e escolhi uma dessa obra.

Toda sensei me ensinou que o crescimento de uma pessoa pode ser comparado ao de uma árvore. Certa ocasião, ele disse:

Mesmo uma pequena muda crescerá e se tornará uma árvore alta depois de muitos anos. Uma pessoa que não vê a muda por um longo tempo ficará surpresa ao descobrir que ela se tornou uma árvore imponente. É o mesmo em nossa prática do Budismo Nichiren; leva muitos anos para que nossa vida progrida. O importante ponto é que continuemos lutando com paciência e determinação na fé.

Seja uma árvore ou uma pessoa, não podemos esperar ver muitas mudanças de um dia para o outro. Mas mesmo uma pequena e fraca muda acabará se tornando uma árvore esplêndida se continuar a crescer, apesar de ser atingida pelo vento e pela chuva.

Da mesma forma, cada um de vocês pode alcançar um crescimento maravilhoso. Embora possam enfrentar dificuldades ou decepções na vida, ao recitarem Nam-myoho-renge-kyo, transformarão tudo em nutriente para seu desenvolvimento. Os esforços sinceros para se fortalecerem visando os céus cheios de esperança do amanhã permitirão que se tornem pessoas notáveis, fortes e admiráveis.

Em um dos meus poemas favoritos de Folhas de Relva, Whitman diz que o futuro pertence igualmente a cada um de nós. ²Embora agora possam não estar indo tão bem quanto gostariam nos estudos, nos esportes ou em outras coisas que estiverem aprendendo, nunca se esqueçam de que o futuro é de vocês. Apenas continuem se esforçando
com forte determinação até o dia em que forem vitoriosos.

Estou continuamente enviando daimoku a vocês, meus queridos amigos da Divisão dos Estudantes, ansioso para que se desenvolvam em magníficas árvores no futuro.

Compartilhar nas