Reunião de Palestra
RD
Resposta a Yasaburo - Parte 3 de 6
Este texto pode ser usado como complemento da explanação da matéria a ser estudada na reunião de palestra do mês de outubro
01/10/2020
Trecho do Gosho
"E não dependa dos demais. Simplesmente decida-se. Observe o que tem acontecido no mundo este ano, como se fosse um espelho. O senhor sobreviveu até hoje, quando muitos perderam a vida, para poder enfrentar esta situação. É aqui que cruzará o Rio Uji; é aqui que atravessará o Seta. Isso é o que irá determinar se conquistará a honra ou desonrará seu nome. É a isto que se refere a afirmação de que é raro nascer como ser humano e difícil crer no Sutra do Lótus.”
(CEND, v. II, p. 89)
Vamos entender
Esta matéria é baseada na série “Budismo do Sol — Iluminando o Mundo”: “Ter os Escritos de Nichiren Daishonin como Base Eterna”.
Ao lançarmos um desafio, devemos nos esforçar para enfrentar todas as dificuldades e jamais nos permitir ser derrotados. Essa é a correta postura de um budista. Para isso, devemos nos munir de coragem e enfrentar as funções negativas que existem em nosso próprio coração. Que tal estudarmos como vencer as circunstâncias do dia a dia?
Cenário histórico
Esta carta foi escrita no oitavo mês de 1277. Nichiren Daishonin estava no Monte Minobu, tinha 55 anos e a endereçou a Yasaburo. Era uma época em que muitos de seus principais discípulos enfrentavam grandes perseguições.
Pouco se sabe sobre Yasaburo, exceto que era um dos discípulos leigos de Nichiren Daishonin. Ele foi, por algum motivo, escalado para iniciar um debate religioso com um sacerdote da escola Terra Pura e procurou conselhos sobre o que dizer e como se comportar no debate. Esta carta é a resposta de Daishonin.
A disposição para “enfrentar esta situação”
Yasaburo estava passando por uma grande provação. Em geral, nesses momentos, quando se enfrenta um oponente, é fácil ser derrotado pela própria fraqueza de espírito e por pensamentos. Por isso, o primeiro passo a ser dado é vencer as funções negativas do próprio interior. Uma vez que se decide encarar um desafio, deve‑se enfrentá‑lo com a determinação de vencer. Aprenderemos como na história de Os Três Leões.
Certa vez, numa floresta, os animais se reuniram para decidir qual dos três leões que ali habitavam seria o rei. Lutar entre si, eles não queriam, pois eram muito amigos. O impasse estava formado. Logo a solução apareceu com uma proposta do macaco:
— Bem, senhores leões, a solução está na Montanha Difícil. Decidimos que vocês três deverão escalá-la, e aquele que atingir o pico primeiro será consagrado rei.
A Montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. Ao tentarem subir a montanha e galgar o topo, os três leões não obtiveram êxito. Naquele momento de tensão, surge uma águia, idosa e de grande sabedoria, que disse:
— Eu sei quem deve ser o rei! Voava sobre eles e ouvi o que disseram para a montanha ao se virem derrotados por ela.
O primeiro leão falou:
— Montanha, você me venceu!
O segundo leão disse:
— Montanha, você me venceu!
O terceiro leão também disse:
— Montanha, você me venceu... por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo.
E a águia completou:
— A diferença é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota. E quem pensa assim é maior que seu problema. É rei de si mesmo, está preparado para ser rei dos demais.
Os animais aplaudiram com entusiasmo o terceiro leão, que foi coroado rei da floresta.
Conquistar uma condição de vida inabalável
Ao nos defrontarmos com um desafio, devemos manifestar coragem e acreditar em nós mesmos. Isso não significa enfrentar situações perigosas, tais como se envolver numa briga impulsivamente, mas sim viver pela verdade e pela justiça.
Quem tem coragem é feliz, pois ela é a força que nos conduz a encarar os desafios e a conquistar todos os objetivos. Juventude é sinônimo de sonhos e de esperança. Para concretizar um grandioso sonho, é preciso avançar corajosamente passo a passo para não se deixar derrotar nem desistir jamais.
Como na história de Os Três Leões, “montanhas difíceis” sempre estarão no caminho e parecerão intransponíveis. Porém, uma postura positiva diante das dificuldades é o que faz a diferença!
Gosho é ação!
Sejam quais forem os obstáculos e nossas condições, vamos nos levantar, assim como nosso mestre, com uma forte decisão de vencer! O que acham de começar pelas tarefas do dia a dia que parecem muito difíceis? Vamos vencer, realizando cada uma delas como Sucessores Ikeda 2030!
Glossário
Rio Uji
É o nome do trecho médio do rio Seta, que se origina no sul do Lago Biwa e atravessa a província de Quioto, desaguando na Baía de Osaka. Foi a linha de defesa do sudeste de Quioto e palco de várias batalhas. Ter ou não sucesso em cruzar o Rio Uji determinava a vitória ou a derrota de uma tropa. Portanto, “atravessar o Rio Uji” e “transpor o Seta” possuem o mesmo significado: vencer definitivamente.
Sutra do Lótus
Uma das escrituras budistas mais conhecidas; afirma que todas as pessoas podem atingir o estado de buda. Na China e no Japão, a denominação “Sutra do Lótus” com frequência indica a tradução feita por Kumarajiva. Nichiren Daishonin utiliza constantemente a expressão “Sutra do Lótus” como sinônimo de Nam-myoho-renge-kyo, a Lei Mística, a qual ele definiu como a essência do seu ensinamento.
Compartilhar nas