Conheça o Budismo
BS
Conduzir a vida pelo caminho correto da Fé, Prática e Estudo
15/09/2018
Conquistar benefícios com o estudo do budismo
O objetivo do budismo é conduzir as pessoas à iluminação, ou seja, viver com imensa felicidade. Sob o olhar de um indivíduo que não pratica o budismo, nessa caminhada para conquistar uma vida de realizações, é comum classificar os fatos do dia a dia como positivos ou negativos. Porém, observando pela ótica do Budismo de Nichiren Daishonin, até as questões aparentemente desfavoráveis se tornam algo benéfico. Fazendo uma analogia com a espada, sabemos que para ela chegar a um ponto perfeito de afiação deve ser forjada no fogo por horas a fio. Da mesma forma, a convicção de que todas as experiências são importantes para nosso desenvolvimento precisa ser fortalecida e isso é possível quando conhecemos o princípio “fé, prática e estudo”, pois a partir daí aprendemos a conduzir nossa vida em total coerência com os ensinamentos de Nichiren Daishonin. Compreender e aplicar esse princípio básico é a chave para a conquista de grandes benefícios, pois apuramos a percepção de que nos tornamos budas “neste momento” (niji) e exatamente do jeito que somos.
Alcançar a plenitude com a prática budista
Um considerável número de pessoas deve sonhar um dia conquistar a felicidade e a plenitude, tendo seus mais profundos desejos realizados. Como já dissemos no início desta matéria, a prática budista possibilita conquistar esse benefício. Mas como isso ocorre? Como mágica? Num piscar de olhos? Para alcançar essa condição, a pessoa deve se tornar um ser humano sábio e forte. Para os praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin, o estudo do budismo é uma ferramenta imprescindível nesse processo. Vejamos o exemplo dos dois primeiros presidentes da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda. Ambos provaram a veracidade dessa afirmação com a própria vida. Ao serem presos injustamente por não cederem às pressões do governo japonês da época para que a Soka Gakkai aceitasse o talismã xintoísta, manifestaram na prisão imensa convicção no ensinamento budista, despertando definitivamente para sua condição de buda. Como conseguiram isso? Recitando firme Nam-myoho-renge-kyo e se dedicando diuturnamente ao estudo do budismo.
Relação entre fé, prática e estudo
Uma referência utilizada para explicar o importante princípio “fé, prática e estudo” é a metáfora com as partes de um automóvel. Nesse sentido, a “fé” é como o motor, mecanismo que impulsiona e libera a energia que coloca o carro em movimento. O aspecto crucial para se atingir o estado de buda é a fé que motiva a prática e o estudo. A “prática” corresponde às rodas. Porém é ela, a fé, que move o automóvel, ou seja, equivale à ação que dá ânimo ao praticante do Budismo de Nichiren Daishonin. Já o “estudo” é comparado ao volante. É com o estudo do budismo que conseguimos dar uma direção correta à nossa vida. Dessa maneira, entendemos que a prática e o estudo juntos, aprofundam a fé, que ao ser fortalecida gera a energia necessária dar continuidade à prática e ao estudo.
Prática (as rodas)
Assim como o movimento promovido pelas rodas de um carro, a “prática” significa ação, execução ou ato de realizar algo. Também significa pôr a teoria em exercício, ou seja, tomar atitude. No budismo, a “prática” significa aplicar na vida os ensinamentos de Nichiren Daishonin e, por meio deles, avançar e fortalecer a fé, e dessa forma evidenciamos ilimitada condição de buda inerente à nossa vida. A prática pode ser dividida em: individual e altruística. A prática individual caracteriza-se pela ação de fazer gongyo e daimoku visando benefícios individuais. Já a prática altruística refere-se a ensinar o budismo a outras pessoas para que elas se desenvolvam e conquistem benefícios.
Práticas complementar e principal
Prática complementar: equivale à recitação do gongyo pela manhã e à noite, manifestando firme fé no Gohonzon. Durante o gongyo fazemos a leitura dos capítulos “Meios Apropriados” (Hoben), do trecho jigage do capítulo “A Extensão da Vida” (Juryo) e recitação do daimoku).
Prática principal: equivale à recitação do Nam-myoho-renge-kyo.
Estudo (o volante)
A função do volante é a condução do automóvel. Estudar significa assimilar conhecimento sobre algo com algum objetivo. No Budismo de Nichiren Daishonin, “estudo” é o ato de buscar compreensão sobre os ensinamentos budistas, principalmente sobre o Gohonzon e o respeito à dignidade humana, tendo como objetivo dar um rumo correto à nossa vida, tornando-nos cada vez mais fortes e convictos. Uma das principais conquistas ao empreender esforços no estudo do budismo é o fortalecimento da prática.
Ferramentas de estudo
O estudo do budismo requer a utilização de “ferramentas” seguras, confiáveis. Nesse sentido, recomendamos algumas fontes:
• Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin (CEND), v. I e II;
• Os Fundamentos do Budismo de Nichiren para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial, v. 1 e 2 (apostila azul e verde);
• Nova Revolução Humana;
• Jornal Brasil Seikyo e outras publicações da Editora Brasil Seikyo (EBS).
Fé (o motor)
A “fé” é a força propulsora da nossa vida, como um motor para um carro! A virtude da fé significa acreditar, confiar absolutamente e ser fiel a algo ou a alguma palavra. No caso do Budismo de Nichiren Daishonin, corresponde a acreditar nos ensinamentos, no Gohonzon e na lei de causalidade apresentada pelo budismo. É acreditar que cada um de nós possui imenso potencial que deve ser extraído de dentro da nossa vida e que essa capacidade pode ser evidenciada com a recitação do Nam-myoho-renge-kyo diante do Gohonzon. A fé também está presente na propagação do budismo, ou seja, realizar o shakubuku. Nós, associados da Soka Gakkai, temos tanta convicção nos valores dos ensinamentos de Nichiren Daishonin que, além de aplicá-los no dia a dia, nos dedicamos a ensiná-los a outras pessoas.
Ainda mais forte e mais feliz
Mas por que esse princípio é realmente tão importante? É simples: o estudo do budismo nos possibilita aprofundar nosso compreensão sobre a vida e fortalecer a fé a ponto de conseguirmos encarar cada fato com gratidão, pois tudo será uma grande oportunidade de acumular boa sorte. É essa fé inabalável que gera os benefícios, ou seja, a felicidade absoluta. Estaremos tão convictos de que tudo dará certo, que não sucumbiremos ao negativismo e todas as nossas orações serão respondidas.
Compreender o princípio “fé, prática e estudo” é fundamental para o praticante budista, pois este ponto é tão importante que, ao longo da história da Soka Gakkai, foi e é constantemente citado e esclarecido. Quem faz desse príncipio o alicerce da sua vida irá sem falta avançar de forma colossal. Como certa vez orientou o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, ao adotarmos os profundos esinamentos de Nichiren Daishonin como base da nossa vida, tornando-o o centro de tudo, infalivelmente conseguiremos alcançar uma indestrutível felicidade!
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