Encontro com o Mestre
BS
Vencer a fraqueza interior com o rugido do leão do Nam-myoho-renge-kyo
Budismo do Sol - Iluminando o Mundo | A religião da revolução humana - Parte 13
15/09/2018
Toda sensei dizia: “Como mortais comuns, algumas vezes pode ser difícil manifestarmos compaixão, mas podemos substituir compaixão por coragem. A coragem de falar a verdade equivale à compaixão. São dois lados da mesma moeda, e o lado “cara” da moeda é a coragem”.
A fé corajosa reflete a condição de vida do estado de buda. Os mestres e discípulos Soka continuarão eternamente empreendendo ações para vencer com a força da coragem.
Trilhar a estrada das nossas convicções com base no espírito de mestre e discípulo
Gostaria de compartilhar com vocês algumas palavras de Mahatma Gandhi (1869–1948): “Se me dissessem que meu sonho nunca se concretizaria, eu responderia ‘talvez’, e seguiria meu caminho. Sou um experiente soldado da não violência, e tenho comprovações suficientes para sustentar minha fé. Portanto, tendo um amigo ou mais, ou nenhum, devo prosseguir em meu caminho”.
Essa mensagem profunda nos ensina que não existe um modo de vida mais corajoso do que nos mantermos fiéis às nossas convicções. Nós, da Soka Gakkai, estamos trilhando a grandiosa estrada das nossas próprias convicções – com a certeza inabalável de que o nobre ideal do kosen-rufu ocasionará a realização do sonho da paz perene da humanidade e da verdadeira felicidade de todas as pessoas.
A Soka Gakkai nasceu da relação de mestre e discípulo de duas pessoas, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda. O presidente Makiguchi morreu na prisão em defesa de suas crenças, sob o opressivo governo militarista do período da guerra. Toda sensei, que também foi preso e, posteriormente, libertado, levantou-se só em meio à devastação do Japão pós-guerra e declarou que o tempo do kosen-rufu havia chegado.
Eu estava com 19 anos quando me tornei discípulo de Josei Toda. E o apoiei sinceramente e herdei integralmente seu legado. Ao lado dos membros da organização, tornei o juramento compartilhado de mestre e discípulo de alcançar o kosen-rufu mundial uma realidade.
Os três primeiros presidentes da Soka Gakkai sobrepujaram tempestades de ódio e inveja mais intensas que as que ocorreram durante a existência do Buda.¹⁸ Sem contar com poder, riqueza ou status, erguemos alto a tocha da coragem e construímos uma grande rede composta por pessoas comuns – seres humanos que despertaram para sua missão como bodisatvas da terra – cujo brilho resplandece magnificamente nos anais do budismo.
Mestre e discípulos Soka trilham o caminho da coragem inigualável, que compõe a essência da fé para se atingir o estado de buda nesta existência. É o caminho da coragem imortal consagrado à concretização do kosen-rufu e do ideal de Nichiren Daishonin de “estabelecer o ensinamento correto para a pacificação da terra”.
Hoje, jovens bodisatvas da terra do mundo todo continuam a edificar laços sólidos, avançando intrepidamente pela grande estrada da coragem. Com certeza, os presidentes Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda ficariam muito felizes de testemunhar esse fato!
Construindo corajosamente a era dourada do kosen-rufu mundial
Ingressamos na extraordinária era dourada do kosen-rufu mundial, na qual os membros da organização se empenham dinamicamente em 192 países e territórios. Os mestres e discípulos Soka conquistaram uma vitória incontestável.
Prossigamos avançando com incansável coragem! A coragem suscita a decisão, a ação e a alegria; é a fonte da esperança. Ela rompe limitações, abre novos caminhos e assegura a vitória. E a coragem se alastra sempre produzindo mais coragem.
Meus queridos jovens amigos do mundo inteiro, manifestem coragem a todo momento e comprovem benefícios! Tenham uma coragem resoluta e absoluta!
Agora é hora dos nossos membros, que incorporam o espírito jovem dos bodisatvas da terra se empenharem com coragem e vigor! Com vibrante coragem, façamos ressoar a canção da vitória de gloriosas conquistas em toda parte!
Compartilhar nas