marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Reunião de Palestra

O Aspecto Real do Gohonzon - Parte 1 de 6

Este texto pode ser usado como complemento da explanação da matéria a ser estudada na reunião de palestra do mês de FEVEREIRO

download do ícone
ícone de compartilhamento

03/02/2020

O Aspecto Real do Gohonzon - Parte 1 de 6

Trecho do Gosho

"Este Gohonzon também se encontra só nos dois ideogramas com os quais se escreve ‘fé’. É a isto que se refere o sutra [do Lótus] quando diz que se pode ‘obter acesso somente por meio da fé’. [LSOC, cap. 3, p. 110].

Visto que os discípulos e mantenedores leigos de Nichiren creem no Sutra do Lótus com exclusividade — descartando honestamente os meios apropriados [cf. LSOC, cap. 2, p. 79] e não aceitando uma única estrofe dos demais sutras [cf. LSOC, cap. 3, p. 115], tal como o Sutra do Lótus ensina —, eles poderão entrar na Torre de Tesouro do Gohonzon. Que tranquilizador! Esforce-se ao máximo pelo bem de sua próxima existência. O mais importante é que, somente com a recitação do Nam‑myoho-renge-kyo, a senhora poderá atingir o estado de buda. Sem dúvida, isso dependerá da força de sua fé, pois a fé é a base do budismo.

(CEND, v. II, p. 92-93)

Vamos entender

Esta matéria foi elaborada com base na explanação do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda — “Fé, prática e estudo”: princípio fundamental do Budismo de Nichiren Daishonin.

Fé, prática e estudo são pontos básicos da Soka Gakkai e, por isso, a partir deste mês iniciaremos o estudo desse importante conceito começando pela fé.

Daishonin afirma em outra carta, intitulada Resposta à Monja Leiga Nichigon: “Se sua oração será ou não respondida, isso dependerá de sua fé” (CEND, v. II, p. 347).

Cenário histórico

Esta carta foi endereçada à monja leiga Nichinyo pelos seus oferecimentos dedicados ao Gohonzon. Nela, Nichiren Daishonin fala sobre o significado da fé e os benefícios que ela traz. Ele explica ainda que inscreveu o Gohonzon, o objeto de devoção, como o “estandarte da propagação do Sutra do Lótus” e que este se encontra somente nos dois ideogramas com os quais se escreve fé (cf. CEND, v. II, p. 92).

Acredite em mim, filho

Certa vez, um menino fugiu da casa de seu pai, que era um homem muito rico. E por quase cinquenta anos caminhou sem rumo, em situação de extrema pobreza, realizando diversos trabalhos serviçais.

Um dia, já adulto, foi parar na mansão de seu pai, que ficou muito feliz ao vê‑lo, pois seu desejo era dar ao filho toda a sua riqueza como herança. Porém, assustado com o esplendor da mansão, ele fugiu novamente. 

O pai, então, envia mensageiros para buscá-lo, e o filho, temendo a prisão, desmaia de medo. Sabendo disso, o homem rico pede aos mensageiros que o soltem, e envia dois servos vestidos com roupas sujas para que oferecessem trabalho ao filho, que aceita o emprego, e por vinte anos trabalha arduamente. O pai então o promove a administrador de sua propriedade; e assim passo a passo, ele aprende todas as suas funções.

Quando o pai sente que a morte está próxima, declara a todos que seu empregado é, na realidade, seu filho verdadeiro. Assim, transfere a ele todas as suas posses.

Fé – o caminho correto para a felicidade

A história descrita é a parábola do homem rico e seu filho pobre, uma das sete parábolas principais do Sutra do Lótus, e representa a transformação das pessoas que despertaram para sua alegre missão.

O homem rico que deseja deixar sua riqueza para o filho representa o Buda, cujo desejo é possibilitar que todos desfrutem a mesma condição de vida que a dele. O filho representa os mortais comuns que buscam o caminho correto. Em nossa vida, há diversos caminhos e alguns deles podem ser acessados por mais de uma forma. Porém, só conseguimos manifestar o estado de buda com sincera fé no Gohonzon. 

Na explanação da carta estudada neste mês, Ikeda sensei nos ensina que fé nada mais é que ter o coração do rei leão, e isso nos permite superar quaisquer adversidades. As pessoas que possuem forte fé não se amedrontam por nada.

Gosho é ação!

Orar Nam-myoho-renge-kyo ao Gohonzon com o sentimento de vencer é o que aumenta a nossa fé. Vamos recitar ainda mais daimoku e visualizar um ano cheio de vitórias! Partiu 2020!

Glossário

Torre de Tesouro

Torre ou estupa adornada com pedras preciosas ou tesouros, descrita em vários textos budistas. Nos escritos de Nichiren Daishonin, o termo denota a torre do buda Muitos Tesouros, emergida das profundezas da terra. Daishonin utiliza essa expressão para simbolizar o Gohonzon e a vida humana.

Sete parábolas

As sete parábolas citadas no Sutra do Lótus são: 

1.Parábola das três carruagens e a casa em chamas.

2. Parábola do homem rico e seu filho pobre.

3. Parábola dos três tipos de ervas medicinais e dos dois tipos de árvores.

4. Parábola da cidade imaginária e a terra do tesouro.

5. Parábola da joia escondida no manto.

6. Parábola da joia inestimavél escondida no topete.

7. Parábola do excelente médico e seus filhos enfermos.

Compartilhar nas