Giro pelo Brasil
RD
Conheça mais sobre Porto Alegre
Curiosidades, fatos e experiências de quem vive por lá
03/02/2020
Relato de quem vive por lá
A capital mais ao sul do Brasil
Porto Alegre oferece uma vida cultural intensa com museus (Casa de Cultura Mário Quintana, Iberê Camargo, entre outros), parques e praças (Parque da Redenção, a Orla do Guaíba — onde o pôr do sol é lindo) e dois majestosos estádios de futebol, o do Internacional (Beira-Rio) e o do Grêmio (Arena do Grêmio).
Na nossa cidade é muito comum prepararmos o chimarrão (bebida com erva-mate e água quente) e lagartear (tomar sol) nos diversos parques da cidade, principalmente no inverno, já que nesta época temos um frio de renguear cusco (frio que faz até o cachorro encolher, rs).
E como são as atividades da DE por aqui?
São repletas de daimoku, alegria, conscientização e diversão, buscando sempre a união entre todas as divisões, apoio do Grupo Coração do Rei Leão e muita, mas muita criatividade. Temos teatro, participação na reunião de palestra (Momento Dez, preparação das lembrancinhas, momento cultural). Fazemos atividades ao ar livre especialmente no verão, em praças e parques, também vamos a museus, enfim, são muitas as opções. Há ainda incentivo à leitura da RDez e ao ingresso nos grupos horizontais, sempre conscientizando cada Estudante a ter Ikeda sensei no coração e se tornar brilhantes cidadãos na sociedade.
Um pouco de história
A capital gaúcha completa 248 anos este ano, sendo 26 de março de 1772 a data oficial de sua fundação. Seus primeiros habitantes foram os índios guaranis, e depois vieram os portugueses. Em sua história, a localidade também recebeu imigrantes de todo o mundo, e isso faz Porto Alegre ser cosmopolita, multicultural e repleta de diversidade.
Ali foi cenário da conhecida Guerra dos Farrapos, luta pela independência contra o império português. Tal conflito iniciou em 1835 e chegou ao seu fim em 1845.
Ao retomar seu desenvolvimento, ela se tornou uma das capitais com o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mais alto do Brasil.
Saiba mais: www2.portoalegre.rs.gov.br
“A rua mais bonita do mundo”
Assim ficou conhecida a Rua Gonçalo de Carvalho localizada em Porto Alegre. Ao longo de quase 500 metros, cem árvores da espécie tipuana formam um lindo túnel verde. Em 2005, a construção de um shopping ameaçou derrubar as árvores, mas os moradores se mobilizaram. A beleza única dessa rua fez com que se tornasse patrimônio histórico cultural, ecológico e ambiental do município em 2006. Hoje é um dos pontos turísticos da cidade.
A primeira fábrica de chocolate do Brasil
A Neugebauer, primeira fábrica de chocolate em território nacional, foi fundada por imigrantes europeus em Porto Alegre, em 1891. Os irmãos Neugebauer e o sócio Gerhardt viram a oportunidade de negócio pelo clima local que favorecia o plantio das árvores de cacau trazendo prosperidade à região.
Bandeira
Criada em 12 de julho de 1974, a bandeira é branca com a aplicação do brasão de armas da cidade.
Gentílico
Quem nasce em Porto Alegre é porto-alegrense.
Origem
A chegada de sessenta casais portugueses em 1752 denominou o primeiro povoado da Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, que mais tarde passou a se chamar Porto Alegre.
Pessoas
Com 1.483.771 habitantes, é a 10a cidade mais populosa do país.¹
Eventos
Em agosto de 1984, foi feito o primeiro registro de neve na cidade. Dez anos depois, em 1994, voltou a nevar na capital gaúcha.
Como se fala
O gaúcho, quando vai comprar um “pão francês”, pede por “cacetinho”. É natural também ouvi-lo dizer “mas bah, tchê” ou “isso é muito tri” para dar ênfase em algo. E quando diz “me caiu os butiá do bolso”, signfica situação que denota surpresa.
Comida típica
É o arroz de carreteiro, e não pode faltar o bom churrasco. Para quem gosta de sobremesa, as mais famosas são ambrosia, sagu e arroz de leite.
Nasceram aqui
Elis Regina - Cantora
Ronaldinho Gaúcho - Ex-jogador de futebol
Tainá Müller - Atriz
André Ghem - Tenista
Compartilhar nas