marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Discurso do Presidente da SGI

Carta a Ueno-ama Gozen

Discurso do Presidente da SGI

Avancem corajosamente em prol de toda a humanidade

Proferido durante a 2ª Reunião de Dirigentes de Regional

download do ícone
ícone de compartilhamento

11/01/1997

Avancem corajosamente em prol de toda a humanidade
Congratulações pela realização desta Segunda Reunião de Dirigentes de Regional! Também gostaria de agradecer aos membros de deferentes partes do mundo que se juntaram a nós aqui.

Em honra à visita do vice-chanceler da Universidade de Gana, George Benneh e sua comitiva, gostaria de iniciar meu discurso dizendo umas poucas palavras em reconhecimento ao fundador e primeiro presidente dessa república africana ocidental, Kwame Nkrumah(1909-1972).

Anteriormente ao encontro, o presidente da SGI recebeu um grau honorário, Doutor em Direito, da Universidade de gana, tornando-se o primeiro cidadão japonês a recebê-lo.

Eu já discuti sobra a vida e as realizações do presidente Nkrumah uma vez num discurso da Universidade Soka(em 3 de julho de 1993). Ele foi o primeiro presidente de Gana e também o fundador e primeiro chanceler da Universidade de Gana. Como um leão, destemido e imbatível, o presidente Nkrumah não poupou esforços para fundar a universidade face às grandes dificuldades, em prol de seu país e em prol de toda a África.

A SGI deve também avançar sem hesitação com o mesmo tipo de coragem e valor leoninos. Devemos assim fazer em prol de toda a humanidade. Espero que cada um de vocês viva com coragem, exibindo um indomável espírito de leões, pois essa é a própria essência do budismo.

Forjando uma personalidade inabalável

Em 1960, no mesmo ano em que me tornei o terceiro presidente da Soka Gakkai, o presidente Nkrumah proferiu um ardente discurso diante da Assembléia Geral das Nações Unidas. Suas palavras naquela ocasião são bem conhecidas. Ele declarou: "

...E agora eu, um africano,...falo com a voz da paz e da liberdade, proclamando ao mundo o amanhecer de uma nova era... Permitam-me dizer aqui e agora que nossas tribulações e sofrimentos nos fortalecem e nos fortificam, tornando-nos uma fortaleza de indomável coragem e intensificando nossa determinação férrea para esmagar nossas correntes.1.

Nada pode rivalizar com a força daqueles cujas vidas foram moldadas e forjadas por meio do desafio e da superação das dificuldades.

Essas pessoas não temem nada.

O propósito de nossa prática budista é desenvolver essa força e coragem. Cultivar esse tipo de âmago invencível é a própria vitória. Também é o maior dos benefícios. Aqueles que são bem-sucedidos nesses empreendimentos podem saborear uma felicidade insuperável, essas pessoas podem manifestar o supremo estado de Buda.

Os povos da África estão agora definitivamente fazendo com que suas presenças sejam sentida no palco global. Certa vez declarei que o século XXI seria o século da África. Os fatos estão agora movendo-se nessa direção.

A amplitude espiritual e a alegria de viver

W. E. B. Du Bois(1868-1963), um dos líderes mundiais do movimento em prol dos negros, compôs um poema louvando e expressando seu grande amor por Gana:

E assim Gana mostra sua força e poder

não em suas cores nem em suas flores

mas em sua maravilhosa amplitude de alma

sua alegria de vida

seu papel abnegado

de dar.2.

O verdadeiro valor de uma pessoa como ser humano não se refere a aparências externas ou meros títulos, mas deriva-se da amplitude de seu espírito. Tudo se resume à fé e convicção. É o que está no coração de uma pessoa e na essência de suas ações que conta.

Encontrar perseguições é uma prova de justiça

Nitiren Daishonin declarou: "As perseguições e aborrecimentos menores são demasiadamente numerosos para serem contados, mas as perseguições maiores foram quatro."(END. Vol.II, pág.94.) realmente, Daishonin encontrou inumeráveis perseguições. É natural, portanto, que aqueles que reverenciam Daishonin e estão avançando como seus discípulos diretos também devem experimentar dificuldades. Aqueles que não encontram obstáculos não podem ser chamados discípulos de Daishonin.

Os exílios e perseguições que Daishonin enfrentou fora o resultado e falsas acusações contra ele. Daishonin escreveu:

Devido às difamações dos caluniadores, o sábio[Nitiren] foi ferido em sua fronte e teve sua mão esquerda quebrada. Além disso, ele foi em duas ocasiões exilado em regiões remotas. Seus discípulos em vários locais foram mortos por flechas e espadas.(Gosho Zenshu, pág.851.)

Aqueles que procuram difamar ou assegurar a queda de uma pessoa de integridade invariavelmente recorrem a falsas acusações. Num padrão típico de perseguição, eles atacam o indivíduo com fatos distorcidos e mentiras e com pouca consideração pela verdade.

O "pilar" do país

Daishonin proclamou: "Nitiren é o pilar do Japão!"(END, vol.IV, pág.57.) Contudo, por meio de uma campanha de incansável perseguição, os líderes políticos da época estavam determinados a derrubar esse importante "pilar". Como resultado, exatamente como Daishonin previra no seu Risho Ankoku Ron, o Japão foi atacado por uma potência estrangeira, os mongóis, e entrou num período de grande tumulto. E a invasão mongol foi a causa direta que conduziu definitivamente à queda do governo Kamakura.

Muitas pessoas expressaram a preocupação de que o Japão de hoje perdeu de vista quaisquer padrões de bondade e maldade; elas advertiram que se o país continuar em seu presente curso, ficará cada vez mais isolado do mundo e sofrerá um inevitável declínio.

"Que os outros a odeiem se quiserem"(END, vol.V, pág.190.), aconselha Daishonin. E, refletindo sobre sua experiência de ter sido exilado e quase decapitado, ele diz: "Mas ainda não estou desencorajado."(The Major Writings of Nichiren Daishonin, vol.I, pág.166.) Nenhuma perseguição poderia fazer Daishonin se curvar. O que quer que acontecesse, ele continuaria a lutar pela justiça.

Aqueles que perseguem os praticantes da Verdadeira Lei certamente colherão árduas conseqüências de acordo com a rigorosa lei de causa e efeito. Após muito sofrimento, eles posteriormente perceberão a extensão de seus erros e despertarão para a verdade.

Atualmente, são os membros da SGI quem estão praticando em exato acordo com os ensinos de Daishonin. Essa é a suprema honra. Eu peço a todos: "Sejam leões! Sejam fortes! Forjem-se! Não temam nada!"

Como valentes leões, vamos continuar avançando ao longo do grande caminho Soka(criação de valor).

Expandam a rede de amizade por meio do diálogo

Recentemente, comecei a trabalhar na segunda parte da série de ensaios intitulada Recordações de Meus Encontros com Grandes Personalidades.3. Encontrei e conversei com muitas pessoas ao redor do mundo que atuaram em vários campos. Visto de um ponto de vista geométrico, um simples encontro pode ser relacionado a um simples ponto no quadro. Uma série de pontos conseqüentemente forma uma linha, e um conjunto de linhas forma um plano.

É também importante lembrar que, como Daishonin ensina, a Lei não se propaga sem a pessoa.

Muitos líderes mundiais apóiam completamente a SGI. São como as entidades protetoras Bonten e Taishaku mencionadas nos sutras budistas. Tenho um grande apreço por todos esses indivíduos e estimo os encontros e intercâmbios que tenho tido com eles. Por essa razão também, gostaria de partilhá-los com vocês e deixá-los como um registro para as futuras gerações.

Espero que compreendam, entretanto, que embora haja mais de duzentas pessoas sobre quem gostaria de escrever, infelizmente não serei capaz de falar sobre todas nessa série em particular.

Cheio de respeito por esta época, que acredito ter entrado na "Era das Mulheres", comecei essa série escrevendo sobre Sonia Gandhi(esposa do falecido ex-primeiro ministro da indiano Rajiv Gandhi). Gostaria de acrescentar que sua filha, Priyanka, é também uma pessoa verdadeiramente excepcional.

O próximo ensaio será devotado ao Rei Birendra Bir Bikram Shah Dev do Nepal. Na época de nosso primeiro encontro(em novembro de 1995), o Rei Birendra disse que ansiara pelo nosso encontro por muitas vezes. A terceira parte relembrará o premiê Aleksei Kosygin(1904-1980) da ex-União Soviética, com quem encontrei-me duas vezes. Sua filha, Lyudmila Gvishiani, é também uma mulher de garne dignidade e humanismo. Após isso, escreverei sobre o presidente José Maria Figueres, da Costa Rica, com quem encontrei-me em junho passado. Também escreverei sobre o falecido Dr. David Norton dos Estados Unidos(professor de Filosofia da Universidade de Delaware). E então recordei meus encontros com a princesa Anne do Reino Unido e com o ministro da Cultura do Egito, Farouq Hosni.

Escreverei os ensaios semanalmente. Espero que todos apreciem lê-los.

A religião existe para o bem dos seres humanos

Dias atrás, relataram-me que alguém próximo do ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev fez algumas observações. Gostaria de partilhá-las com vocês conforme me contaram:

A pessoa mais satisfeita com a concretização do diálogo entre o presidente Ikeda e o ex-presidente Gorbachev foi o próprio Gorbachev... Em seu diálogo com o presidente Ikeda, Gorbachev revelou, talvez pela primeira vez, seus pensamentos íntimos... O intercâmbio de idéias e opiniões com o presidente Ikeda mudou completamente sua opinião sobre a religião. Ele parece ter sentido profundamente como é importante que as religiões existam em prol das pessoas... Acredito que o próprio Gorbachev foi uma das pessoas mais felizes em ter realizado esse diálogo.

Essas são as sinceras impressões de alguém que observou meus diálogos com o Sr. Gorbachev.

Uma edição japonesa do diálogo entre o presidente da SGI e Gorbachev, intitulada Nijusseiki no Seishin no Kyokun(Lições do Século XX) foi lançada em 3 de julho de 1996 pelo Ushio Publishing Co., Ltd. O livro atualmente só está disponível em japonês.

Esta noite há uma lua cheia no céu, mas infelizmente as nuvens obscureceram nossa visão.

Embora nuvens pesadas possam algumas vezes pairar sobre nós, o importante é que tenhamos uma "lua cheia" brilhando em nossos corações.

Como diz Daishonin, o que mais importa é o nosso coração.

Adentramos na fase "essencial" para a concretização do Kossen-rufu.

Vamos nos empenhara com coragem e bravura de leões!

Muitíssimo obrigado a todos!

Compartilhar nas