— O presidente Toda comentou naquele dia que as orientações não estavam refletindo positivamente nos resultados das atividades. Disse que o problema não estava nos membros, mas na consciência dos dirigentes em relação à prática da fé e ao seu desenvolvimento como líderes das respectivas organizações. Ele chegou a dizer que a causa dessa situação estava nele mesmo por ser o presidente e que ele próprio deveria se auto-aprimorar. Essas palavras penetraram no meu coração como um testamento e sempre considerei essa postura como um princípio para todos os líderes: manter constantemente o auto-aprimoramento para atuar como um digno dirigente da Gakkai. Mesmo hoje, mantenho o mesmo sentimento e a mesma decisão do presidente Toda. Continuo estudando todos os dias, reflito sempre sobre a minha conduta e procuro a todo momento me autodisciplinar. Faço isso porque todos os assuntos da Gakkai são de minha exclusiva responsabilidade e porque devo solucionar todos os problemas que surgirem. Por ter essa forte consciência, não posso de maneira alguma tratar as questões da organização levianamente, manifestando opiniões irresponsáveis como se fosse um mero espectador ou comentarista de esporte. Se vocês são vice-diretores gerais ou diretores, espero que se levantem com a mesma decisão do presidente da Gakkai. Caso contrário, por mais que aumente o quadro de diretores, não servirá como reforço para desenvolver o Kossen-rufu. Ao contrário, será um estorvo para todos.
O que Shin-iti mais temia era o enfraquecimento espiritual dos dirigentes. Com o rápido crescimento da Gakkai, muitos dirigentes, em vez de contribuir mais para o seu desenvolvimento, permaneciam no cargo como parasitas a fim de obter vantagens pessoais.
Continuando sua reflexão, Shin-iti disse:
— Quando Toda assumiu a liderança como segundo presidente, a Gakkai era composta de doze distritos. Nessa ocasião, os doze responsáveis firmaram o compromisso de devotar a própria vida em prol do Kossen-rufu unidos em torno do presidente Toda. Eles juraram cumprir a missão abandonando qualquer interesse por fama, posição e riqueza. Este é o espírito da Gakkai e o espírito de seus pioneiros. Foi essa decisão que moveu a Gakkai até os dias de hoje. Entre vocês, alguns atuaram como responsáveis de distrito naquela época e todos são líderes desde os tempos iniciais. Por favor, vamos renovar a nossa decisão. Antes de mais nada, devemos ser os primeiros a retomar o espírito da Gakkai.