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Tendência & Opinião

Espírito de Procura

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17/07/1999

Espírito de Procura
O que é “espírito de procura”? Por que ele é tão importante no âmbito da prática da fé? O “espírito de procura” encontra-se no ato de buscar o Budismo de Nitiren Daishonin com fé, procurando aprofundar a prática por meio do estudo das escrituras e das orientações do presidente Ikeda, as quais nos ensinam os pontos fundamentais da ação e do exercício budista. É nesse comportamento que se alcança o aprimoramento real como ser humano.

As pessoas imbuídas de espírito de procura são dotadas de coração puro e de boa índole. Uma pessoa de espírito de procura é forte na fé. Sendo forte na fé, poderá fortalecer também a energia vital, tornando-se capaz de abraçar todas as pessoas sem restrições. Por outro lado, quando a fé enfraquece, também ocorre o mesmo com a energia vital e, conseqüentemente, a pessoa não consegue procurar os outros, muito menos abraçá-los com sentimento magnânimo. Ser forte na fé, ser forte na energia vital e ser caloroso com os outros são condições essenciais buscadas pelas pessoas de coração puro, de boa índole e de espírito de procura. As pessoas tendem a se reunir onde existe alegria, enquanto procuram se afastar dos locais onde reina uma atmosfera opressiva. Juntar-se às pessoas puras e sinceras possibilita a cada um criar um sincero espírito de procura. Assim sendo, a fé e o espírito de procura são a chave para promover o avanço.

A BSGI é uma organização que visa à criação de valores humanos. A SGI é a única organização do mundo que nos orienta a como conseguir a verdadeira felicidade. O que fazer para que as pessoas possam progredir e atingir esse objetivo?

A nossa vida possui a capacidade de evidenciar uma infinita potencialidade. No ser humano existe a vida pura e a impura. A vida impura de uma pessoa, quando se relaciona com a maldade, cria obstáculos para o Kossen-rufu. E quando a vida pura de uma pessoa se une ao Gohonzon alcança a iluminação. Essas duas vidas, pura e impura, existem dentro de cada pessoa. Por isso quando fazemos o Gongyo, o estado de Buda se evidencia, tornando-nos pessoas dotadas de uma vida brilhante. Quando o ser humano desperta para sua missão, é capaz de evidenciar toda a sua capacidade.

Na escritura “O Presente de Arroz” consta o seguinte trecho: “Mesmo os mortais comuns, podem alcançar o estado de Buda se fizerem de um ponto parte inseparável de sua vida — um puro espírito de procura. Em seu mais profundo sentido, o espírito de procura é o desejo de compreender e viver o significado das palavras dos sutras. O que é viver os ensinos essenciais do sutra? Em um sentido, é oferecer sua única roupa ao Sutra de Lótus, um ato equivalente a arrancar sua própria pele. Num tempo de fome, oferecer ao Buda a única tigela de arroz do qual depende sua vida é dedicar-se ao Buda.” (END, vol. I, pág. 431.) Na parte anterior a esse trecho, Nitiren Daishonin elucida que o fato de devotar a vida ao Buda é o verdadeiro caminho para a iluminação. O “espírito de procura” referido nessa escritura significa a mais pura e sincera determinação na prática da fé de um mortal comum. Em outras palavras, é o oferecimento dedicado por um mortal comum ao Buda e à Lei com o sentimento sincero e puro. Em nossos dias, a dedicação sincera de cada um em prol do Kossen-rufu por meio das diversas atividades na organização equivale ao oferecimento mencionado nessa escritura.

No contexto do cumprimento da missão, é importante a prática da fé de “não abandoná-la por toda a existência”. Nos ensinos pré-Sutra de Lótus de Sakyamuni, era necessário o exercício por inumeráveis existências para se atingir a iluminação. Em contrapartida, o Budismo de Nitiren Daishonin elucida o princípio de “atingir a iluminação nesta existência”. O seu exercício se resume à prática do Daimoku de “fé e prática” ao Gohonzon. E esse exercício não é uma tarefa nada fácil, pois exige persistência e continuidade. Nosso mestre, o presidente Ikeda, sempre nos incentiva e lembra a importância de jamais nos afastarmos da prática da fé. O que há de comum entre as pessoas que abandonam a prática da fé é a existência de alguma falha na atitude da vida diária. E ainda são pessoas extremamente “arrogantes” que buscam apenas a fama e a fortuna. A arrogância e o egoísmo provocam o descontrole na prática da fé. Um navio ou um avião com os instrumentos descontrolados perde o seu rumo. Na vida e na prática da fé também pode-se dizer o mesmo. Portanto, em nossa jornada pelo Kossen-rufu, é primordial não perdermos o rumo nem sermos influenciados pelas pessoas “sem rumo”.

Participando recentemente do Curso de Aprimoramento da SGI, pude notar a total dedicação do presidente Ikeda em fazer com que as pessoas trilhem o nobre caminho da humanidade sem que percam o rumo de viver dignamente como brilhantes seres humanos. Em seus gestos e palavras, ora descontraídas, ora rigorosas, pode-se notar o desejo ardente de ver o bem-estar das pessoas. Um dirigente da SGI comentou durante a nossa estada no Japão que a maior alegria do presidente Ikeda é ver a felicidade dos membros e das pessoas, e a sua dedicação é imparcial, independentemente de se tratar de um praticante ou não, de ser japonês ou estrangeiro.

A propósito, a matéria para a reunião de palestra deste mês fala sobre “prezar os laços de companheirismo”. Sem dúvida, nosso mestre é o grande “bom amigo”. O bom amigo não é aquela pessoa que só concorda com o que pensamos ou falamos. Às vezes, ela nos corrige e adverte para colocarmo-nos no rumo certo. Nesse ponto, vem-nos à mente a seguinte frase da escritura: “Mesmo que uma pessoa recorra a palavras ásperas, se tais palavras ajudarem a pessoa a que foram dirigidas, elas são dignas de serem consideradas palavras honestas e amáveis. Semelhantemente, mesmo que uma pessoa empregue palavras brandas, se elas prejudicarem a pessoa a quem foram dirigidas, serão na verdade palavras enganadoras e ásperas.” (“O Erudito Doutor Shan-wu-wei”, END, vol. III, pág. 175.)

Em síntese, para vivermos sempre com espírito de procura devemos nos embasar no ponto primordial. O ponto primordial da nossa organização é o “caminho de mestre e discípulo”. O espírito e o aspecto de luta dos sucessivos presidentes constitui o “espírito Soka”, nosso ponto primordial.

Como estabelecer esse ponto primordial em cada um de nós — eis um importante tema e um grande desafio de “espírito de procura”.

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