marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Caderno da Mulher

Eu, você e o novo direcionamento

download do ícone
ícone de compartilhamento

17/07/1999

Eu, você e o novo direcionamento
Nossa luta até a primavera deste ano tomou um novo rumo. Como encarar a partir de agora o novo direcionamento que recebemos do mestre?

Refleti sobre isso e perguntei-me: “Por que será que o mestre redirecionou a nossa luta? Será que estávamos preocupados demais com a parte técnica e em participar do festival e esquecemos que o nosso verdadeiro palco de atuação é a comunidade?” Talvez tenhamos esquecido que o ponto primordial de nossa luta é o espírito do “Dia 16 de Março”, de herdar o bastão da luta pelo Kossen-rufu do Brasil.

É importante, em primeiro lugar, entender profundamente o que vem a ser esse novo direcionamento na nossa vida e na nossa luta. Particularmente, senti que a partir de agora a nossa postura de discípulo terá de ser diferente. Temos de ajustar o nosso pensamento e sentimento ao coração do mestre. E sabemos muito bem que para isso se faz necessária a leitura diária das suas orientações, da Nova Revolução Humana e das escrituras de Nitiren Daishonin, aliada à recitação diária de um sincero Daimoku.

A nossa luta também deverá ser mais grandiosa e intensa, direcionada para o ponto máximo que é o Kossen-rufu. Devemos cumprir nossa missão no local em que atuamos.

Para mim, isso é o que o mestre espera de nós, como ele mesmo diz no poema “Jovens, Escalem a Montanha do Kossen-rufu do Século XXI”:

Meus jovens discípulos!

Vivam, vivam e vivam —

Pela causa da Grande Lei Eterna, absoluta e

indestrutível!

Cumpram a nobre missão

Pela qual nasceram!

Badalem o sino da paz no

mundo

E hasteiem a bandeira da

justiça na sociedade

objetivos que são nossa fé!

O presidente Ikeda sempre nos conscientiza sobre nossa luta, nossa importância e nossa responsabilidade, dizendo que a juventude é a época de desafios, de construir a base para toda a vida. Cabe lembrar que desafio é diferente de sacrifício.

Receber esse novo direcionamento também nos faz analisar vários equívocos que estamos cometendo. Exemplo disso são os critérios para a seleção dos participantes do festival, que muitos encararam como uma obrigação, sendo que realizar o Gongyo e uma hora de Daimoku diários, fazer Chakubuku, assinar impressos e pertencer ao Departamento de Kofu são condições básicas e naturais para os membros da SGI.

Nesse novo direcionamento, sinto que a oportunidade é para todos os jovens, não só para os participantes do festival. O palco será de todos nós, os protagonistas dessa nova história. Poderemos desafiar nossas circunstâncias diárias e comprovar em todos os aspectos de nossa vida a grandiosidade do budismo e a grande responsabilidade que temos de herdar o bastão do movimento pelo Kossen-rufu. É dessa maneira que iremos receber o nosso querido mestre em terras brasileiras, tendo estampado no nosso semblante o sorriso da vitória. Vamos apresentar ao presidente Ikeda jovens fortes, corajosos e de decisão, grandes valores humanos do século XXI que têm no coração a forte paixão pelo Kossen-rufu. E o mais importante é manter esse espírito eternamente, não só hoje ou até a primavera.

Diante disso, fiz a minha decisão: vou redirecionar a minha luta. O ideal do mestre será também o meu ideal. Para isso vou ligar o meu coração ao do mestre. Meu pensamento será: “Como Sensei gostaria que isso fosse realizado? O que ele deseja que eu faça?” Vou agir embasada em suas orientações.

Quero receber o presidente Ikeda no Brasil recitando firme Daimoku e desenvolvendo uma fé inabalável de mãos dadas com minhas companheiras da Divisão das Moças.

Que oportunidade maravilhosa tenho hoje em dedicar minha juventude a um grande ideal, que foi o caminho que resolvi seguir. Como orgulho-me de pertencer a uma organização que me impulsiona sempre para o crescimento.

Mestre, suas palavras são a bússola que conduz a minha vida!

Para finalizar, gostaria de deixar um trecho do poema “Jovens, Escalem a Montanha do Kossen-rufu do Século XXI”:

O mundo que se descortina diante de nós Será todo seu. Não existe caminho mais supremo a seguir Que o de consagrar a vida e a juventude A obra prazerosa e realizadora De propagar o budismo. Com convicção nisso, Confio tudo a vocês.

Compartilhar nas