marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Artigos

O Kossen-rufu é a concretização da paz mundial

Artigo do presidente da Soka Gakkai, Einosuke Akiya, publicado na revista mensal de estudo Daibyakurengue de agosto de 2001

download do ícone
ícone de compartilhamento

18/08/2001

O Kossen-rufu é a concretização da paz mundial
O Budismo de Nitiren Daishonin é uma religião das pessoas que trabalham concretamente para a paz mundial. No escrito Tese sobre o Estabelecimento do Ensino Correto para a Paz da Nação, o qual pode ser considerado como um manifesto para a paz mundial, Daishonin afirma:

“Se a nação for destruída e os lares extintos, então, para onde as pessoas fugirão em busca de segurança? Se o senhor se preocupasse ainda que um pouco com sua segurança pessoal, deveria primeiro orar pela ordem e tranqüilidade em todos os quadrantes da terra, não é mesmo?” (The Writings of Nichiren Daishonin [WND], pág. 24.)

“Quadrantes” significa o mundo inteiro, ao passo que “ordem e tranqüilidade” significam paz. A paz é a base para a felicidade de todas as pessoas bem como para a prosperidade social. As pessoas não podem desfrutar a verdadeira paz e segurança numa sociedade conturbada pelo conflito e pela violência.

Das três calamidades e dos sete desastres expostos nos sutras, os “dois desastres” que ainda não haviam ocorrido na época de Daishonin — conflitos internos e invasão estrangeira — envolviam guerra. Fundamentando seus argumentos nas predições dos sutras, Daishonin advertiu os governantes da nação que, se nada fosse feito para evitar aqueles desastres, o povo sofreria terrivelmente.

A guerra é uma tragédia bárbara e infeliz. É causada pela estupidez e arrogância dos líderes e traz os maiores sofrimentos às pessoas. Portanto, é natural que aqueles que apóiam os ensinos do budismo, que buscam a felicidade de toda a humanidade, levantem-se e desafiem a natureza maligna do poder a fim de concretizar a paz mundial, pois esse poder é amaior causa da guerra. O movimento pelo Kossen-rufu desenvolvido pela SGI é uma solene luta espiritual para concretizar a paz.

A paz não é simplesmente ausência de guerra. Ela somente começa a se materializar pela renúncia à guerra e quando ações positivas são empreendidas para sua construção. Cabe às pessoas conscientes e compromissadas em confrontar a injustiça, expor e derrotar a natureza injusta do poder. Uma solidariedade popular com esse objetivo é exatamente o pilar para a concretização da paz.

Na vanguarda desse movimento, o presidente Ikeda vem trabalhando incansavelmente para quebrar as grossas paredes da ideologia, do etnicismo, da cultura e da religião que há muito dividem as pessoas. E ele vem se engajando em diálogos amplos e sinceros com renomados intelectuais em prol da paz. Sua grande luta espiritual para unir o mundo fundamentado na idéia de que todas as pessoas partilham uma humanidade comum conquistou um tremendo apoio e louvor de “intelectuais lutadores” e ativistas da paz, como Linus Pauling, Johan Galtung e John Kenneth Galbraith. Isso demonstra que a Soka Gakkai e a SGI têm uma significativa missão e um papel a desempenhar em prol da humanidade no século XXI. Os títulos honorários concedidos ao presidente Ikeda por instituições de ensino superior em todo o mundo também são uma prova disso.

O Japão, entretanto, em sua arrogância e inveja, continua a ignorar essa realidade. Está surgindo um novo nacionalismo e o país corre o risco de tornar-se ainda mais isolado do mundo. Sob a superfície da atual controvérsia acerca dos livros didáticos de História do Japão parece haver o renascimento de uma forma de pensar oriunda do passado imperial do Japão. Muita atenção deve ser dada para assegurar que os erros passados não sejam repetidos. Agora é a época de expandir nossa rede de “humanismo ativo” rumo à criação de uma força para a paz duradoura.

O Kossen-rufu é um contínuo esforço para cultivar o solo espiritual da humanidade no nível mais profundo de forma a produzir uma rica colheita de pessoas capazes. É uma revolução pacífica que produz indivíduos variadamente talentosos, ativos em todos os campos de empreendimentos, incluindo a paz, a cultura, a educação, os direitos humanos e a política.

O presidente Ikeda disse recentemente: “A Soka Gakkai tornou-se um indestrutível ‘Pilar do Japão’. Nosso eterno desenvolvimento será determinado pelas pessoas capazes. Não importa o quanto seja difícil a situação, é crucial que as pessoas se levantem e protejam firmemente a justiça. Aqueles que assim o fazem são os campeões da vida.”

Criar sucessores de verdadeira habilidade é agora nossa tarefa mais importante. É também crucial que os pais ensinem a seus filhos sobre a fé. Se conseguem ou não fazer isso é um teste para sua própria fé. Os membros da Divisão dos Jovens são aqueles que estão se responsabilizando pelo grande desafio do Kossen-rufu de agora em diante.

Neste verão, vamos apoiar os jovens para solidificar sua compreensão do Budismo de Nitiren Daishonin e concentrar nossas energias para desenvolver os membros da Divisão do Futuro. Como uma união de pessoas de forte fé e coragem, vamos iniciar um novo e esperançoso avanço rumo ao futuro.

Compartilhar nas