marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Discurso do Presidente da SGI

Quando as mulheres de paz mantêm-se unidas, a guerra torna-se impossível

Discurso proferido na cerimônia de entrega do título de Professor Honorário da Universidade de Pedagogia Fujian da China, realizada no Auditório Soka da Amizade Internacional no dia 1º de junho de 2001 em Sendagaya, Tóquio.

download do ícone
ícone de compartilhamento

18/08/2001

Quando as mulheres de paz mantêm-se unidas, a guerra torna-se impossível
Gostaria de agradecer do fundo do coração aos membros da Divisão Feminina e da Divisão dos Estudantes de Tóquio por seu esforço para estarem aqui hoje!

Os caracteres chineses do nome Fujian significam construir a boa sorte ou construir um palácio de boa sorte e virtude.

Que maravilhosa sonoridade! A Província de Fujian (que fica no sudeste da China) criou em sua história uma sucessão de líderes que lutaram com abnegação pela felicidade das pessoas. Um desses líderes foi o jovem Lin Juemin, que morreu no ano de 1911 como um mártir, aos 24 anos, durante a revolução popular que abriu o caminho para a China moderna.

A carta que ele escreveu para sua amada mulher antes do desesperado levante no qual ele estava determinado a dar a vida ainda hoje continua a comover as pessoas. Na época, a mulher dele estava grávida de seu segundo filho.

Esse jovem de Fujian escreveu: “Mesmo que eu morra hoje, não terei nenhum arrependimento. Quanto ao fato de a obra da revolução ser ou não concretizada, como tenho companheiros de confiança, não tenho nenhuma preocupação. Você deve ensinar ao filho que deixo e ao que está por nascer para que conduzam o espírito de seu pai como se fosse seu.”1 O grandioso país que é a China moderna foi construído com a transmissão desse espírito heróico e de suprema nobreza.

A Universidade de Pedagogia Fujian tem sido uma poderosa força motriz por trás da modernização da China. Ela é um palácio da educação que por mais de um século criou cem mil pessoas capazes que passaram a contribuir para a sociedade.

Uma homenagem ao nobre predecessor e aos nossos companheiros

Respeitado vice-presidente Zheng Yishu,

Estimados membros do corpo docente da Universidade de Pedagogia Fujian, Dr. e Sra. Sun Li Chuan,

Distintos convidados:

É para mim e minha esposa um privilégio extraordinário o fato de termos sido nomeados professores honorários de sua distinta universidade, que realiza uma obra de profundo significado. Gostaria de manifestar nossa mais sincera gratidão.

O próximo dia 6 de junho marcará o 130o aniversário de Tsunessaburo Makiguti, o primeiro presidente da Soka Gakkai — um nobre predecessor que deu a vida pela causa da paz. Quando jovem, o Sr. Makiguti lecionou em uma escola [em Tóquio] para alunos chineses chamada Kobun Gakuin. Havia nessa escola 68 jovens da Província de Fujian. Lin Juemin, de quem falei há pouco, foi um dos alunos dessa academia que tiveram uma ligação bem próxima com o presidente Makiguti. Considerando esses laços, eu e minha esposa gostaríamos de dedicar esta coroa da sabedoria de sua universidade ao nosso grande mestre e predecessor, o presidente Makiguti.

A família da minha esposa entrou para a Soka Kyoiku Gakkai (precursora da Soka Gakkai) na época em que o presidente Makiguti lutava contra as autoridades militares do país, as quais empreendiam uma guerra contra a China. Completarão exatamente sessenta anos neste verão. Ela está na Soka Gakkai há mais tempo que eu. [No mês de agosto, o presidente Ikeda completará 54 anos desde que entrou para a Soka Gakkai.]

Minha esposa e sua mãe consideravam como maior orgulho praticar como membros da Divisão Feminina de Tóquio, a principal força do Kossen-rufu. Da mesma forma, minha esposa manifestou seu forte desejo de compartilhar essa suprema honra com todos os membros da Divisão Feminina de Tóquio, com as quais divide tantas lutas e alegrias.

Membros da Divisão Feminina de Tóquio, gostaria de dar-lhes meus sinceros parabéns pela realização desta reunião de dirigentes representantes que estabelecerão o ritmo para a vitória futura!

Não permitam que os homens peguem em armas

A Universidade de Pedagogia Fujian foi uma grande pioneira em abrir o caminho para a educação das mulheres. As mulheres estão se tornando uma força indispensável para a paz. O papel das mulheres é decisivo.

Há 21 anos, eu e minha esposa dialogamos com a famosa escritora Xie Bingxin (1903–1999), orgulho de Fujian. Tendo viajado junto com uma delegação de escritores chineses liderada pelo grande escritor Ba Jin, ela nos visitou no centro de treinamento da Província de Shizuoka (no dia 5 de abril de 1980).

Infelizmente, ela faleceu há dois anos. O professor Wang Wending, reitor do Departamento de Literatura da Universidade de Pedagogia Fujian, que está aqui hoje, é um destacado especialista na obra de Xie.

Ela fazia constantes apelos às mulheres do Japão para que tivessem um papel ativo pela paz. “Os homens podem ansiar novamente pela guerra. Mas, quando isso acontecer, nós mulheres não devemos permitir que eles peguem em armas... O Japão e a China devem se unir; esse é nosso solene destino... A guerra deve ser evitada pelas mãos das mulheres.”2

O futuro caminho do Japão

Estão participando conosco alguns representantes da vizinha Coréia do Sul. Gostaria de oferecer a todos calorosas boas-vindas.

Como são numerosos os benefícios culturais que o Japão, um país insular, recebe desde a antiguidade da Coréia e da China, das quais está separado por apenas uma estreita faixa de água. Um exemplo comum da cultura da Província de Fujian transmitida ao Japão é o caratê, uma arte marcial da paz. Há também vários pratos populares que o Japão adquiriu da Província de Fujian, entre eles o karinto (bolo de massa de farinha frito), o somen (uma espécie de macarrão fino) e o chá oolong. Citei apenas alguns, mas há muitos mais.

Se o Japão não respeitar sinceramente e não se empenhar para aprofundar os laços de confiança e amizade com a Coréia e a China, para com as quais possui uma enorme dívida, não poderá desfrutar nem a paz nem a prosperidade. É esse o verdadeiro caminho pelo qual o Japão deve avançar. Tenho a convicção de que somente se o Japão fizer isso o país poderá retribuir sua grande dívida para com a Ásia.

Os políticos que não conseguem compreender isso estão desqualificados como líderes. Nós, cidadãos, devemos supervisionar rigorosamente as ações deles nessa questão. Enquanto os líderes forem frívolos e arrogantes, o povo será sempre miserável. E sua miséria também será propagada pelos países vizinhos.

Como os japoneses não têm uma sólida filosofia nem princípios, tendem a ser facilmente influenciados pelas tendências da época. Muitas pessoas manifestaram sua preocupação de que a atual conjuntura do país é realmente perigosa. Não devemos permitir em absoluto que o Japão se perca novamente no caminho do nacionalismo. Devemos evitar isso a todo custo.

Com as mulheres bradando pela justiça na sociedade sem temor nem descanso, enquanto edificam seu círculo de amizades e expandem a solidariedade, poderemos estabelecer uma sólida base para a paz no século XXI. Espero que os membros da Divisão Feminina de Tóquio, permanecendo na vanguarda desses esforços, avancem com alegria, desbravando com convicção e sabedoria o humanismo e a democracia na sociedade.

Este é o século das mulheres e vocês, membros da Divisão Feminina de Tóquio, são o modelo desta época. Quando a Divisão Feminina de Tóquio se movimenta, todo o país também se movimenta. Vocês têm o poder para organizar as mulheres de todas as esferas da sociedade para que entrem em ação.

O budismo é vitória ou derrota e a vida também. Quando vencem, há alegria e orgulho. Quando são derrotados, todos ficam tristes e perdidos. Portanto, quero que vocês vençam. Seus sinceros esforços serão agora transformados em boa sorte e benefícios que adornarão sua vida eternamente. E essa boa sorte e benefícios serão transmitidos a todos os seus descendentes. Esse é um princípio absoluto da Lei Mística.

Sejam autênticos

Ressoa em meu coração um poema de Xie, “a mãe do espírito poético” de Fujian.

As folhas de relva

que não se levantam!

Tenham convicção em si.

Este mundo está enfeitado

com o seu poder universal.³

Creio que podemos ler essa passagem como um incentivo à Divisão Feminina da Soka Gakkai, que abriu o caminho dos últimos cinqüenta anos. As pessoas comuns, aquelas que formam as bases da sociedade, são as mais fortes.

As pessoas fúteis parecem ser fortes, mas são de fato fracas. Essas pessoas se esforçam para aparentar terem força. As pessoas comuns, as pessoas de crença e de convicção, é que são realmente uma força a ser considerada.

Que brilhante luz é irradiada da vida de uma pessoa “sem adornos”, livre de vaidades e pretensões, uma pessoa que tem um grande objetivo, que abraça a justiça! Essa pessoa tem milhares e milhares de vezes o poder daquela que é fútil e pretensiosa.

Nitiren Daishonin ensina que a eterna essência da vida “não é criada nem adornada, mas permanece em seu estado original” (Gosho Zenshu, pág. 759.) Uma vida inerentemente dotada com as três propriedades iluminadas é supremamente digna de respeito. Essa é a revelação do Budismo de Nitiren Daishonin.

Xie continua a cantar:

Pioneiro!

Assim que estabelecer

seu objetivo,

Jamais olhe para trás!

Pois, se olhar,

A vida covarde

em seu coração

Interromperá o seu avanço.4

É exatamente como ela diz. Do nosso ponto de vista, isso significa que uma vez que determinamos dar início à luta pelo Kossen-rufu, a causa da suprema justiça, não devemos duvidar de nossa decisão. Espero que tenham um sentimento de honra e de orgulho em saber que as mulheres são as verdadeiras pioneiras nessa batalha. Vamos continuar a avançar sempre. Esse é o verdadeiro caminho do século das mulheres.

A alegria se encontra na atividade incansável

Xie também escreveu:

Ociosidade traz tristeza.

Ocupar-se erradica

o sofrimento.

Meus amigos, a alegria

se encontra na atividade

incansável.5

Ela diz aqui que não fazer nada leva à miséria. Quando empreendemos ações pelos outros, o infortúnio desaparece. A alegria se encontra na contínua atividade. A mensagem que esse poema nos traz é a de que enquanto vivermos, devemos nos empenhar com alegria pelos outros, pela sociedade e pela causa da justiça. Devemos decididamente clamar pela justiça, viver com vigor e avançar. Caso contrário, simplesmente envelheceremos sem termos realizado nada. Restarão apenas os arrependimentos. Não devemos em absoluto viver uma existência sem propósito.

Dando um passo de cada vez, entrando num palco de cada vez, dia após dia, por favor, continuem a trabalhar com uma tenacidade sem limites até que conquistem a vitória na construção de uma personalidade inabalável e no acúmulo de eterna boa sorte.

Citando um exemplo da história chinesa, Nitiren Daishonin explica que um grupo que está em perfeita união será vitorioso (cf. WND, pág. 618.). Espero que nossos ilustres membros da Divisão Feminina de Tóquio, tornando-se ainda mais harmoniosas e formando uma união espiritual cada vez mais forte, criem um drama de total vitória que deixe impressionados nossos companheiros do Japão e de todo o mundo.

Tornem as pessoas fortes

No selo escolar da Universidade de Pedagogia Fujian aparecem as imagens de um brilhante sol e de folhas novas. Estou determinado a trabalhar com o distinto corpo docente de sua universidade — que é o sol do século da educação — para iluminar o futuro para que os jovens da China e do Japão possam desenvolver-se como folhas novas.

Gostaria de agradecer a todos os rapazes e moças da Divisão dos Estudantes das 78 universidades da região metropolitana de Tóquio, incluindo a Universidade Soka, por sua participação no dia de hoje.

Sob a liderança do presidente Zeng Minyong, a Universidade de Pedagogia Fujian completará no próximo ano seu 95o aniversário. Gostaria de oferecer também meus sinceros parabéns pelo centenário dessa escola, que será comemorado em 2007, um marco que brilha radiantemente nos anais da educação. Oro pela eterna glória de sua universidade neste momento em que ela parte para uma nova e grandiosa jornada de paz e amizade, saindo de Fujian, que foi uma importante base do Caminho da Seda Marítimo. Que esta escola seja gloriosa por centenas de gerações.

Gostaria de oferecer minhas profundas orações pela excelente saúde e ilimitada boa sorte e sabedoria de nossos estimados convidados e de todos que estão aqui hoje, tão cheios de vitalidade e de esperança no futuro.

O notável pensador de Fujian, Yan Fu (1854–1921), disse: “Para construir uma sociedade ideal, estimule primeiro o poder do povo! Em segundo lugar, desenvolva a sabedoria do povo! Em terceiro, eleve a humanidade do povo!”6 É exatamente como ele diz. Tenho a convicção de que essas são palavras de total verdade e justiça. Elas estão firmemente de acordo com o espírito da SGI. Gostaria de encerrar meu discurso de profunda gratidão confirmando junto com todos os senhores este sincero brado pela vitória do povo.

Xie Xie! (Muito obrigado!)

Compartilhar nas