Budismo na Vida Diária
BS
(120) Preceito da adaptação a costumes locais (zuiho bini)
Última parte
25/10/2003

A importância desse princípio é atestada mesmo na história da propagação do Budismo de Sakyamuni. Muitos anos após sua morte, a ordem budista dividiu-se em diversas correntes, nas quais as principais eram o Mahayana (composto por monges progressistas) e o Hinayana (composto por monges conservadores). A corrente Mahayana que, partindo da Índia, percorreu o norte da Ásia, chegando à China, Coréia e Japão, incorporou a cultura dos costumes locais, evoluindo com o tempo e tornando-se acessível às pessoas; em contrapartida, a corrente Hinayana, que se propagou pelo sudeste da Ásia, manteve as práticas budistas primitivas como austeridades e meditações, perdendo sua força com o tempo.
No caso do Budismo de Nitiren Daishonin, como vertente do budismo Mahayana, tornou-se universal, sem perder a essência do Sutra de Lótus e sendo fundamentado na própria realidade.
A propagação do Budismo de Nitiren Daishonin em escala mundial, iniciada pelo presidente Ikeda em 1960 e presente hoje em 186 países e territórios, certamente se deveu à aplicação prática do princípio de zuiho bini, tornando-o acessível e compreensível a todas as pessoas, respeitando as culturas, tradições e hábitos de cada localidade.
4) O princípio de zuiho bini influencia a forma de realização das atividades da organização?
Sim. As atividades promovidas pela SGI em cada país levam em conta sua cultura e seus costumes, sem, contudo, perder a essência do Budismo de Nitiren Daishonin em conduzir as pessoas à felicidade absoluta, isto é, ao caminho da iluminação ou do estado de Buda por meio da recitação do Nam-myoho-rengue-kyo. No capítulo “Alvorecer” da Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda afirma: “Meu maior receio é de os dirigentes caírem na inflexibilidade de aplicar o mesmo método de atuação no Japão em todo o mundo, considerando-o como o único e absoluto meio. Isso seria como impor a todas as pessoas do mundo os modos típicos do Japão. Se pensar que essa é a maneira correta de fazer a prática da fé, o budismo será visto como um ensino estreito e limitado. Dessa maneira, em vez de ser budismo, será chamado de ‘religião japonesa’. O Budismo de Nitiren Daishonin não é um ensino apenas para os japoneses, é uma religião para toda a humanidade.” (Vol. 1, pág. 25.)
Mesmo a atual forma da realização do Gongyo, constituída da recitação do capítulo Hoben e do trecho Jigague do capítulo Juryo do Sutra de Lótus, adotada pelos membros da SGI, é um exemplo da aplicação do princípio de zuiho bini a um aspecto que se enquadra como kegui (formalidades da doutrina) da prática budista.
Vale lembrar que o budismo expõe os princípios de keho (doutrina) e kegui (formalidades da doutrina). Keho refere-se aos ensinos e às leis expostas no budismo, isto é, seus aspectos imutáveis, enquanto kegui trata das formalidades e cerimônias da prática budista que podem passar por mudanças e adaptações de acordo com a época, as condições de seus praticantes e o estágio do Kossen-rufu.
Enfim, na SGI desenvolve-se a prática do Budismo de Nitiren Daishonin, aplicando o princípio de zuiho bini em conformidade com a própria época e respeitando cada pessoa como um extraordinário valor humano da sociedade.
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