marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Caderno

Criando jovens monarcas de força e paixão

download do ícone
ícone de compartilhamento

25/10/2003

Criando jovens monarcas de força e paixão
Queridos amigos da Divisão dos Universitários, tudo bem? Que tal começarmos fazendo uma viagem? Uma viagem no tempo.

No significativo ano de 1960, o presidente Ikeda pisou pela primeira vez em terras brasileiras, fundando assim o primeiro distrito fora do Japão. Graças a seus esforços, hoje podemos praticar esse maravilhoso budismo. Desde então, viemos trilhando o caminho da grande correnteza de criação de valores humanos, ao qual nós, como jovens e universitários, temos a missão de dar continuidade, desenvolvendo pessoas que façam a diferença na sociedade e contribuam para um mundo melhor.

Na mensagem enviada pelo presidente Ikeda para o Encontro Nacional dos Estudantes, realizado no dia 13 de abril deste ano, ele orienta: “Seja o sol dos herdeiros Soka! Digo isso porque acredito em vocês como ‘sol da coragem’ que transmitirão com todo o ardor o ‘coração do rei-leão’ para os jovens líderes do século XXI.”

Nossa missão é abraçar a grande causa desse movimento em prol da paz, cultura e educação, propagando o budismo e transmitindo os ideais humanísticos Soka para o bem de todas as pessoas. No poema “Brasil, Seja Monarca do Mundo!” o presidente Ikeda escreveu: “Que sejam humanistas de braços fortes em luta solidária com as pessoas deserdadas. / Atuem agora e vivam o presente com a certeza de que neste exato instante está se erguendo o futuro.” (Brasil Seikyo, edição no 1.617, 25 de agosto de 2001, pág. A3.)

Todos os esforços para transmitir nossos ideais aos amigos certamente conduzirão a sociedade a um futuro pacífico e promissor. E nossa grande oportunidade está em nosso “Movimento Cívico Estudantil pela Paz”, que tem como objetivo reunir trinta mil estudantes em todo o Brasil. Com certeza, juntamente com nossos amigos da Divisão dos Herdeiros, vocês devem estar a todo vapor nos preparativos para essa atividade, não é? Nessa oportunidade, cada estudante terá seu momento de conscientização com relação ao seu papel como cidadão e, principalmente, para criar um grande movimento de expansão da cultura de paz da SGI a todas as pessoas.

Na proposta de paz deste ano, intitulada “Por uma ética global de coexistência. A dimensão da vida: um paradigma”, o presidente Ikeda enfatiza: “A paz não se concretiza com uma espera passiva. Deve ser trabalhada com energia e concentração. A ‘arma’ mais poderosa daqueles que desejam criar a paz é o diálogo, a recusa em abandonar a capacidade da linguagem, que é o que nos faz humanos. O diálogo e a comunicação — seja qual for o resultado imediato — são em si um ato de fé em nossa humanidade.” (Terceira Civilização, edição no 417, maio de 2003.)

O segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, costumava dizer: “O que constrói a nova era é a força e a paixão dos jovens.” Então, com essa força, paixão, alegria, determinação e disposição, que são as marcas registradas da Divisão dos Estudantes, vamos juntos, como “irmãos mais velhos” que são exemplo e referência para os demais níveis, criar cada vez mais grandes e valorosos herdeiros do ideal do mestre, que sejam como frondosas árvores que frutificarão.

Desejamos a todos boa sorte e sucesso nos últimos preparativos para o “Movimento Cívico Estudantil pela Paz”.

Um caloroso abraço!

Divisão dos Universitários da BSGI

Compartilhar nas