marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Recanto de beleza natural

download do ícone
ícone de compartilhamento

25/10/2003

Recanto de beleza natural
As terras que constituem o município de Rio Bonito foram, em seus primórdios, habitadas pelos índios Tamoios e incorporadas no século XVI à capitania de São Vicente.

Localizada na Região da Baixada Litorânea, Rio Bonito está a oitenta quilômetros do Rio de Janeiro, sendo passagem para a Região dos Lagos. Pela sua privilegiada localização, a cidade tem servido de referência para a região, sendo ponto de compras para municípios vizinhos.

Com aproximadamente cinqüenta mil habitantes, seu relevo é bem acidentado, principalmente ao norte, onde se localizam as serras. A serra do Sambê é o ponto mais elevado do município. Nela podem ser vistas borboletas das mais variadas espécies, diversos tipos de insetos e pássaros e ainda animais como capivaras, pacas, preás e coelhos. Nas porções remanescentes de mata fechada, encontra-se porcos do mato, tatus, onças, micos, cahorros do mato, quatis, gatos selvagens, cotias e cobras.

Cortada por diversos rios, o município é um grande cartão postal do país, apresentando belíssimos cenários ricos em paisagens naturais.

Uma coroa de progresso

Uma cidade completamente urbanizada, com mais de trezentos e cinqüenta mil moradores. Duzentas e quinze mil pessoas produzindo. Tudo isso, em parte, devido aos esforços e aos ideais do casal Esquivel, que sonhava em ver o crescimento do vilarejo onde habitavam.

Em 1946 surgiram as primeiras empreitadas em busca de recursos para a melhoria local. Houve uma pequena organização popular em torno da questão. Nesta luta, um personagem teve papel fundamental, Miguel Reale, procurado pelo casal Esquivel para falar sobre os ideais de emancipação do vilarejo. O casal Esquivel contagiou Reale, que aconselhou os moradores da vila a definirem as divisas e lançarem uma proposta de criação de um novo distrito, sugerindo um nome que completasse o ABC. Acabou encontrando “Diadema”, que significa “tiara” ou “coroa”.

Em 3 de outubro de 1959 ocorreram as primeiras eleições para os quadros dos poderes Executivo e Legislativo. O professor Evandro Caiafa Esquivel venceu e assim começou a dar os primeiros passos rumos ao desenvolvimento do município. Atualmente ele é considerado como um ícone da história da cidade, por seus ideais de liberdade e a construção de um município com características próprias e independente.

Compartilhar nas