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Caderno da Mulher

UMA MENTE REFLEXIVA - O CAMINHO PARA UMA MUDANÇA PROFUNDA

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15/11/2003

UMA MENTE REFLEXIVA - O CAMINHO PARA UMA MUDANÇA PROFUNDA
Todas as pessoas, sem exceção, têm uma meta na vida: ser feliz. Muitos caminhos são percorridos para se atingir essa finalidade, e a religião tem um papel importantíssimo nesse processo.

Em primeiro lugar, é preciso entender a causa do sofrimento. O Budismo Nitiren elucida que o destino de uma pessoa é moldado pela rigorosa e imutável lei de causa e efeito. Tudo o que uma pessoa faz, bem ou mau, por meio de pensamentos, palavras ou ações, em existência prévias ou atual, resultam em efeitos. Assim, o grau de felicidade ou infelicidade de uma pessoa depende das causas que ela faz a todo o instante.

O Sutra Shinjikan afirma: “Se deseja compreender as causas que existiram no passado, veja os resultados que são manifestados no presente. E se deseja compreender quais resultados serão manifestados no futuro, olhe as causas que existem no presente.” (As Escrituras de Nitiren Daishonin, vol. 2, pág. 164.)

Contudo, por mais negativa que sejam as causas, a prática do Budismo Nitiren possibilita a qualquer pessoa tornar-se feliz na presente existência. Inúmeras pessoas que abraçaram esse ensino e se defrontaram com grandes sofrimentos conseguiram infalivelmente superá-los. Porém, existem também aquelas que não conseguem realizar uma mudança significativa em sua vida. Pode-se dizer que isso é decorrente de uma postura e visão deturpada da prática da fé, esquecendo que o objetivo de quem pratica o Budismo Nitiren é a revolução humana e a manifestação da natureza de Buda inerente na vida.

A revolução humana acontece quando uma pessoa liberta-se da ilusão que a impede de ver claramente a vida como realmente é. Essa é a diferença entre um buda e um mortal comum. Uma pessoa que manifesta o estado de Buda não é arrastada pelos oito ventos da prosperidade, da pobreza, da desgraça, da honra, do elogio, da censura, do sofrimento e do prazer.

Para se ter o controle sobre si mesmo e realizar uma mudança realmente significativa na vida, é preciso buscar uma constante reflexão sobre seu pensamento e suas ações, nunca se desviando dessa meta principal.

O budismo surgiu dessa postura, quando Sakyamuni se perguntou qual a causa do sofrimento humano e como extingui-lo, não desistindo até obter a resposta.

Esse mesmo espírito está intrínseco na Soka Gakkai, com o exemplo dos sucessivos presidentes, Tsunessaburo Makiguti, Jossei Toda e Daisaku Ikeda.

Makiguti dizia: “Como seres humanos, devemos avançar continuamente. E devemos fazê-lo com um senso de propósito. É claro que ao longo do caminho inevitavelmente sofreremos derrotas e cometeremos erros. Essas serão oportunidades para fazermos uma auto-reflexão. Sem isso, não podemos progredir. Algumas pessoas dizem que fazer auto-reflexão é viver no passado e que, portanto, não se pode conseguir nada de positivo com isso. No entanto, a auto-reflexão não é o mesmo que se arrepender, apesar de as pessoas sempre fazerem confusão. Nada se consegue do arrependimento. A auto-reflexão leva ao avanço.” (Brasil Seikyo, edição no 1.640, 16 de fevereiro de 2002, pág. A3.)

Em suma, refletir não é devanear, algo estático. A reflexão pressupõe três condições: uma decisão, um questionamento e uma ação concreta. Isto é, definir o que se quer, perguntar-se como consegui-lo e buscar sua concretização.

Certa ocasião, perguntaram ao físico brasileiro Marcelo Gleiser, autor do best-seller A Dança com o Universo, qual a diferença entre um cientista comum e aquele que consegue realizar descobertas científicas revolucionárias Segundo ele, basicamente a diferença está na pergunta que o cientista faz para encontrar a resposta para seu problema. Se ele fizer a pergunta errada, por mais que pesquise por vários anos, jamais encontrará a resposta adequada.

Da mesma forma, pode-se dizer que a vida de uma pessoa depende das perguntas que ela faz a si mesma, de suas reflexões sobre a vida.

À medida que uma pessoa começa a questionar onde está falhando para não concretizar seus objetivos, como vencer sua fraqueza, como polir um aspecto negativo de seu caráter, como contribuir de forma positiva em sua organização, em seu trabalho etc., abre-se um novo caminho para uma transformação grandiosa em sua vida.

Ao contrário, se fechar os olhos, buscando respostas fáceis e justificativas para os acontecimentos à sua volta, com certeza encontrará um impasse. Então, em vez de tentar recuperar o que perdeu e se perguntar tardiamente como foi capaz de ser tão cega, é preferível assumir as rédeas da vida, refletindo constantemente sobre sua própria condição e viver sem arrependimentos.

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