marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Caderno

Dicas especiais de outono

download do ícone
ícone de compartilhamento

12/06/2004

Dicas especiais de outono
É hora de fazer a poda

de algumas plantas

Hortênsia

O início do outono é a época para a poda da hortênsia. A poda pode ser vigorosa, cortando boa parte dos galhos, para que a planta floresça mais intensamente a partir do início da primavera.

Uma outra dica: das sobras dos galhos podados, pode-se fazer novas mudas da planta.

Roseira

No caso das roseiras é preciso fazer uma poda bem acentuada no fim do outono ou início do inverno, para florirem mais vigorosamente a partir da primavera. Deve-se podá-las anualmente nesta época, eliminando os galhos mais finos e secundários e cortando boa parte dos galhos dominantes e principais.

As ferramentas também são importantes: utilize sempre tesoura apropriada para poda, afiada e limpa. O corte deve ser feito em ângulo.

Vamos adubar

As camélias e azaléias, para que floresçam bem na estação, devem ser adubadas logo no início do outono, com NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) na medida 4:14:8 (você encontra esse adubo em casa de materiais para jardim) e farinha de ossos.

Azaléia – (Rhododendron simsii Planch)

Arbusto lenhoso, muito florífero, originário da China, formado por hibridação e seleção entre várias espécies.

As flores são geralmente coloridas, brancas, vermelhas, arroxeadas, róseas, simples ou dobradas, não raro listradas, que surgem no outono-inverno.

São intensamente cultivadas em vasos, bordaduras de beira de caminhos, em grupos, renques ou como espécie isolado, mantidos podados ou não. A poda somente pode ser feita após o período do florescimento. Apreciam os solos ácidos e com boa fertilidade, bem como temperaturas amenas.

Multiplica-se por estacas-ponteiro, plantadas sob proteção de estruturas.

Compartilhar nas