Reflexão Sobre o Gosho do Mês
BS
Construindo uma vida de vitórias!
Esta série do Departamento de Estudo de Budismo da BSGI tem como objetivo fornecer apoio e incentivo às comunidades e aos seus membros por meio de reflexões e experiências pessoais de líderes da BSGI. Os artigos semanais também poderão ser utilizados para complementar o “Gosho do Mês”, “As Barragens da Fé”, publicado no Caderno de Estudo.
09/10/2004
Alguns dias depois, li o seguinte incentivo do presidente Ikeda: “Budismo significa ser vitorioso. Ao avançarmos um passo de cada vez em meio à realidade de nossa vida diária, mostrando uma concreta prova real, ao nos tornarmos vitoriosos e bem-sucedidos em nossa vida e pessoas que desfrutam abundante boa sorte, estamos demonstrando com nosso próprio ser a validade do Budismo de Nitiren Daishonin e servindo como uma fonte de esperança e inspiração para aqueles que nos seguem no caminho da fé”. (Brasil Seikyo, edição no 1.392, 30 de novembro de 1996, pág. 3.)
Realmente é mais fácil falar para os outros o que eles devem fazer! Muitas vezes somos rigorosos com as pessoas, mas necessitamos de compreensão e paciência quando se trata da gente.
Na hora lembrei-me daquela amiga. Na verdade, o meu intuito foi de ajudá-la, mas até que ponto estou colocando tudo aquilo em prática também em minha vida? Será que compartilhando com ela a minha vida conseguiria inspirá-la? Comecei uma grande reflexão a partir daí.
Como praticantes do Verdadeiro Budismo, devemos a cada dia aprimorar nossa prática da fé, construindo uma vida repleta de conquistas e alegrias. Com certeza, sofrimentos e obstáculos surgirão, mas estaremos prontos para empreender uma grande luta e vencer no final. E assim, naturalmente conseguiremos tocar o coração das pessoas e incentivá-las! Como o presidente Ikeda orienta: “Cada um de nós deve começar desafiando a si próprio. Parece simples, mas se cada um de nós fizer isso, colocará em movimento uma importante onda de mudança. Vamos agora desafiar a nós próprios novamente. Também é importante esclarecer os objetivos e as responsabilidades. É claro que isso também não deve ser imposto aos outros. Além do mais, as pessoas não se sentirão motivadas a empenhar um esforço genuíno se essas coisas forem transmitidas de uma forma mecânica e burocrática. Precisamos transmitir nosso espírito. Precisamos tocar o coração das pessoas e inspirá-las”. (Ibidem, edição no 1.724, 22 de novembro de 2003, pág. A3.)
Buscando esse aprimoramento diário e desafiando a nós próprios, com certeza jamais permitiremos que as dúvidas se alojem em nosso coração, seja ela pequena ou grande. E se nesse movimento de avanço pessoal uma dúvida surgir, vamos procurar resolvê-las, dialogando com os companheiros, com os veteranos, estudando as escrituras, lendo as orientações do mestre ou orando com a firme determinação de solidificar a prática da fé. O presidente Ikeda afirma: “A vida é vitória ou derrota. Mais importante do que centenas de teorias intelectuais, é vencermos de fato. A história da Soka Gakkai brilha radiantemente com incontáveis exemplos de pessoas que desafiam os obstáculos com sincera oração e triunfam sobre eles. A oração é nossa “arma” mais poderosa. Se recitarmos Daimoku de todo coração e continuarmos a empreender esforços para desafiar nossa situação, seguramente venceremos no final. Nosso objetivo é esta única palavra: vitória.” (Ibidem, edição no 1.726, 6 de dezembro de 2003, pág. A3.)
Um grande abraço a todos!
Compartilhar nas