Em Dia
BS
Lírio-branco: Símbolo da Divisão Feminina
Trechos da parte 48 do ensaio “O Resplendor do Século da Humanidade” de autoria do presidente Ikeda, publicada no Seikyo Shimbun do dia 24 de setembro.
09/10/2004
São lírios-brancos
e perfumados
Que aqui se reuniram.
São corações sublimes
Num elo de amizade.
Nessa época, a sociedade japonesa ainda vivia os conturbados dias do pós-guerra. O sofrimento das mulheres era demasiadamente grande por serem as principais vítimas do conflito armado.
Contudo, a semente e a raiz de uma simples flor contém a força para criar um imenso jardim de flores. Acreditando nessa força, o presidente Toda se levantou decididamente em prol da felicidade de todas as mulheres e plantou um pé de lírio-branco no solo árido e ressequido do pós-guerra. Dessa flor surgiu a Divisão Feminina que é a maior instituição de mulheres no mundo atual.
Na antiguidade, o lírio foi considerado símbolo de esperança, dignidade e nobreza. “Sejam sublimes como o lírio-branco! Sejam nobres como o lírio-branco! Façam desabrochar a flor da felicidade tal como o lírio-branco!” — esta expectativa do meu venerado mestre tornou-se uma realidade e os laços de união das mulheres da Soka Gakkai formam atualmente a maior rede mundial de solidariedade de paz e felicidade.
Na estrada do Kossen-rufu,
O florir dos lírios-brancos
Alivia a fadiga
E tranqüiliza as pessoas.
No mês de setembro passado, em meio ao refrescante clima de outono, surgiram líder e vice-líder lírio-branco em todos os blocos da Soka Gakkai do Japão. Essa é a nova denominação do cargo das dirigentes de bloco que vieram conquistando muitas vitórias atuando na linha de frente do Kossen-rufu. Nessa denominação está inserida a admiração e a gratidão de todos os companheiros.
O bloco é a vanguarda das atividades do Kossen-rufu. Todos os dirigentes devem ter a maior consideração, dar a maior atenção, ter o máximo respeito e atuar lado a lado das pessoas que exercem tão importante função.
Os dirigentes jamais devem ser prepotentes. Ao contrário, devem servir para o bem dessas nobres líderes.
Compartilhar nas