marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Budismo na Vida Diária

(164) O princípio místico da verdadeira causa

2a parte

download do ícone
ícone de compartilhamento

13/11/2004

(164) O princípio místico da verdadeira causa
(B): O objetivo da prática da fé, como budistas, não fica restrito a alcançar o estado de Buda, não é?

(A): Correto. Pelo princípio de “Abraçar a Lei Mística é a própria iluminação”, quando abraçamos o Gohonzon podemos imediatamente manifestar o estado de Buda em nossa vida. O próximo passo é, tendo como base o estado de Buda, destemidamente mergulhar na sociedade dominada pelos nove estados visando salvar as pessoas dos sofrimentos causados pela escuridão inata da vida. Esta é a atitude dos bodhisattvas da Verdadeira Causa.

(C): Assim, de acordo com o princípio místico da Verdadeira Causa, nossa prática consiste em ir e vir constantemente entre a prática individual de realizar Gongyo e Daimoku e a prática altruística de propagar a Lei Mística (Chakubuku). A chave para manifestar o estado de Buda encontra-se na continuidade dessas atividades.

(A): Em síntese, o Budismo da Verdadeira Causa existe no constante e incansável empenho para elevarmos cada vez mais a nossa vida cotidiana e a sociedade atual com a suprema filosofia de vida de Nitiren Daishonin. Por essa razão, os princípios “a fé é a própria vida diária” e “o budismo é a própria sociedade” são fundamentais no Budismo de Nitiren Daishonin.

(B): Em algumas ocasiões ouvi uma orientação relacionando os Princípios Místicos da Verdadeira Causa e do Verdadeiro Efeito com a unicidade de mestre e discípulo. Como podemos entender este conceito?

(A): Numa mensagem do presidente Ikeda a membros da região de Tóquio consta: “O Budismo de Nitiren Daishonin é o ensino da Verdadeira Causa. O mestre é o verdadeiro efeito, e a verdadeira causa são os discípulos. Com base nesse princípio, o mestre e seus seguidores praticam juntos, eternamente, a Lei Mística da Verdadeira Causa. Em conseqüência, se uma pessoa assumir a postura do ‘verdadeiro efeito’ e acreditar que já conseguiu o necessário ou que não haverá problema deixar o trabalho mais árduo para os outros, será melhor não ficar esperando receber o verdadeiro benefício da fé. Em suas escrituras, observamos que com freqüência Daishonin pede a seus seguidores que se esforcem cada vez mais. Até mesmo para as pessoas que já praticavam havia décadas ele pedia que fortalecessem a fé mais do que nunca.”

(C): É verdade. Em inúmeras escrituras ele incentiva seus discípulos a fortalecerem a fé. Um exemplo é a famosa passagem da escritura “A Felicidade neste mundo”: “Apenas ore Nam-myoho-rengue-kyo. (...) Sofra o que tiver que sofrer. Desfrute o que existe para ser desfrutado. Considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida, e continue orando Nam-myoho-rengue-kyo, não obstante o que aconteça. Então, experimentará a infinita alegria da Lei. Fortaleça a sua fé mais do que nunca.”

Compartilhar nas