Nova Revolução Humana
BS
CASTELO DE LUZ - 38
13/11/2004
A realização desse festival foi sugerida por Shin-iti Yamamoto. Por ocasião do curso de verão da Coordenadoria Cultural, Shin-iti foi informado pelos líderes do Departamento Artístico que o número de integrantes estava prestes a alcançar dez mil membros.
— Isso é maravilhoso! Que tal realizarmos um festival para apresentar o dom artístico desses membros? Se for possível, programem a realização nas principais regiões do Japão.
O plano de fundação do Departamento Artístico foi anunciado em dezembro de 1961 e a reunião de fundação ocorreu em março do ano seguinte com apenas vinte integrantes. Um ano e meio depois, esse departamento promoveu o primeiro festival de arte em novembro de 1963 sob o tema “Prisma do Dinamismo da Música”. Esse evento teve lugar em Tóquio, no bairro de Shinzuku, e emocionou os expectadores com danças folclóricas do Japão, da China e da Índia, além das apresentações de cantores e músicos. Foi realmente um festival de arte que fez florescer uma nova cultura humana com muita criatividade.
Três anos depois, em julho de 1966, o segundo festival de arte foi realizado no Centro Cívico de Shibuya, em Tóquio. Esse evento contou com a participação de cerca de quinhentos integrantes do Departamento Artístico. Além das apresentações no palco, houve também a exposição de pinturas, arranjos florais e de plantas ornamentais.
Em novembro do ano seguinte, os membros de Kansai realizaram o festival de arte na cidade de Osaka. O movimento artístico embasado na filosofia de vida do budismo estava se expandindo em diversas localidades do Japão.
Como resultado desse desenvolvimento do Departamento Artístico, Shin-iti Yamamoto sugeriu a realização do festival de arte nas principais regiões do Japão.
Depois de um planejamento preliminar, ficou definida a promoção em cinco regiões: Tyubu, Shikoku, Kyushu, Kansai e Tóquio. A partir de então, os membros do Departamento Artístico dessas regiões deram início ao planejamento mais detalhado.
“Vamos descortinar a renascença do humanismo budista” — esta era a consciência dos pioneiros do movimento artístico da Soka Gakkai.
Compartilhar nas