marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Dia 2 de outubro: um novo passo para a paz mundial

download do ícone
ícone de compartilhamento

07/10/2006

Dia 2 de outubro: um novo passo para a paz mundial
Há 46 anos, no dia 2 de outubro, o terceiro presidente da Soka Gakkai, Daisaku Ikeda, dava o mais importante passo para o Kossen-rufu mundial, semeando o Budismo de Nitiren Daishonin em terras estrangeiras.

Relembrando esse fato, os integrantes da BSGI de várias localidades do Brasil realizaram a Reunião Comemorativa do “Dia da Paz Mundial”, como ficou conhecido o dia 2 de outubro.

No Auditório Presidente Ikeda, a reunião contou com a participação do presidente da BSGI, Eduardo Taguchi, que junto com os coordenadores das quatro divisões e líderes das Subcoordenadorias Sul 1 e 2, reconfirmaram o compromisso de mestre e discípulo para dar continuidade aos esforços empreendidos pelo presidente Ikeda em sua jornada pela paz.

A Divisão dos Jovens das subcoordenadorias apresentou um histórico da data, citando o sentimento do presidente Ikeda em corresponder aos anseios de seu mestre e possibilitar às pessoas conquistarem a felicidade por meio da prática budista. Relatos de comprovação de alguns membros das regiões metropolitanas que compõem as subcoordenadorias serviram de estímulo para os demais companheiros.

Ricardo Miyamoto, coordenador da DMJ da BSGI, falou da importância da determinação de uma única pessoa, dando o exemplo da ação realizada pelo presidente Ikeda que, após 46 anos, propagou o Budismo Nitiren para 190 países e territórios, afirmando que a determinação de cada um naquele instante poderia garantir grandes transformações tanto pessoais como organizacionais.

Em suas palavras, Taguchi afirmou que somente por meio da unicidade de mestre e discípulo é que a organização se fortalecerá nos próximos cinqüenta e cem anos.

Na CRJ, o “Dia da Paz Mundial” foi comemorado no Centro Cultural do Rio de Janeiro, reunindo membros de várias subcoordenadorias. O significado da data foi apresentado pela vice-responsável de distrito, Helena Alves.

Carla Jeremias, responsável da DFJ da Área Caxias; André de Castro, responsável da DMJ da Área Engenho Novo, e Linda Izumi Shimota, responsável da DFJ da Subcoordenadoria Leopoldina, relataram a participação no Curso de Aprimoramento dos Jovens da SGI.

Luiz Henrique Jardim, responsável da Subcoordenadoria Leopoldina, incentivou os participantes a seguirem o exemplo do presidente Ikeda e a darem passos decisivos na concretização de seus objetivos.

Compartilhar nas