marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Outros

Um exemplo de fé e sabedoria

No Brasil, o livro Kaneko, Seu sorriso, Sua felicidade, lançado no mês de agosto pela Editora Brasil Seikyo, tem causado grande repercussão na organização. O Brasil Seikyo publicará até a segunda semana de novembro comentários de alguns líderes da BSGI sobre a obra. Devido à isso, as seções Tendência & Opinião, Lições da Vida e Budismo Fácil não serão publicadas durante esse período.

download do ícone
ícone de compartilhamento

07/10/2006

Um exemplo de fé e sabedoria
Fantástico! Maravilhoso! Estou lendo pela terceira vez! O livro Kaneko, Seu sorriso, Sua felicidade foi ansiosamente aguardado pelas integrantes da DF da BSGI. Assim que adquiri o meu, carregava-o nas visitas e nas reuniões, pensando na divulgação desta obra inspiradora. Para minha surpresa, muitas integrantes da DF estavam lendo. Eu conhecia alguns episódios da vida de Kaneko Ikeda por meio dos discursos do presidente da SGI, Daisaku Ikeda, e dos comentários de algumas veteranas.

O livro é de fácil compreensão. Durante a leitura, senti como se estivesse dialogando com Kaneko Ikeda. Ao final, ficou o gostinho de “quero mais”. “Que pena! Já terminou!”, pensei.

O budismo é ação, não é teoria. Budismo é vida diária. Este é o exemplo demonstrado por Kaneko Ikeda, um espelho de comprovação como esposa e mãe em seus 55 anos de conversão ao Budismo de Nitiren Daishonin.

Quando o presidente Ikeda e Kaneko completaram bodas de ouro (50 anos de casamento), lembro de que, em um discurso ele afirmou que, quanto maior os anos de convivência, melhor se torna o relacionamento de um casal, em todos os sentidos.

Confesso que eu pensava ser normal uma certa acomodação no decorrer dos anos. Refleti profundamente e agradeci por ele me incentivar a todo o momento por meio de seus discursos.

Na sociedade, vemos muitas famílias em degradação. E somos parte dessa sociedade. Completei bodas de prata na semana passada (25 anos de casamento). Abri meus olhos e meu coração diante dessas afirmações do presidente Ikeda. Como milhares de integrantes da DF, penso eu, não é nada fácil conduzir uma família. Mas, com base nos discursos do presidente Ikeda e no próprio exemplo de Kaneko, é certo que podemos construir uma família harmoniosa. É com essa convicção que eu e meu marido temos procurado direcionar nossa família.

Pela atuação de Kaneko Ikeda, como esposa que apoiou as ações em prol da paz do marido, ela recebeu o título de “Cidadã Honorária de Brasília”. Foi a primeira homenagem conferida a ela, e ainda aqui no Brasil!

Kaneko Ikeda é um exemplo a seguir no cumprimento de sua missão como líder, esposa, mãe, avó, que comprovou o budismo em sua vida diária. Ela é uma mulher de profunda fé e sabedoria. Com certeza, é merecedora do “Prêmio Sorriso” concedido pelo marido.

Maria Amanai Endo,

Vice-coordenadora-geral da DF da BSGI.

Compartilhar nas