Outros
BS
Um exemplo de fé e sabedoria
No Brasil, o livro Kaneko, Seu sorriso, Sua felicidade, lançado no mês de agosto pela Editora Brasil Seikyo, tem causado grande repercussão na organização. O Brasil Seikyo publicará até a segunda semana de novembro comentários de alguns líderes da BSGI sobre a obra. Devido à isso, as seções Tendência & Opinião, Lições da Vida e Budismo Fácil não serão publicadas durante esse período.
07/10/2006
O livro é de fácil compreensão. Durante a leitura, senti como se estivesse dialogando com Kaneko Ikeda. Ao final, ficou o gostinho de “quero mais”. “Que pena! Já terminou!”, pensei.
O budismo é ação, não é teoria. Budismo é vida diária. Este é o exemplo demonstrado por Kaneko Ikeda, um espelho de comprovação como esposa e mãe em seus 55 anos de conversão ao Budismo de Nitiren Daishonin.
Quando o presidente Ikeda e Kaneko completaram bodas de ouro (50 anos de casamento), lembro de que, em um discurso ele afirmou que, quanto maior os anos de convivência, melhor se torna o relacionamento de um casal, em todos os sentidos.
Confesso que eu pensava ser normal uma certa acomodação no decorrer dos anos. Refleti profundamente e agradeci por ele me incentivar a todo o momento por meio de seus discursos.
Na sociedade, vemos muitas famílias em degradação. E somos parte dessa sociedade. Completei bodas de prata na semana passada (25 anos de casamento). Abri meus olhos e meu coração diante dessas afirmações do presidente Ikeda. Como milhares de integrantes da DF, penso eu, não é nada fácil conduzir uma família. Mas, com base nos discursos do presidente Ikeda e no próprio exemplo de Kaneko, é certo que podemos construir uma família harmoniosa. É com essa convicção que eu e meu marido temos procurado direcionar nossa família.
Pela atuação de Kaneko Ikeda, como esposa que apoiou as ações em prol da paz do marido, ela recebeu o título de “Cidadã Honorária de Brasília”. Foi a primeira homenagem conferida a ela, e ainda aqui no Brasil!
Kaneko Ikeda é um exemplo a seguir no cumprimento de sua missão como líder, esposa, mãe, avó, que comprovou o budismo em sua vida diária. Ela é uma mulher de profunda fé e sabedoria. Com certeza, é merecedora do “Prêmio Sorriso” concedido pelo marido.
Maria Amanai Endo,
Vice-coordenadora-geral da DF da BSGI.
Compartilhar nas