Em Dia
BS
Ongakutai e Kotekitai bailam no palco do mundo
Trechos do discurso proferido pelo presidente da SGI, Daisaku Ikeda, por ocasião da 63a Reunião Nacional de Dirigentes realizada no dia 7 de setembro no Memorial Makiguti de Tóquio e publicado no Seikyo Shimbun do dia 12 de setembro.
14/10/2006
Os títulos honorários acadêmicos de instituições de ensino superior de cinco continentes que me foram outorgados chegarão em breve ao total de duzentos. São honrarias que recebi em nome de todos os integrantes da SGI. Creio que se tornará o mais glorioso feito do mundo.
Tenho recebido mensagens de felicitações de reno-mados intelectuais de diversos países como também de líderes do Japão que consideram esse feito como “homenagens que unem a humanidade”, “um monumento dourado e eterno” e “maior orgulho do Japão”.
Esse feito é a cristalização da educação da “Universidade Toda”. Tenho a plena convicção de que é a comprovação da vitória dos grandiosos mestres Makiguti e Toda.
O budismo não é idealismo. Tudo é comprovação. É possível mostrar infalivelmente a vitória. De qualquer forma, todos esses títulos significam que meus companheiros, que compartilharam comigo as alegrias e as tristezas, desfrutarão e serão glorificados por toda a existência. Estou orando com seriedade para que seja dessa forma. Tornar isso infalível é o poder da Lei Mística.
Nossos companheiros estão se empenhando em criar um novo desenvolvimento do Kossen-rufu em 190 países e territórios filiados à SGI. É uma época em que estamos promovendo uma nova e grandiosa decolagem. É para esse rumo que estou direcionando as nossas atividades. (...)
Quando dialoguei com o renomado historiador Arnold Toynbee, estava na faixa dos 40 anos. Em maio de 1973, ao término do diálogo, que se estendeu por dois anos, perguntei-lhe o que ele mais gostaria de fazer naquele momento. Ele respondeu com firmeza: “Continuar o que nós estamos realizando agora dentro desta sala. Nosso diálogo representa um sublime esforço para unir a humanidade como uma família”. Venho expandindo até hoje o caminho do diálogo que une as pessoas, seguindo o desejo de Toynbee. Conforme dito por ele e pelo meu mestre Toda, estou promovendo diálogos e mais diálogos. (...)
O Kossen-rufu não se realiza sem esforços. Não é também algo que se realizará naturalmente com o passar do tempo. A Soka Gakkai de hoje foi construída pela atuação incondicional de centenas e de milhares de pessoas anônimas. Por ter prezado cada pessoa, por ter valorizado as pequenas reuniões e por ter proporcionado vitalidade às pessoas é que hoje a Soka Gakkai tornou-se um pilar inabalável do Japão. Jamais devemos esquecer esse fato. Jamais devemos perdoar aqueles que nos traem e tentam destruir esse “castelo do povo”.
Para apoiar o empreendimento do presidente Toda, tive de abandonar os estudos acadêmicos. Em contrapartida, ele se dispôs a ensinar-me tudo numa academia particular que eu chamo de “Universidade Toda”. Ele era um gênio em Matemática. Sua obra Matemática pelo Método Dedutivo foi um best-seller com mais de um milhão de exemplares vendidos.
Ele era o professor e eu, seu aluno. Ele ensinou-me também sobre o significado da prática budista. Era preciso estudar antes os pontos fundamentais sobre a vida para que os demais conhecimentos não se tornassem meros textos escritos no papel. Ele explicava as questões da prática de forma racional e universal, e como aplicá-las nas questões sociais. Ele era realmente genial nas definições que dava à prática budista. O presidente Toda dizia que a suprema Lei do Universo era um cofre de sabedoria, uma poderosa espada, o correto caminho dos sábios, uma filosofia imortal, um caminho para a paz e a vitória, a suprema felicidade. Recordo-me com saudades dessas definições.
Durante dez anos, quase todas as manhãs, até mesmo nos feriados e durante a noite, recebi preciosas explanações em sua residência. Como formando da “Universidade Toda”, recebi como benefício inúmeros títulos acadêmicos de renomadas instituições educacionais do mundo inteiro.
Acredito que essa é a verdade de mestre e discípulo. Estou à procura de pessoas capazes de estabelecer a justiça de mestre e discípulo. Gostaria de criar esse tipo de pessoa. Se essa pessoa existe ou não, se ela surgirá ou não, isso é o que decidirá o futuro. Por favor, meus jovens, conto com vocês!
Gostaria que os veteranos incentivassem e encorajassem os mais jovens. Se os veteranos não tiverem entusiasmo, os novatos ficarão desestimulados. Criar inúmeros jovens e enviá-los para o radiante palco da missão! — esta é a grande diretriz da Soka Gakkai.
Compartilhar nas