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Budismo na Vida Diária
As Três Virtudes de Soberano, Mestre e Pais do Budismo da Semeadura dos Últimos Dias da Lei
Budismo na Vida Diária
BS
As Três Virtudes de Soberano, Mestre e Pais do Budismo da Semeadura dos Últimos Dias da Lei
(1a parte)
27/01/2007
Resposta: Com as palavras, “Eu, Nitiren, sou o soberano, mestre e pais de todo o povo do Japão” (Os Escritos de Nitiren Daishonin, vol. IV, pág. 220), Daishonin declara ser aquele que possui todas as três virtudes de soberano, mestre e pais nos Últimos Dias da Lei. Essa passagem também forma a base para designar o escrito “Abertura dos Olhos”, que revela o objeto de devoção em termos de Pessoa. Embora esse trecho possua muitos significados, nesta oportunidade será esclarecida a conduta benevolente como praticante budista que constitui a essência das três virtudes.
O Sutra de Lótus, o ensino essencial do Budismo de Sakyamuni, elucida a suprema benevolência do Buda e sua dedicação de guiar todas as pessoas à iluminação. Daishonin refere-se ao Sutra de Lótus como o “princípio último da benevolência”. (Gosho Zenshu, pág. 9.) No Sutra de Lótus, essa benevolência suprema do Buda é exposta como as três virtudes de soberano, mestre e pais.
A benevolência é o coração do budismo e a essência do Sutra de Lótus. A falta de benevolência contradiz totalmente o espírito do budismo. Em um dos primeiros escritos budistas, o Sutta-nipata, Sakyamuni, fundador dessa filosofia, explica que a “bondade” ou a benevolência é prova da iluminação.
Em outras palavras, aqueles que atingiram a verdadeira iluminação sentem uma infinita benevolência por todos os seres vivos e pelo mundo inteiro. Sem esse espírito, as pessoas não podem se considerar realmente iluminadas. A verdadeira iluminação é uma fonte de benevolência inesgotável; e a benevolência é a prova de nosso verdadeiro estado de Buda.
A frase “Eu, Nitiren, sou o soberano, mestre e pais de todas as pessoas do Japão” (Os Escritos de Nitiren Daishonin, vol. IV, pág. 220), esclarece que a prática de Daishonin como devoto do Sutra de Lótus inclui as três virtudes, como uma expressão da benevolência do Buda exposta no Sutra de Lótus.
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