marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Reflexão Sobre o Gosho do Mês

Olhar para si próprio

• “Sustentando a Fé no Gohonzon”. Publicado nas páginas B1 e B2 do Caderno de Estudo desta edição.

download do ícone
ícone de compartilhamento

27/01/2007

Olhar para si próprio
Refletindo e observando o atual cenário da SGI e da própria BSGI nesses mais de 15 anos de minha atuação na Divisão Masculina de Jovens, tenho notado o quanto a nossa organização tem se desenvolvido e amadurecido. Graças aos abnegados esforços dos três primeiros presidentes da Soka Gakkai, Tsunessaburo Makiguti, Jossei Toda e Daisaku Ikeda, que sempre tiveram seus ideais com base no correto ensino deixado por Nitiren Daishonin.

Daishonin demonstrou com a própria vida que todos os seres humanos possuem dentro de si o estado de Buda. Ele nos mostrou como podemos evidenciá-lo em nossa vida e conquistarmos a felicidade absoluta, ou seja, uma condição de vida que não é abalada por circunstâncias externas. Daishonin materializou o seu estado de vida na forma de mandala, o Gohonzon, para que todas as pessoas, independentemente da época, também pudessem atingir esse estado da verdadeira felicidade absoluta.

Assim, Nitiren Daishonin nos ensina com o escrito “Sustentando a Fé no Gohonzon” a oportunidade de, por meio da sincera recitação do Nam-myoho-rengue-kyo ao Gohonzon, observar a nossa própria vida refletida no espelho do Gohonzon e, assim, enxergar o nosso estado de vida interior, as nossas falhas, as nossas fraquezas, as nossas virtudes e polir nosso coração com o sentimento de realizar sempre ações positivas.

“O que importa é o coração” (WND, pág. 1.000), diz Nitiren Daishonin. Então, o coração deve ser a origem para todas as nossas ações. Quando vemos alguém realizar algo, mesmo que seja algo bom, imaginamos: “Qual é o sentimento dele, ou seja, como está o seu coração?” Será que ele está pensando: “Preciso fazer isto para que o meu dirigente não fique no meu pé cobrando” ou “Tenho certeza que estou contribuindo para melhorar o bem-estar de todos e, ao mesmo tempo, realizando a minha própria revolução humana”. Esse sentimento não pode ser enxergado por ninguém, porém faz toda a diferença no final, assim como o nosso mestre cita as seguintes frases dos escritos: “Onde houver a virtude invisível, haverá o benefício visível” (WND, pág. 907) e “A virtude invisível causa o benefício visível” (WND, pág. 940). O presidente Ikeda afirma que, com certeza, aqueles que empreendem boas ações, que não são notadas, colherão benefícios visíveis e concretos. Pessoas que sempre agem assim, com certeza, são vitoriosas.

Daishonin nos concedeu o Gohonzon e ele é igual para todos. Mas o quanto podemos extrair de seu poder depende da força de nossa fé, em polir cada vez mais nosso coração. Sabemos que nosso sentimento muda a cada segundo, estamos a todo momento alternando entre os dez estados de vida. É preciso desafiar diariamente e a todo momento para vencer a si mesmo.

Sabemos como uma organização é observando como são as pessoas que fazem parte dela. Dessa forma, observando o constante crescimento e desenvolvimento da BSGI, temos a total certeza do correto caminho que estamos seguindo.

Sem qualquer dúvida no coração, vamos avançar ainda mais nesta época dourada da SGI e garantir nossa vitória este ano como dignos discípulos do presidente Ikeda.

Compartilhar nas