Caderno Soka
BS
Um livro, no mínimo, instigante
a obra Vida — um Enigma, uma Jóia Preciosa, o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, comenta sobre a origem do homem, as teorias sobre a evolução da raça humana, a natureza e o desenvolvimento humano. É um livro que vale a pena ficar na cabeceira e ser lido e relido. Apresentamos alguns trechos relacionados ao tema geral do Caderno.
07/07/2007
• “As teorias evolucionistas mais correntes são concernentes ao segundo e terceiro estágios. O texto básico é, naturalmente, A Origem das Espécies, de Charles Darwin, no qual o autor declara: ‘A luz será lançada na origem do homem e sua história’. Embora permaneçam misteriosos os pontos relativos à evolução das criaturas viventes e do homem em particular, o livro de Darwin lançou as básicas linhas diretivas para todo o pensamento posterior nesse campo.” (Pág. 211.)
• “O naturalista francês Lamarck (1844-1829) deu ênfase às atividades independentes e espontâneas das coisas vivas. Sua idéia era a de que a evolução tem lugar quando os entes viventes tentam adaptar-se à sua circunvizinhança e, deliberadamente, passam às futuras gerações as características que adquiriram. Quando um novo meio exige mais qualidades, os seres vivos procuram desenvolve-las de toda maneira possível. A mudança nas espécies é, assim, o resultado da pressão de uma força interior para se adaptar. Dito isso um tanto dramaticamente, significa que os seres vivos têm controle sobre os seus próprios destinos. A mutação não é, inteiramente, um produto do acaso e, sim — de alguma forma — dirigida.” (Págs. 216-217.)
• “As funções dinâmicas da vida cósmica atingiram o ponto máximo com o aparecimento do homem. Adaptando e respondendo a uma enorme variedade de condições externas, essa força essencial canalizou a evolução em direção à forma humana. Isso quer dizer que cada ser humano tem uma comunicação profunda e intensa com a entidade infinita e eterna que constitui a essência da vida universal. O plano evolucionista básico da vida como um todo, e do homem em particular, deve manter a verdade através do macrocosmo, mesmo em planetas além do nosso poder de observação. Embora os sentimentos religiosos funcionem inseparavelmente de outras qualidades humanas, são o principal impulso causador do desenvolvimento da inteligência e da moralidade. É o impulso que causou o aparecimento do homem no mundo.” (Pág. 222.)
Compartilhar nas