Discurso do Presidente da SGI
BS
O triunfo da educação é o triunfo da humanidade
Discurso proferido na entrega do título de doutor honorário da Universidade College South, da Dinamarca, realizada na cerimônia de colação de grau da Universidade Soka e da Faculdade Feminina Soka no Auditório da Universidade Soka em Hatioji, Tóquio, em 21 de março. Esse título foi a 250o homenagem acadêmica recebida pelo líder da SGI e fundador das Escolas Soka. Uma delegação dessa universidade dinamarquesa dirigiu-se ao Japão especialmente para a entrega do título honorário, da qual fizeram parte o reitor Soren Vang Rasmussen; o Prof. Alexander Von Oettinger, chefe do Departamento de Desenvolvimento e Pesquisa Aplicada; e o Prof. Assistente Valentin Jensen. Também esteve presente, em nome do embaixador da Dinamarca no Japão, Franz-Michael Skjold Mellbin, o conselheiro Bent Lindblad, da Embaixada da Dinamarca em Tóquio.
25/07/2009
Tomonori Hasegawa está presente? Ele é um dos três representantes que receberam hoje a Medalha do Fundador. [Esse rapaz, que estava sentado na primeira fileira, levantou-se.] Parabéns por ter recebido a medalha!
Hasegawa é um aluno de primeira linha da Faculdade de Engenharia da Universidade Soka. Ele é extremamente bom em inglês e tem um amplo conhecimento geral. Tanto seus professores como também seus colegas estão confiantes de que ele vai longe, tornando-se pesquisador e realizando importantes contribuições para o mundo. [Dirigindo-se a Hasegawa] Por favor, esforce-se ao máximo! [O rapaz respondeu afirmativamente, manifestando sua gratidão.]
Eu recebia relatórios quase que diários sobre as atividades e as realizações dos integrantes desta turma que está se formando este ano. Ficava sabendo das notícias boas e também das ruins. Também recebia muitas cartas que os alunos me enviavam. Alguns faziam comentários diretos a respeito da atitude de seus professores. Os alunos são muito perspicazes. Peço a todo o corpo docente que corresponda aos elevados ideais das Escolas Soka.
Como fundador, estou sempre pensando na Universidade Soka e na Faculdade Feminina Soka e em empreender todos os passos necessários para que se tornem os melhores locais possíveis para o aprendizado. Sem um sério comprometimento e dedicação, não se pode construir algo realmente grandioso e também não há como alcançar o crescimento ou o desenvolvimento em nível internacional. Isso se aplica a todos os campos.
Superando a tristeza
Hasegawa foi criado pela mãe. Quando era adolescente, estudava muito e ao mesmo tempo cuidava de sua mãe, que era doente. Ela infelizmente faleceu dois anos atrás. Superando a tristeza, Hasegawa lutou, decidido a dar o melhor de si e a vencer, acalentando os pais em seu coração. Hoje ele está celebrando o dia de seu triunfo.
[Dirigindo-se a Hasegawa] Tenho certeza de que sua mãe ficaria contente. Parabéns!
Também soube que Hasegawa fará a pós-graduação, determinado a se tornar um grande estudioso que trará orgulho para sua alma mater e seu fundador e a criar um eterno registro de conquistas. Estou muito feliz em saber disso. Obrigado!
Estimando os pais
Gostaria de lembrá-los mais uma vez da importância de estimar os pais e de não lhes causar preocupações. Depois de tudo o que seus pais fizeram para criá-los e para possibilitar que vocês estudassem e se formassem nesta universidade, espero que vocês lhes sejam gratos e também os tratem bem. Não fazer isso seria uma atitude desumana. Os filhos jamais devem tratar os pais de uma forma arrogante e dominadora nem deixá-los se sentindo ansiosos. É claro que pais e filhos são de gerações diferentes e cresceram em mundos também diferentes, portanto, haverá ocasiões em que eles não se olham de frente, mas a forma sábia de agir é lidar com essas diferenças de uma maneira racional e ponderada e construir uma boa relação entre pai e filho, uma boa família e uma boa vida. A educação proporciona a sabedoria para isso. A educação deve embasar-se na sabedoria.
Vivam de forma a deixar seus pais orgulhosos. Vocês ficarão arrependidos se não agirem assim. Talvez vocês digam aos seus pais com raiva e aborrecimento que não pediram para nascer, mas o fato de terem vindo a este mundo é algo maravilhoso e vocês deveriam ficar profundamente gratos por isso.
Não importa como eles sejam, seus pais são seus pais. Espero que os pais presentes me desculpem por dizer isso, mas como pais vocês acham que seus filhos os importunam um pouco, no entanto percebem que eles na verdade os amam e se preocupam com vocês.
De qualquer forma, não há como enfatizar o bastante aos nossos formandos sobre a importância de ter gratidão e estima pelos pais. Essa é a verdadeira base da vida e da educação e é também uma base extremamente importante para o genuíno sucesso no mundo real. Se conseguirem compreender somente esse ponto, então não precisarei dizer mais nada hoje.
A qualidade de uma escola depende de bons professores
O grande educador dinamarquês N. F. S. Grundtvig (1783–1872) disse: “Os jovens são a única esperança viva que as pessoas podem ter”.1 Os estudantes e alunos Soka no Japão e em todo o mundo estão comemorando sua formatura, considerando-a como uma grande fonte de esperança para o futuro e para a contínua vitória da educação Soka. Todos vocês trabalharam com muito esforço. Estou muito contente por terem conseguido se formar.
Também gostaria de agradecer ao coro docente. A qualidade de uma escola depende de os professores serem bons ou indiferentes — ou de os professores estarem ou não genuinamente preocupados com o bem-estar de seus alunos. Os verdadeiros educadores amam e valorizam seus alunos; eles fazem tudo o que podem para ajudar seus alunos a se sobressaírem e a terem uma vida feliz e realizada. Tenho os mais altos elogios e gratidão por todos os professores envolvidos na educação Soka.
Permitam-me expressar minha gratidão aos estudantes internacionais que hoje estão se formando pela Universidade Soka e também aos alunos visitantes da Universidade Soka da América (SUA), os quais irão se formar no mês de maio. Obrigado e parabéns!
Grundtvig, pioneiro da educação para o povo, compôs um poema em tributo às mães. Diz um verso desse poema: “A voz de uma mãe é o manancial da alegria e do encorajamento”.2 A dívida de gratidão que temos para com nossos pais é mais profunda que o mar. A todos os formandos de hoje: Por favor, tornem-se pessoas verdadeiramente admiráveis — pessoas que vencem em meio aos desafios da vida e que deixam os pais se sentindo orgulhosos.
A educação nos une
Este ano marca o 65º aniversário de falecimento de Tsunessaburo Makiguti. O fundador da educação Soka morreu na prisão por causa de suas crenças, sendo também contra as exigências das autoridades militares do Japão na época da guerra. Não passa um único dia sem que eu pense no Sr. Makiguti e em seu sucessor e colega educador Jossei Toda, meu mestre. Todas as noites, eu lhes relato o que realizei durante o dia.
Por toda a vida, o Sr. Makiguti enfatizou a importância da educação. Ele também continuou a estudar até o fim. Todos sabem que ele estava lendo Kant na cela da prisão poucos dias antes de morrer. Essa era a disposição de nosso grande predecessor.
Tanto o Sr. Makiguti como o Sr. Toda acreditavam firmemente que a guerra era a fonte da infelicidade, ao passo que a educação fornece os meios para a felicidade; a guerra menospreza a vida e a educação por sua vez a enobrece e dignifica; a guerra divide a humanidade, ao passo que a educação nos une; e a guerra rouba o futuro dos jovens e a educação abre para eles ilimitados horizontes cheios de esperança. Com base nessa convicção, o Sr. Makiguti e o Sr. Toda aspiravam à criação de duradouras fortalezas da educação e de uma rede educacional que unisse os jovens do mundo inteiro. Eles estavam convictos de que a educação ajudaria a acabar com a guerra. Tinham a sólida convicção de que o triunfo da educação significaria o eterno triunfo para a humanidade. Foi com essa disposição que eles sonharam fundar a Universidade Soka.
Uma era de ouro para a
educação das pessoas
A honraria sem igual que recebi hoje da Universidade College South, uma instituição que tem realizado extraordinárias contribuições como uma ponte educacional entre países de toda a Europa, certamente traria imensa alegria ao Sr. Makiguti e ao Sr. Toda, uma vez que ambos sentiam grande consideração e admiração pela Dinamarca. Dedico todas as 250 homenagens acadêmicas que recebi até agora aos meus dois grandes mestres e predecessores, os quais considerarei eternamente com a mais alta estima, convicto de que não existe caminho mais magnífico do que pagar as dívidas de gratidão que tenho para com eles.
Desejo expressar humildemente minha mais profunda gratidão ao reitor Soren Vang Rasmussen, e também a todos os representantes da Universidade College South que estão presentes hoje. Nunca me esquecerei de sua generosidade.
Não há nada pior que a ingratidão. Eu tenho sempre me esforçado para demonstrar minha gratidão e retribuir a gentileza e o apoio que recebo das pessoas. E fiz o mesmo com meus pais.
Gostaria de agradecer também aos distintos convidados de vários campos da sociedade japonesa, que apesar de seus muitos compromissos nos agraciaram hoje com sua presença. Muito, muito obrigado.
Recordo-me de uma página inspiradora na história dinamarquesa. No ano de 1864, a Dinamarca foi arrastada para uma guerra que durou nove meses com a Prússia, enfrentando grande perigo nacional. Grundtvig estava com 81 anos nessa ocasião. Após o conflito, seus discípulos se dispuseram a concretizar seus ideais educacionais, enfrentando corajosamente a oposição de várias forças na sociedade. Por meio de seus esforços, eles posteriormente conseguiram abrir uma era de ouro para a educação das pessoas, concretizando o sonho de seu mestre em comunidades de toda a Dinamarca.
Um dos discípulos de Grundtvig, Ludvig Schroder (1836–1908), estava com vinte e poucos anos nessa época. Ao escrever sobre aquele período turbulento, ele diz: “A confusão faz nascer a criatividade, o que significa que estamos vivendo numa época de criatividade. (...) Esta é uma época em que realizamos coisas grandiosas”.3 Schroder, que fundou a Escola Popular Askov, lutou com forte determinação por suas crenças.
A história dinamarquesa está repleta desse corajoso e independente espírito criativo e o reitor Vang Rasmussen continua atualmente mantendo e transmitindo com orgulho a essência desse nobre espírito.
A história comprova tudo
De acordo com uma recente pesquisa de opinião pública, o povo da Dinamarca foi considerado como o mais feliz em todo o mundo. Esse país não apenas se orgulha de sua economia vigorosa e competitiva como também de uma forte rede de segurança social e de uma pequena diferença salarial entre seus cidadãos. A Dinamarca também está entre os países mais transparentes do mundo — em outras palavras, é a nação com menos corrupção. O espírito do povo dinamarquês, seu respeito pela dignidade da vida e sua crença na contribuição positiva para a sociedade são um brilhante exemplo para outras pessoas. A Dinamarca é uma nação-modelo que abriu caminho para a prosperidade e triunfou por meio da educação.
O filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard (1813–1855) escreveu: “Pois, na minha opinião, ser vitorioso não significa que eu triunfei mas, sim, que a ideia triunfa sobre mim, mesmo que isso também signifique que eu seja sacrificado”.4 Com essa mesma determinação, como uma pessoa engajada num movimento de transformação, enfrentei vários desafios significativos e venci todos eles. Valorizando os ideais que me foram confiados por meu mestre, fiz com que triunfassem no palco do mundo.
A história comprova tudo. Os mestres aspiram a ajudar seus discípulos a se sobressaírem e alcançarem coisas grandiosas. Quero que vocês saibam que sua vitória é minha vitória; esse é também um modo maravilhoso de retribuir aos seus pais por tudo o que eles têm feito por vocês.
Muitas pessoas que se formaram pela Universidade Soka e pela Faculdade Feminina Soka tornaram-se excelentes educadores. Mais de 5.400 graduados passaram nos difíceis exames para professores5 e alguns já são diretores de escola. Há também 190 graduados que são atualmente professores universitários. Vários são estudiosos de nível mundial em seu campo. Além disso, 172 graduados passaram no exame da ordem dos advogados, ao passo que 176 são contadores públicos peritos e 132 são contadores tributários. Os graduados Soka também atuam nos negócios e no governo, e de fato em todos os campos do empreendimento humano.
Em suas respectivas esferas, eles estão demonstrando amplamente sua força diante da adversidade e sua vigorosa capacidade de criar valor.
Espero que todos os alunos que estão se formando hoje também se tornem o tipo de pessoa que deixa nos outros uma impressão positiva. Tenham um coração que brilhe como uma joia. Vivam de forma a declarar com todo seu ser: “Eu venci!” Esses pontos devem ser suas prioridades; ser bem-sucedido na carreira e na sociedade é secundário.
Ter gratidão pelos pais é o fundamento da humanidade. Ter bons amigos, bons veteranos e bons novatos, e nunca se permitir ser enganado por pessoas desonestas ou inescrupulosas.
Um mundo sem armas
nucleares
Apesar de seus muitos compromissos nesta viagem, o reitor Vang Rasmussen e as pessoas que estão viajando com ele decidiram visitar Hiroshima [local da explosão da primeira bomba atômica]. Isso reflete seu nobre e profundo espírito.
Em minha proposta de paz de janeiro deste ano, pedi que o mais cedo possível fossem realizados diálogos entre os líderes dos Estados Unidos e da Rússia com relação à redução de armamentos nucleares. Fico feliz em ver que os jovens presidentes dessas duas nações, ambos ainda com seus 40 anos, estão planejando um encontro para o início de abril.
Com a finalidade de dar um impulso maior à crescente onda em prol da paz, gostaria de recomendar o estabelecimento de um novo organismo internacional — um painel intergovernamental que unisse cientistas e outros especialistas de nações do mundo inteiro e servisse como uma força direcionadora para a eliminação das armas nucleares. Uma organização semelhante, o Painel Intergovernamental de Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês), muito tem feito para aumentar a conscientização internacional sobre o aquecimento global. Agora é o momento de construir uma nova rede para concretizar o objetivo de criar um mundo sem armas nucleares e de unir as vozes dos amantes da paz num âmbito muito maior, incluindo os jovens que herdarão o futuro.
Grundtvig pediu que as pessoas criassem com todo vigor um alegre ambiente de esperança e otimismo onde quer que estivessem por meio do poder da educação e do diálogo. Espero que todos os nossos admiráveis formandos presentes hoje se tornem pessoas que irradiam uma rica humanidade tal como o caloroso raio de sol da primavera onde quer que estiverem e que se tornem tenazes vitoriosos possuidores de forte convicção. Estou orando e aguardando por isso. Vocês prometem se tornarem pessoas assim?
Por favor, sejam vitoriosos! Aqueles que conquistam a felicidade são vitoriosos. Vocês não devem se permitir ser derrotados.
Repetindo, sejam bons para seus pais. Espero que de vez em quando vocês digam algumas palavras amáveis, tais como: “Estou sempre pensando em sua saúde, mãe. Não se preocupe com a minha”. Quando vocês são gentis e atenciosos, tornam sua vida familiar muito mais agradável. É claro que seus pais saberão se vocês realmente estão sendo sinceros, portanto, não tentem enganá-los! [Risos.]
De qualquer forma, enquanto eu viver continuarei a orar pela saúde, sucesso e vitória de todos vocês que estão se formando hoje.
Sem ser derrotados
pela adversidade
Gostaria de encerrar citando uma passagem de um conto de Hans Christian Andersen (1805–1875), o famoso escritor e contista dinamarquês do qual gosto tanto: “Per aspera ad astra [Pela adversidade até as estrelas]. A adversidade purifica”.6 É verdade. Eu venci grandes adversidades na vida. Minha juventude foi muito difícil.
Durante a Segunda Guerra Mundial, meus quatro irmãos mais velhos foram convocados e enviados para a China e outros locais para a batalha. Meu irmão mais velho morreu em Burma (atual Mianmá). Uma vez ele retornou para casa de licença depois de ter lutado na China e depois retornou para a batalha novamente. Os outros três foram também despachados pelo exército para várias regiões. Minha mãe, que já era de baixa estatura, parecia encolher um pouco mais a cada vez que um de seus filhos a deixava. Mas, naquela época, as mães cujos filhos eram enviados para a guerra eram elogiadas como “mães militares”. Minha mãe demonstrava um aspecto corajoso para dar uma alegre despedida para meus irmãos. Os vizinhos vinham e nos parabenizavam por termos outra oportunidade de servir ao esforço de guerra. Mas, quando ficava sozinha, minha mãe chorava.
Nossa ótima casa foi confiscada pelo governo e demolida para fazer um corta-fogo, e assim tivemos de construir um abrigo temporário em outro local. Mas, logo depois de pronto, ele foi incendiado num bombardeio aéreo. A guerra acabou no dia 15 de agosto de 1945. Eu estava com 17 anos de idade. Estava sofrendo de tuberculose. Com o final da guerra, o Japão mudou da noite para o dia. Tudo o que nos haviam ensinado a acreditar havia sido descartado.
Viam-se muitos soldados japoneses que haviam ficado aquartelados no Japão carregando pesados fardos e voltando para a família ou para seus locais de origem. Mas meus irmãos haviam ido para o exterior; demorou bastante tempo até que eles retornassem para casa. E, quando enfim chegaram, estavam em condições terríveis.
Nunca me esquecerei do ódio que sentia da guerra e dos líderes que a haviam causado. Tudo fora sacrificado pela guerra. É por isso que sou totalmente contra a guerra.
Soube que há uma estátua do poeta e dramaturgo dinamarquês Adam Gottlob Oehlenschläger (1779–1850) no belo campus da Universidade College South. Uma das obras desse poeta contém os seguintes versos: “A coragem nunca morre / a Dinamarca viverá eternamente”.7 Vamos vencer também em nossa vida, determinados a jamais ser derrotados. Deem o melhor de si!
Oro sinceramente pelo eterno desenvolvimento e prosperidade da Universidade College South e da Dinamarca. Encerro meu discurso de hoje afirmando que a coragem Soka também é invencível.
Obrigado! Tusinde tak! (“Mil obrigados!”, em dinamarquês).
Parabéns a todos os formandos!
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