marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Reflexão Sobre o Gosho do Mês

Como solucionar todos os problemas da vida

download do ícone
ícone de compartilhamento

08/08/2009

Como solucionar todos os  problemas da vida
Estimados leitores do BS, sou estreante nesta coluna e gostaria de, junto com todos vocês, fazer uma reflexão conforme diz o título da coluna, acerca do trecho do famoso escrito “O inverno nunca falha em se tornar primavera” ou “Carta a Myoiti-ama”.

Antes, gostaria de ressaltar o quão maravilhoso é o conteúdo, não só desse trecho que nos remete a uma infinita esperança e a uma absoluta certeza da chegada da primavera em nossa vida, como de todos os escritos do Buda Nitiren Daishonin, conforme destaca o presidente da SGI, Daisaku Ikeda, em um de seus discursos: “Certa vez, o Sr Toda disse a um membro da Divisão Feminina de Jovens: ‘Você deve ler mais o Gosho (escrito de Nitiren Daishonin). Tudo de que você precisa está escrito lá’. Não há perda maior do que deixar de ler o Gosho, pois as respostas para a solução de todos os mais difíceis problemas na vida e na sociedade encontram-se no Gosho. Os escritos de Daishonin possuem uma benevolência tão infinita quanto as profundezas do oceano”. (Brasil Seikyo, edição no 1.767, 16 de outubro de 2004, pág. A3.) Não é extraordinário?

Todas as respostas para a solução de todos os mais difíceis problemas estão lá nos escritos de Nitiren Daishonin, diz o presidente Ikeda. Resta-nos aprender como extraí-las para a solução dos nossos problemas. Mas como devemos fazê-lo? Não há outra forma senão devotarmo-nos com seriedade à prática da fé, ou seja, realizar o Gongyo (prática assídua) e recitar o Nam-myoho-rengue-kyo, ao mesmo tempo em que nos dedicamos às atividades em prol do Kossen-rufu. Essas ações nos proporcionarão a obtenção de um estado de vida elevado que nos permitirá enxergar com clareza a “oportunidade” para crescermos, tornarmo-nos mais fortes (diante dos problemas) e tirar proveito delas e não sucumbir diante das circunstâncias. Digo isso porque, como todos vocês, leitores do BS, também enfrentei, desde o início da minha conversão ao Budismo Nitiren, inúmeras dificuldades, tais como doença (tuberculose, epilepsia), desarmonia familiar, pobreza, timidez, insegurança, baixa auto-estima, que me proporcionaram um “inverno” longo em minha vida. Mas como tive bons veteranos e um Mestre insuperável a quem sempre recorri, além dos escritos, quando encontrava impasses, superava e vencia. Venci com base na persistente prática budista e nas atividades em prol do Kossen-rufu e procuro compartilhar todos os dias a minha “primavera” com outras pessoas que ainda não conhecem a existência desse caminho.

Num diálogo com os coordenadores de estudo do budismo da Soka Gakkai publicado no BS, o presidente Ikeda tocou em pontos que elucidam bem como manifestar a primavera em nossa vida: “Realidade é realidade, e teoria é teoria. Vida é realidade. O foco do budismo encontra-se aqui e agora. Nós praticamos a fé para vencer agora”. (Brasil Seikyo, edição no 1.560, 17 de maio de 2000, pág. A3.)

E continua: “Alguns podem pensar que seja uma frivolidade sobre receber ‘benefícios na vida presente’, mas creio que uma religião que não consegue transformar a vida das pessoas não tem força. A Lei Mística existe para desfrutarmos ‘paz e segurança na presente existência’ e ‘boas circunstâncias nas futuras existências’. (cf. LS5, 99.) Criar valor na vida diária é a essência do Sutra de Lotus”. (Ibidem.)

Hélio Akira China, Responsável da Subcoordenadoria Sudeste, CCSP

Compartilhar nas