Ensaio
BS
A causalidade para a vitória na vida
“Se deseja saber que causas foram feitas no passado, observe os resultados que se manifestam no presente. E se deseja saber que resultados serão manifestados no futuro, observe as causas que estão sendo feitas no presente.” Extraído de “Abertura dos Olhos” (Os Escritos de Nitiren Daishonin, vol. 4 [END-4], pág. 197.)
21/11/2009
É nas situações mais difíceis que conseguimos realizar as mais nobres conquistas e acumular a maior boa sorte. Todos vocês estão se empenhando muito pelo Kossen-rufu, por isso não há como os budas e bodhisattvas das três existências e das dez direções, e também todas as divindades celestiais e forças positivas do Universo não virem ajudar a vocês e seus familiares. Eu e minha esposa também estamos orando com toda seriedade para que vocês sejam protegidos e que triunfem com base no princípio de que a fé se manifesta na vida diária. O Sr. Toda incentivou-nos a viver com uma convicção inabalável. Vamos fazer exatamente isso!
O Budismo da Verdadeira Causa
O Sr. Toda sempre dizia: “Se as pessoas viverem preocupadas apenas com o que está acontecendo com elas agora, enfocando unicamente os efeitos presentes das causas passadas, a humanidade nunca crescerá e tampouco irá se desenvolver. Praticar o Budismo da Verdadeira Causa significa ter em mente que cada instante de nossa vida é uma causa para o futuro; significa ter a firme determinação de tornar cada instante uma causa para o dia de amanhã”. Ele disse ainda: “Recitar o Nam-myoho-rengue-kyo é o caminho para transformar nosso carma para melhor. Por meio da oração, conseguimos passar uma borracha nas causas e nos efeitos do passado e revelar nossa verdadeira identidade como pessoas comuns iluminadas desde o tempo sem começo”.
Não importando o que tenha acontecido no passado nem o que está ocorrendo até agora, nós podemos fazer uma nova causa no presente — uma verdadeira causa embasada na Lei Mística, que é a causa mais forte de todas — e redirecionar o curso atual de nossa vida. Nossa fé nos dá o poder de continuar a avançar vitoriosamente por um futuro radiante.
O filósofo americano Ralph Waldo Emerson (1803–1882) observou que todas as pessoas bem-sucedidas concordavam em um ponto — isto é, a lei da causalidade.1 Ele disse também que nós devemos valorizar cada momento.2s
Quando conheci o Dr. Lawrence J. Lau, vice-chanceler da Universidade Chinesa de Hong Kong e famoso economista, conversamos sobre “a auto-realização das expectativas” — em outras palavras, a ideia de que as atuais expectativas da pessoa refletem-se em fenômenos econômicos no futuro. Desenvolver uma atitude positiva e com perspectivas no futuro pode ter também um efeito positivo na economia. Esta é uma das formas pelas quais a causa e o efeito operam na sociedade.
Uma vida sem arrependimentos
Passaram 62 anos desde meu primeiro encontro com meu mestre. O Sr. Toda disse-me: “Por favor, continuem se esforçando junto comigo para verem de que forma os resultados de nossa prática serão manifestados no futuro”. Hoje desfruto a mais excelente saúde, construí amizades com líderes do mundo todo e estou avançando junto com mais de dez milhões de membros do mundo inteiro. As muitas homenagens e medalhas que recebi de instituições de todo o mundo são todas o esplêndido resultado da corrente de causa e efeito iniciada a partir do momento em que conheci o Sr. Toda. Elas são a recompensa por eu ter servido a um mestre e líder do Kossen-rufu tão grandioso. Sempre dedico essas honrarias ao Sr. Makiguti e ao Sr. Toda com sincera gratidão. E as aceito orando sinceramente para que a boa sorte e os benefícios que elas representam sejam transmitidos a todos os nossos membros e aos seus descendentes.
No momento em que o sol do compromisso compartilhado entre mestre e discípulo surge em nosso coração, começa uma grande transformação. Não há nenhum carma que não consigamos superar, nenhuma batalha que não sejamos capazes de vencer.
A relação de mestre e discípulo é, para todos os objetivos práticos, um componente indispensável na causalidade para alcançar a transformação fundamental do estado de vida conforme ensinado no budismo. A causalidade da Lei Mística, num certo sentido, é a causalidade de mestre e discípulo. O discípulo incorpora a causa e o mestre, o efeito. Na verdade, a consciência interior, ou o senso de responsabilidade do discípulo, é a causa que coloca tudo em movimento.
Em “Abertura dos Olhos”, ao detalhar sua vitória como devoto do Sutra de Lótus, Daishonin procura estimular seus discípulos a se levantarem firmemente. A vitória do discípulo é a vitória do mestre. A vitória do mestre é a vitória do discípulo. Este é um dos mais profundos princípios do budismo e representa também a essência da unicidade de mestre e discípulo.
No final de 1957, quando foi concretizado o objetivo do Sr. Toda de converter 750 mil famílias, compus este poema expressando minha determinação como seu leal discípulo de continuar crescendo e me desenvolvendo no futuro:
Em meio à desolação
do inverno
Aparecem os botões
da primavera —
A simultaneidade
de causa e efeito.
O mestre é a base espiritual, ou a terra, uma fonte de sustento espiritual. Nessa terra, o discípulo faz com que as flores da vitória desabrochem eternamente.
Portanto, meus jovens amigos, não sejam derrotados! Vençam agora, visando ao futuro! Viver a juventude com base na causalidade de mestre e discípulo, a causalidade para a vitória, é o grande e nobre caminho para uma vida sem arrependimentos.
Meus maravilhosos companheiros, vamos novamente nos esforçar intrepidamente e triunfar de forma brilhante em todos os nossos empreendimentos deste ano.
Compartilhar nas