marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

A construção de uma grandiosa história de oitenta anos

download do ícone
ícone de compartilhamento

21/11/2009

A construção de uma grandiosa história de oitenta anos
A Soka Gakkai, fundada no Japão em 18 de novembro de 1930, completará 80 anos no próximo ano. Com a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, todo o desenvolvimento conquistado por Tsunessaburo Makiguti e Jossei Toda se transformou em cinzas. Em 1945, Jossei Toda começou a reconstruí-la, reorganizando seus negócios e reunindo novamente seus integrantes. Em 1951, ao assumir a presidência da Soka Gakkai, Toda lançou a meta do aumento de 750 mil famílias.

Em 1947, Toda conheceu o jovem Daisaku Ikeda numa reunião de palestra. O jovem Ikeda tornou-se mais tarde a força motriz da concretização de 750 mil famílias, cujo feito tornou-se a base da expansão da Soka Gakkai para o mundo inteiro.

Aos 22 anos (1950), Ikeda foi nomeado responsável pela DMJ de bloco no Distrito Tsurumi. Seu empenho, percorrendo casa por casa para incentivar os membros criou um novo impulso na conversão de novas famílias.

Em 4 de novembro de 1951, por ocasião da 6a Convenção da Divisão Masculina de Jovens, Ikeda impressionou os participantes ao apresentar sua decisão representando os líderes de bloco. Nessa época, ele atuava no Distrito Sendai onde criou um novo impulso na propagação do budismo nessa região, apesar de ficar aproximadamente a 200 quilômetros de Tóquio.

A histórica marca de 201 conversões

No início de 1952, Ikeda tornou-se assessor do Distrito Kamata, em Tóquio, e logo lançou a meta de duzentas conversões, concretizando-a em fevereiro. A histórica marca de 201 conversões num único mês proporcionou a convicção de que era possível alcançar a meta lançada por Toda.

Aos 25 anos, ele assumiu a liderança da primeira subdivisão da DMJ composta de 337 rapazes. Em menos de um ano, ele triplicou esse número. Ao mesmo tempo, atuou como responsável do Distrito Bunkyo (Tóquio) por não haver líder da Divisão Sênior nesse cargo e também para quebrar a passividade que imperava nessa organização. Cinco meses depois, o Distrito Bunkyo alcançou a conversão de 270 famílias, ascendendo-o a categoria de um dos melhores distritos.

Em 1954, Toda criou o cargo de secretário de planejamento da Divisão dos Jovens e nomeou o jovem Ikeda com o intuito de colocá-lo na liderança global da Soka Gakkai.

No verão de 1955, Ikeda liderou um grupo de 11 pessoas para promover a campanha de conversão na cidade de Sapporo, na Província de Hokkaido, onde havia apenas um bloco. Em apenas dez dias, o resultado alcançado foi de 388 conversões.

Na liderança de 11.111 conversões em um mês

A sua paixão em expandir os laços de felicidade por todo o Japão era impressionante. Em 1956, Daisaku Ikeda assumiu a liderança do Distrito Osaka com apenas 28 anos, onde registrou o histórico resultado de 11.111 conversões num único mês. Paralelamente, ele apoiou as atividades na região de Yamaguti durante três meses e expandiu a organização local em dez vezes, que passou de 400 para 4 mil famílias.

O segredo de sua liderança estava na sua iniciativa de aproveitar todo tempo livre para recitar Daimoku, visitar os companheiros e incentivar pessoalmente o maior número de pessoas. Sua paixão de plantar a semente da felicidade e desejar o desenvolvimento de cada amigo e companheiro, era o que movia o sentimento de todos na dedicação em prol do Kossen-rufu.

Por essa luta desenvolvida durante a juventude, o jovem Daisaku Ikeda concretizou a meta de 750 mil famílias de seu mestre Jossei Toda.

O presidente Ikeda, que lidera atualmente o movimento de direcionar a humanidade para a tão almejada paz, foi quem criou, com a sua luta pessoal, o espírito que norteia os integrantes da Soka Gakkai, especialmente os da Divisão dos Jovens, que estão atuando sem medir esforços no sentido de herdar dignamente os ideais traçados por ele e de assumir toda a responsabilidade pelo futuro do Kossen-rufu.

Compartilhar nas