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Budismo na Vida Diária

A tríplice transformação da terra (2)

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21/11/2009

A tríplice transformação da terra (2)
Após a transformação tríplice, Sakyamuni inicia a Cerimônia no Ar, declarando: “Quem é capaz de pregar abertamente o Sutra de Lótus da Lei Maravilhosa neste mundo saha? Agora é o momento de fazer isso”. (LS11, pág. 176.)

Em essência, podemos dizer que a “transformação tríplice da terra” é um drama grandioso de mestre e discípulos numa escala universal, em que incontáveis discípulos se reúnem com seu mestre e estabelecem o grandioso juramento de concretizar o Kossen-rufu, ou a ampla propagação da Lei, no futuro bem longínquo.

No Budismo Nitiren, a relação entre mestre e discípulo é o ponto de partida para tudo e a fonte da vitória. O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, é uma prova disso. Seu mestre Jossei Toda sempre o enviava para diferentes locais para hastear a bandeira do Kossen-rufu. Ele orava para impregnar esses locais com a Lei Mística e lutava com a disposição de transformar o carma ou o destino daquele lugar específico — o espírito da “tríplice transformação da terra”. Como resultado, concretizou todos os objetivos e sonhos de Toda.

Da mesma forma, uma onda de genuínos sucessores comprometidos com o ideal do Kossen-rufu, principalmente jovens, tem surgido em sucessão nos 192 países e territórios na qual a SGI está inserida.

O Kossen-rufu requer contínuo esforço e indomável determinação. O fato de o Buda Sakyamuni purificar ou transformar a terra num processo de três fases, sem intervalos, nos ensina que uma grande mudança somente pode ser realizada com esse espírito.

Segundo o Grande Mestre Tient’ai da China, essa purificação envolve três estágios: a transformação gradativa da “Terra da Transição” para a “Terra da Verdadeira Recompensa”, e desta para a “Terra da Luz Eternamente Tranquila”. Na “Terra da Transição” vivem principalmente os praticantes dos dois veículos — ou seja, os ouvintes e os que despertaram para a causa, ou pessoas de Erudição e Absorção; a “Terra da Verdadeira Recompensa” é habitada por bodhisattvas e a “Terra da Luz Eternamente Tranquila” é o local onde vivem os budas.

Tient’ai também interpretou a tríplice transformação como correspondente à erradicação das três categorias de ilusões, que são respectivamente as “ilusões do pensamento e do desejo”, as “ilusões que são tão incontáveis quanto às partículas de poeira e de areia” e as “ilusões a respeito da verdadeira natureza da existência”. Ele as considerava como um símbolo do triunfo sobre essas ilusões e como a manifestação do estado de Buda.

No momento em que decidimos transformar o ambiente em que vivemos, nossa vida passa por uma mudança extraordinária. Isso porque quando fazemos a profunda e inabalável determinação de iniciar esse empreendimento, de imediato dominamos as três categorias de ilusões. Com isso, nosso ambiente, ou a terra, também muda sem falta.

A “tríplice transformação da terra” representa essencialmente o desafio de realizar a revolução humana para quebrar a pequena concha do eu menor, ou seja, recitar vigorosamente o Nam-myoho-rengue-kyo e, com toda coragem, começar a se empenhar em prol do Kossen-rufu com a mesma disposição do Mestre.

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