Mundo
BS
2010 ONU priorizará a biodiversidade
28/11/2009
No mundo não é possível saber exatamente a quantidade de espécies vegetais e animais existentes. Algumas estimativas julgam ser entre 10 e 50 milhões, porém dessas, apenas 1,5 milhões de espécies foram classificadas e possuem um nome.
No Brasil, a biodiversidade é transbordante e o país é considerado um local de “megadiversidade”, sendo que 20% das espécies conhecidas no mundo estão em solo brasileiro. Além, do potencial terapêutico das plantas da Amazônia.
Brasileiros são campeões na emissão de CO2
Cada brasileiro é responsável pela emissão de dez toneladas de gás carbônico (CO2) por ano, em média. O número é duas vezes maior do que a média mundial. Os dados são da Rede-Clima, ligada ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A meta é de que a média mundial de emissão de CO2 seja de 1,2 tonelada por ano até 2050, para que a temperatura global não aumente 2 graus Celsius (°C). “Ela já subiu 0,8°C nos últimos 100 anos. Falta 1,2°C. Já chegamos muito próximo do limite”, disse Carlos Nobre um dos coordenadores da Rede-Clima.
A meta brasileira de redução de gases é de 36,1% a 38,9%, até 2020. Na avaliação do diretor executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Augusto Coelho Fernandes, a estratégia brasileira para reduzir a emissão de gases de efeito estufa deve partir de dois pontos básicos: do uso de uma matriz energética limpa e da redução do desmatamento, principal fonte de emissão de CO2 no país.
Compartilhar nas