Vida em Família
BS
A difícil e gratificante arte de viver em grupo
Viver em sociedade não significa que estamos preparados para uma vida em grupo. Muito pelo contrário, necessitamos de uma reflexão sobre os fundamentos dos valores humanos propostos pela sociedade. Isso envolve a vitória na saúde social.
05/12/2009
Exercite seu eu
“Viver em sociedade depende fundamentalmente de ações individuais que enfatizem aspectos humanitários, de tolerância de integração, pois não somos separados do outro. Só vivemos em sociedade quando enxergamos o outro. Dessa forma, quando julgo que tudo é banalidade ou carma e culpo a sociedade, transfiro minha responsabilidade, não mudo minhas atitudes, não construo uma sociedade igualitária. Não existe uma técnica para agir socialmente, mas como budistas devemos exercitar nosso eu. Com a prática budista, adquirimos a consciência que tudo o que acontece em nossa vida é culpa nossa e não do outro. Assim, começamos a agir não só pelo nosso bem mas pelo dos outros. Propagando o budismo, por exemplo, estamos nos socializando, pois há uma interação com o outro. É nesse ponto que mostramos os reais valores de um ser humano comprometido com si próprio, fazendo a diferença na sociedade.”
Dicas para uma excelente Saúde Social
MEXA-SE E INTERAJA
Participe com frequência das atividades da BSGI. Reuniões de palestra, diálogos, encontros, visitas familiares, apresentações artísticas. Isso melhora sua capacidade de interagir e fortalece sua saúde social.
Pense no outro
Um olhar equivocado leva a uma ação equivocada. Reflita antes de agir. Analise a ação do outro. Que dificuldade ele enfrenta? Verifique como compreendê-lo. Exercitar a tolerância é fundamental.
Envolva-se mais
Engaje-se em algo na sociedade. Conheça seus direitos, deveres e benefícios como cidadão. Elenque esses pontos para a construção de uma vida digna e uma sociedade mais justa.
Chakubuku é altruísmo
Promover o Chakubuku é uma das mais gratificantes e empolgantes ações em prol das pessoas. Muitos dos que estão à sua volta estão sedentos para conhecer uma filosofia nova e revigorante como o Budismo Nitiren.
Compartilhar nas